domingo, 18 de outubro de 2009

KARITA MATTILA

Hoje, conversando com meus tios que adoro e de quem sinto muita falta, pelo carinho, cuidado que têm comigo e, também, pela imensa cultura que eles têm, soube de uma cantora clássica finlandesa que é sucesso absoluto nos concertos de música clássica na Europa e Estados Unidos e está entre as 20 melhores sopranos do século XX e uma das mais bem pagas. Seu nome, Karina Matilla. Eles haviam me indicado para procurar no youtube uma determinada apresentação dela pela impecabilidade na voz. Não encontrei. Mas, encontrei a Bachianas Brasileira no. 5, uma composição de Heitor Villa-Lobos (brasileiro, para quem não sabe) que eu simplesmente adoro e sempre que a ouço me emociona às lágrimas de tão bonita e profundamente comovente melodia. E essa versão da Bachianas está interpretada pela belíssima (agora posso dizer) voz, soprano, dessa cantora finlandesa de música clássica. Aqui está ela, em homenagem aos meus tios:


Letra: 
Tarde, uma nuvem rósea, lenta e tranparente sobre o espaço.
Sonhadora e bela surge no infinito a lua docemente,
enfeitando a tarde qual meiga donzela que se apressa,
linda, sonhadoramente em anseios d'alma para ficar bela.
Grita ao céu e a terra toda a natureza,
cala a passarada aos seus tristes queixumes
e reflete no mar toda a sua riqueza.
Suave a luz da lua desperta agora a cruel saudade que ri e chora!
Tarde uma nuvem rósea lenta e transparente sobre o espaço, sonhadora e bela.
Letra: Manuel Bandeira

E aqui está, o vídeo carinhosamente enviado por eles - meus tios -, da apaixonante apresentação de Karita Mattila com Thomas Hamson, The Merry Widow de Franz Lehár, realizada no Met Opera (The Metropolitan Opera) em Nova Iorque, durante a Volpe Gala em 2006.


3 comentários:

  1. Que voz linda!!!
    Realmente um achado.
    Yasmine Nousiainen

    ResponderExcluir
  2. Tito Verdi di Pietro - tito.pietro@terra.com.br disse: Belíssima a interpretação da Karita da Bachianas Brasileiras no. 5. Sou fã de carteirinha da Karita. Muito difícil nesta peça é a última nota, muito aguda, o ataque tem que ser imediato, sem portamente e ainda mais com a boca chiusa/boca fechada.Confiram um senão desta gravação: exatamente aos 5 minutos e 23 segundos um dos violoncelos toca uma nota totalmente estranha, fora de tom, quase imperceptível; comparem este detalhe com a gravação da mesma peça pela Bidu Sayão.

    ResponderExcluir
  3. Além de ser linda, Karita Mattila é incomparável na interpretação. O comentário de Tito Verdi di Pietro é perfeito e demonstra seu conhecimento profundo de música, sensibilidade e bom gosto.
    Ignez Olivieri

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...