quarta-feira, 14 de julho de 2010

MEUS APONTAMENTOS DE FINLANDÊS

Olá pessoal interessado na aprendizagem desta língua...vamos combinar...não lá muito fácil: o finlandês. Venho organizando em uma pasta do excel as informações mais importantes da gramática finlandesa e exercícios. Uso o excel porque fica mais fácil de organizar em tabelas, como também ocultar e reexibir células/colunas para estudar.

Como comentei antes, é meu desejo compartilhar esse trabalho e só eu sei que não é nada fácil estar colocando tantas informações em um mesmo lugar de modo organizado e de fácil consulta para facilitar o estudo. E, por isso mesmo, sou a favor de compartilhar o que produzimos. Comecei esse movimento com minhas monografias que estão na internet para quem quiser usar como referência. Ainda prefiro acreditar na honestidade e boa vontade da maioria das pessoas. Quem não fizer bom uso delas, terá que arcar com as consequências mais cedo ou mais tarde.

Vou estar sempre de tempos em tempos atualizando a planilha, então é bom darem checadas na atualização do arquivo. Já tem muitas informações importantes, principalmente para quem está começando. E aviso que pode ter erros, claro. Embora eu tenha cuidado, não sou infalível. Se alguém perceber algum erro, por favor, também compartilhe comigo para que todos possam se beneficiar, ok?

Assuntos que já estão na planilha:
Mini-dicionário (finlandês/português)
Números
Adjetivos
Perguntas e respostas mais comuns
Partitiivi
Verbos no presente
Astevaihtelu (k, p, t)
Mihin, Missä, Mistä
Preposições
Advérbios
Declinações (uma planilha com mais de 250 palavras e suas principais declinações do finlandês - palavras mais difíceis de declinar)

Façam bom uso!
Ficarei grata se me derem retorno. E quem tiver dúvidas, se quiser, posso tirar pelo msn.

O endereço para baixar a pasta do Excel: Meus apontamentos de finlandês
Excel - Office 2007



Excel - Office 97-2003




Não sei se acontece com todos vocês, mas às vezes quando se faz o download desse arquivo o Windows cria uma "underline" ( _ ) antes do nome do arquivo e depois da extensão. Se isto acontecer tire a underline depois da extensão do nome do arquivo para conseguir abrir.

Exemplo:

Nome do arquivo:
Meus apontamentos de Finlandês - Office 2007.xlsx

Nome do arquivo após download:
_Meus apontamentos de Finlandês - Office 2007.xlsx_

Retire a underline do final da extensão "xlsx_":
_Meus apontamentos de Finlandês - Office 2007.xlsx

Pronto! Já pode abrir o arquivo.

PS: Estou fazendo revisão nos dados. Encontrei alguns pequenos erros. Quando terminar coloco a versão mais atualizada.

9 comentários:

  1. Olá Irene! Tudo bom?
    quero agradecer por compartilhar seus conhecimentos com todos que lêem seu blog... com toda certeza será de grande ajuda p/ mim e para outras pessoas.
    Obrigada! ;=)

    ResponderExcluir
  2. Por nada Sintiane!
    Quando eu terminar o de exercícios (que é muuuuuuita coisa), compartilho também.
    Bjus e boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Oi Irene...admirável sua iniciativa. Eu comecei fazendo uma lista dos verbos por tipos (1,2,3,4,5) e conjugando todos, mas ainda não consegui terminar, mas assim que terminar posso partilhar tb. Então, tentei baixar sua planilha mas acho que o meu excel é uma versão mais antiga e não consegui abrir :-( Vc conseguiria salvar numa versão mais antiga e enviar para meu e-mail, se não for pedir demais... por favor!!! :-) sandrakautto@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Realmente Sandra...uso o Office 2007.
    Vou salvar na versão anterior e substituo o daqui.
    Obrigada! ;)
    Nessa lista tem mais de 200 verbos, não todos conjugados ainda. Falta-me tempo para ir completando. Com paciência chegamos lá. Made-me depois sua lista que integro os que não tiver na minha. Valeu!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá Irene, baixei sua planilha, muito obrigada, mas uma grande força para os meus estudos!!

    ResponderExcluir
  6. UAU!!! Estou superrrr impressionada!! Vc fez um trabalho INCRIVEL!!!! Parabéns mesmo!!! Está excelente...estou olhando pouco a pouco. Obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Valeu Sandra! Obrigada!
    Não está finalizado. Aliás, acho que, em se tratando de finlandês, talvez nunca finalize...rsrsrsrsrs
    Bjs

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...