Hoje é dia de Vappu na Finlândia!
Vappu, ou Walpurgis Night (Walpurgisnacht), nome devido a Saint Walpurga, que nasceu em 1° de maio do ano 710, em Devon. Da mesma forma que Saint Walpurga era homenageado nesta data pelos cristãos, os Vikings celebravam a Primavera também nesta data. Como estes se espalharam por toda a Europa, as duas datas se misturaram, criando-se a comemoração Walpurgis Night.
Na Finlândia do século passado, Vappu em finlandês, ou Valborg em sueco, tradicionalmente comemorava-se o dia do trabalho, porém, a partir dos anos setenta, passou novamente a simbolizar mais fortemente a passagem dos longos dias frios do Inverno para os dias ensolarados e quentes do Verão.
É uma data muito importante, comemorada ao ar livre na noite de 30 de abril e durante todo o 1° de maio, com as festividades perpetuando-se ainda por mais alguns dias.
Geralmente, este é um dia que traz um belíssimo e caloroso Sol num céu de puro azul mas, mesmo nos dias de neve e/ou frio, o povo todo sai às ruas para comemorar, como foi o caso de hoje. Embora nem tanto frio, em torno dos 6 a 8 graus, o céu estava bem nublado e o sol resolveu aparecer somente`depois das sete da noite. Isso mesmo! Sete da noite...o sol está se pondo por volta das 21:15hs...mais uma das "esquisitices" da Finlândia e dos países nórdicos. Pelo menos para nós, povo equatoriano-tropical.
É uma festa bem popular. As famílias e amigos vão aos parques fazer piquenique, brindar com vinho espumante e outras bebidas, fazer churrasco com "makkara", típico salsichão daqui e outras carnes, e batatas, claro.
Vappu simboliza guardar no armário todos os pesados casacos de frio do Inverno e usar roupas mais leves e coloridas. Na verdade, a Primavera ainda apresenta dias frios, principalmente à noite, mas, Vappu marca a ida definitiva do Inverno e aquele frio de rachar não mais se sente. Os finlandeses comemoram o Vappu de dias de sol que irá aquecer mais seus dias, como um urso que retorna à vida na Primavera após seis meses de hibernação. Adoro essas comparações com a natureza...afinal fazemos parte dela, ou já esquecemos?
E aí está...previsão a partir de amanhã com dias de sol, temperatura acima dos 10 graus e....uau!!! 17 graus semana que vem...the best!
Fonte: Foreca em 02/05/2010
Faz parte da tradição do Vappu o uso de boné branco, desde estudantes até pessoas mais velhas, macacões dos universitários, apitos, máscaras, balões coloridos, serpentinas enroladas ao pescoço ou mesmo pelo corpo e a grande maioria com bebida na mão.
É também tradição do Vappu, estudantes reunirem-se em torno de uma das maiores estátuas da cidade - "Havis Amanda" em Helsinki, lavá-las e colocar nela o tradicional cap branco. Como passei quase quatro horas passeando em Kaivopuisto não tive coragem de ir até a Havis Amanda, embora tenha passado a um quarteirão de lá. Fica para o ano que vem.
Todas as fotos já publiquei no Facebook e aqui vão algumas:
FONTES:
http://www.finland.com/main-201-id.do
http://www.finnguide.fi/calendar/calendarevents.asp?month=5&p=33
http://en.wikipedia.org/wiki/Vappu
Que bacana! Não sabia que tinha essa data importante
ResponderExcluirAdorei as fotos
Beijo ;*
Marina
Nossa Marina! E como! Só não é mais importante que Natal. E vem aí em junho...o dia de Johanus...São João! Também muito comemorado, afinal é o início do Verão mesmo.
ResponderExcluirBj.
Caramba 17 e vocês soltam fogoos?? rsrs aqui em salvador 17 estamos praticamente agasalhados rsrsrsrs.
ResponderExcluirabracao a todos. qdo tiver tempo olho mais este site,
titobosco
rsrsrsrs É Tito bem que merece! Afinal só temos tempo quentinho para curtir aqui de maio até meados de agosto. O resto....é frrrrrrrrrriooo!
ResponderExcluirMas, até que gosto...por enquanto! Dizem que quem vem morar aqui só começa a reclamar depois do segundo ano ou então se acostuma de vez. Vamos ver para que lado vou.
Bj
São 19:15h aqui em Osasco, meu dia no jornal está se encerrando e, enquanto meu coordenador termina a 1ª página, dou uma "aula" de Finlândia rss, rimos da hora em que o Sol apareceu e da temperatura "agradável" rssss Na realidade ambos falamos que adorariamos viver aí. Ele pensa como eu e da mesma forma que você. Gosto muito destas festas em que o clima é o homenageado, me faz sentir realmente humano.
ResponderExcluirLinda festa !!!!
Suudelma
Du
Olá Du...boa surpresa!
ResponderExcluirSim, aqui se vivencia mais a natureza. Ela faz parte da cidade, apesar do modernismo do século passado ter tentado extingui-la. Aqui é homenageada. Semana passad fui visitar com uma amiga uma capela e Otoniemi, cidade universitária muito bonita que fica em Tapiola, Bairro de Espoo, município vizinho a Helsinki, tal como Osasco para São Paulo...menos...rsrsrsrs
E que capela linda! Luterana, minimalista, não tem nada além dos bancos, um púlpito, um belo órgão de tubos antigo. Tudo simples demais. Mas o mais encantador é que toda a parede atrás do pequeno tablado do altar é toda de vidro que dá para uma floresta e do lado de fora uma cruz grande enterrada no chão. Uma bela e simples ligação entre o religioso e a natureza. E um silêncio!!!! Apenas cantos de pássaros aqui e acolá quebram o silêncio. Pena que estava sem minha máquina. Mas da próxima vez que for lá tiro fotos para postar aqui.
Grande abraço Du