domingo, 11 de outubro de 2009

FRUTAS BRASILEIRAS NA FINLÂNDIA

Alimentação para uma brasileira que ainda não entende nada de finlandês...tá bom, quase nada!... morando na Finlândia é um problema. Quando vou ao supermercado pareço uma analfabeta. Como não sei ler em finalndês vou mais pela cara do produto e tentando adivinhar o que está escrito nos rótulos ou achar algo que seja compreensível na minha distante língua portuguesa.

Aprendizado é processo e precisa de tempo. Assim, como não como carne de porco não compro nada que tenha escrito sian ou porsa ou algo parecido. Somente me sinto segura de comprar carne que tenha escrito naudan. Como prefiro peixe, para mim fica mais fácil, porque a cara do peixe é única, inconfundível. E como salmão muito. Adoro salmão. Falta o feijão que pode ser encontrado nas casas de produtos alimentícios árabes ou indianos, mas não quis arriscar ainda. Ainda estou muito presa à lembrança do meu velho e saborosíssimo feijão carioquinha bem fresquinho, cozido com folha de louro. Ai que me deu água na boca!


Frutas...banana é fácil de encontrar e tem o mesmo sabor brasileiro. Limão que tenho comprado é brasileiro....uma delícia! Melhor que o limão vendido no próprio Brasil. São grandes, suculentos e sem sementes. Com um limão apenas faço um copo grande de limonada delicioso. Maçã, depende do país de origem. Particularmente, prefiro as de origem francesa, pelo sabor mais parecido com a brasileira. Laranjas são diferentes, arrisquei comprar uma lá mas não gostei muito. Melancia tem uma cara linda mas o gosto é terrível meio amargo. Estou me safando com ameixas, bananas e maçãs. Resolvi que vou provar de todas as frutas oferecidas no supermercado, assim, compro uma unidade de cada vez de um produto para experimentar e não jogar meu dinheiro fora, é claro.

A aparência das mangas é bonita mas o gosto não chega nem no pensamento da imaginação da real manga nordestina brasileira. Ainda não arrisquei com melão.

Estas fotos são de frutas brasileiras que encontrei no supermercado. Para quem não sabe, Brasil em finlandês é Brasilia (não confundir com a cidade de Brasília). Clique nas fotos para ampliar e poder ler as etiquetas.



As verduras e legumes vendidos na Kaupatori (Praça do Mercado):

3 comentários:

  1. Eu acho que as laranjas aqui também são de dois tipos, mesmo que não tenha nenhum nome que as separasse... outros são mais "secas" (mais fácil de comer e de pelar) e outras talvez tenham bom sabor, mas perco a paciência com elas... Só não sei comparar com as laranjas no Brasil, aí nem me lembro de ter comido laranjas. Aí tem tanta fruta que gosto mais...

    ResponderExcluir
  2. Pois eh Teea...ainda não consegui entender o que eh laranja aqui. heheheheheh Mas chego lá!

    ResponderExcluir
  3. Oi.eu já provei os meloes o melhor é o pieli de sapo..Pode comprar.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...