quinta-feira, 29 de abril de 2010

PRIMAVERA EM HELSINKI

Ando meio frustrada...a primavera aqui é diferente do que aprendemos em geografia no Brasil: estação das flores. E um bocado frustrada porque amo flores, suas formas, coloridos, cheiros, caprichos e exoticidades da natureza. Flores por aqui em abril somente nas lojas. Nem as folhas das árvores se deram ao trabalho de aparecer ainda, muito embora seus brotos já dêem sinal de vida. Há dias nublados de chuva. Há dias de um belíssimo céu azul com sol. E todos os dias é bom andar com guarda-chuva na bolsa, mesmo a chuva daqui sendo fininha - foram raríssimos os torós que presenciei de agosto do ano passado para cá.

Em compensação........desde o começo do mês os pássaros voltaram junto com um calorzinho de até 10 graus de dia. E quantos pássaros! E quantos cantos! Quantos belos cantos! Cantam de madrugada perto do amanhecer, de manhã, as gaivotas o dia todo fazendo seus vôos rasantes e muitos outros ao entardecer junto com o sol que se vai deixando seu rastro de luzes rosa-rubro-violáceas e dourado...lindo! Quando volto da aula, por volta das 9 horas da noite faço um pequeno e lento passeio nos parques perto de casa e aprecio esse espetáculo conjunto da natureza por uns quinze minutos. O sol está se pondo por volta das 21:15hs (na verdade 20:15hs porque estamos no horário de verão). É preciso vivenciar muitas coisas boas como estas para se suportar a distância da família e dos amigos. Volto para casa com sensação de leveza e alegria. Na Finlândia não é tão difícil.

No meu prédio, os raros contatos com outros moradores finlandeses sempre se reduzem a "Moi moi!", "Hei!", etc. Mas em belos dias de sol, parece que uma mágica lhes acontece, e de repente, a timidez desaparece e desatam a falar com muita simpatia em finlandês sobre o belo dia de sol: "Kaunis päivä...aurinko paistaa..." e eu, com meu tico de finlandês: "Jooo...". Muitas vezes continuam a "conversa" que eu acabo interrompendo contra vontade: "En ymmärrän...Puhun vähän, vähän suomea" (Não entendo...falo muito pouco finlandês). Que pena! Seria uma ótima oportunidade para se conhecer finlandeses. E aqui acabamos obrigatoriamente desenvolvendo uma virtude hoje rara no Brasil: a paciência, calma e tranquila, com a certeza de que tudo se resolve a seu tempo....e não adianta estrebuchar! Demora, mas resolve! Resta-me sempre dizer: Paciência! Primeiro aprender finlandês.

8 comentários:

  1. Calma, querida Irene...as flores estão voltando, aos poucos. Acho q como este inverno foi forte, a natureza ainda está no processo de degêlo. Ano passado, nessa época, já estava mais florida. Enfim, em maio vc vai ver q espetáculo que é o monte de cores e cheiros da primavera finlandesa. :)

    ResponderExcluir
  2. Oi Irene
    Ah, queria estar aí com você! rsrsr
    Quando der, coloca fotos pra gente
    Beijoo ;*

    Marina

    ResponderExcluir
  3. Ok Marina...vou postar algumas fotos que tirei essa semana.
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Olá Artur...por onde anda?
    Pois é...todas as decisões de metas de vida aqui envolvem: primeiro finlandês...primeiro finlandês...primeiro finalndês rsrsrsrsrsrs
    E haja paciência! São dois a três anos aprendendo finlandês.
    bj

    ResponderExcluir
  5. olá Irene, amei o seu blog me sinto mais perto da FinlÂndia umlugar onde nunca estive mais que tenha uma estima imensa, sonho com o dia que estarei aí, mas gostaria de saber como é a aceitação dos finlandeses com pessoas de cor, por mais que seja besteira me preucupo muito com isso. Tenho medo de fazer de tudo para realizar meu sonho e me decepcionar imensamente. Abraços e seja muito sincera...bju

    ResponderExcluir
  6. Olá Lacrimarum!
    Difícil essa sua pergunta...
    Do que tenho visto, em geral, a aceitação dos finlandeses para pessoas de etnia/ascendência africana e asiática é boa. Claro que existem os preconceituosos e também os bem preconceituosos como em todo lugar do mundo, mas a maioria convive muito bem. Aqui há dificuldade dos finlandeses se achegarem, mas isso independe de etnia, ascendência...é o jeito de ser da maioria.
    Bjs e boa sorte!

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...