Fui com meu filho de trem. Em torno de cinco horas de viagem. Que beleza de trens! Na ida fomos no trem daqueles de dois andares e voltamos no pendolino que chegou a 220 km/h. A viagem foi supertranquila. O trem é muito confortável e tem até um vagão destinado a restaurante, embora seja "kallis" (caro, para variar não é? rsrsrsrs). Adorei! Achei melhor que avião. Só não é melhor mesmo porque o avião é mais rápido.
A paisagem nessa época fica linda...os pinheirais, as matas, os campos, todos verdes. A vida nitidamente retorna à sua movimentação de burburinho e nas fazendas se vê os campos sendo preparados para plantio, os animais nos pastos, o sol brilhando e o tempo até que bem quente. As pessoas de bermudas, shorts, saias, vetidos leves, sandalinhas e óculos de sol. Até as crianças nos carrinhos usam óculos de sol com suas armações infantis coloridas. Nada de casacos, meias, luvas nem botas. Eles agora estão repousando por três a quatro meses nos armários. Tudo agora é colorido e movimentado.
Ficamos hospedados na casa de uma prima que nos acolheram com alegria, leveza, simplicidade. Não sei se foi conincidência ou sei lá o que, mas as pessoas que conheci em Joensuu são muito alegres e muito receptivas....bem diferente do que vivenciei até agora aqui em Helsinki. Gostei mesmo! Eu estava precisando vivenciar essa amorosidade...quem me conhece sabe como gosto disso. E já andava meio que me amofinando aqui porque Helsinki é uma cidade em que os finlandeses mantém uma distância fria, reservada e formal. As poucas pessoas com quem mantenho contato aqui são estrangeiros e agora alguns brasileiros.
Voltando a Joensuu...vou deixar as minhas vivências familiares reservadas e quentinhas em meu coração e dizer a vocês que adorei tudo. Conheci um kesämöki (casa de verão) de 1850 que não é habitado há 20 anos e fiquei imaginando a vida no dia-a-dia de uma família ali naquela época sem as facilidades que temos hoje e como sobreviviam. E que beleza de lugar! à beira de um belo lago, um silêncio profundo quebrado apenas por nós, por Peetu, uma cadela linda e feliz que conheci, pelos cantos dos pássaros e algumas vezes pelo vento leve nas folhas. Peetu se arriscou a um meio banho no lago e me deu vontade também. Imaginei que a água devia estar para lá de geladérrima. Peguei um punhado com as mãos e até que daria para encarar naquele dia quente. Conformei-me em lavar o rosto e molhar a nuca. Sim. Estava muuuuuito quente. Imagine!
Passamos a tarde de sábado em um Kesämöki maravilhoso de uma outra prima. A casa é muito bonita e estão morando lá. A casa da sauna fica na encosta do lago e com uma vista espetacular. De novo o silêncio e a paz. nunca senti tanta paz em minha vida. Senti falta apenas de uma rede...me largar nela, afundar-me naquela paz e mergulhar na paisagem. Vizinho mora um tio e esposa de nossos anfitriões e fomos até lá a pé. O kesämöki deles é bem pequeninho mas tudo perfeito e bem cuidado. Quando chegamos estavam na sauna...acho que os tiramos de sua privacidade. Mas logo juntaram-se a nós e retornamos. Compartilhamos boas risadas, boas conversas...embora eu não entendesse quase nada, apenas contextos e meu tradutor já andava meio cansado de traduzir...Tomamos café, tortas salgadas, doces, bolinhos, biscoitos...tudo bem finlandês. Nos despedimos e fiquei já com saudades daqueles momentos. E observei como eles eram os primeiros finlandeses que conheci alegres e divertidos. Ri às pampas!
Em casa minha prima nos serviu a tradiconal lihakeitto (sopa de carnes com legumes) que eu adoro! Conversamos mais um tanto. Trocamos histórias. Ensinei um pouco de português a uma de suas filhas...e como os finlandeses têm facilidade com línguas! Fico babando! Sua família é muito simpática e alegre.
No dia seguinte pela manhã fomos visitar minha tia-avó que está com 98 anos e há três que vive no hospital, mais pela condição da idade que por doença. E...nossa! É sem palavras nosso encontro! Que mulher simpática, risonha, alegre, como a admirei! Mesmo deitada na cama, ali no hospital, mais sozinha que acompanhada ela é de uma delicadeza e carinho...puxa! A emoção que senti foi tão forte que passei o resto do dia muito cansada! Deixei umas fotos de nossa "família brasileira" no quadro de outras fotos de família que havia na parede. Nos despedimos entre muitos beijos dados e soprados. De lá fomos conhecer uma sobrinha de meu avô que havia convivido muito com vovô mas, eu me sentia tão cansada, que não consegui me manifestar como queria. A visita foi apressada pois tínhamos que estar na estação de trem às 12 horas.
E assim nos despedimos de nossos afetuosos anfitriões que já deixaram muitas saudades.
Vou ver se encomendo uma rede bem confortável cearense com cordas apropriadas e ganchos para retribuir minimamente tanta gentileza!
E é isso...um tiquinho de pobres palavras para dois dias de riquíssimos momentos.
Ficou a saudade! Esta me persegue...rsrsrsrrsrs
Para que gosta de fotos, não vou postar as da família. Mas, para quem quer conhecer um pouquinho do interior da Finlândia, a partir do trem, embora em movimento, tirei algumas e aqui estão. E aqui, as que tirei nos kesämökija.
Algumas:
Vistas do trem
Lahti
Andando pelo interior de Joensuu:
Lindo. Um sonho.
ResponderExcluirAinda sim parece frio srsr
ResponderExcluirLahti! Lahti! :)
ResponderExcluirJoooo Léo...se vc observou foi a única foto que coloquei legenda. Quando ia no trem e avistei três rampas paralelas de esqui pensei: ué! isso parece com as pistas de esqui de Lahti que eu havia visto na TV. Aí quando o trem parou em frente à tabuleta: Lahti! Então pensei: puxa! essa é a cidade do Léo e de sua wife, e fiquei a imaginar vcs e sua vida por ali, naquela cidade que nem é tão pequena! Coisas da net não é? Como posso ficar admirada com uma cidade de uma pessoa que não a conheço pessoalmente! Abração.
ResponderExcluirEntao agora é a vez de Jyväskylä, não foi isto que combinamos? Quando poderei esperá-la por aqui?
ResponderExcluirAbraços
Helena
Como sempre, fotos lindas!
ResponderExcluirObrigado por compartilhar conosco. *-*
ps: Achei a casa do mato bem moderna.. tem até vidro! ehuehe
Depois de ler isto e ver as fotos, definitivamente quero ir morar para aí..
ResponderExcluirLindo sem palavras mesmo
Olá Irene,
ResponderExcluirQue viagem linda !!!
Voce escreveu coisas muito bonitas, das pessoas, da viagem, natureza, sentimentos.... Aí ficou fácil partilhar a sua emoção vivida.
Gosto de fotografar árvores - já viu meu Flickr ? - e as suas fotos... ai ai ai E aquele barco ?!?!?
Trem... Parece o que eu pego todos os dias kkkkkk
Não faz mal, me aproveito da sua alegria de aí viver rss. E Joensuu é muito bonita, viajei nela pela net e já me sinto um nativo rsss. A ordem das ruas projetadas, a Arena, igreja, os lagos, rios.... Tão bonita...
Enfim...
Suudelma
Du
Irene, me amarro quando você posta fotos! Você é profissional? (não sei se já respondeu isso hehe) Ficam lindas, sempre. E obrigada por compartilhar um pouquinho mais de suas experiências.
ResponderExcluirBjs
Kiitos kaikille!!!
ResponderExcluirDu...ainda não vi seu flickr...manda o endereço! Joensuu é muito linda sim. Já tinha planos de mais na frente ir morar no interior e depois dessa visita é que tive mais certeza. Amei a simplicidade e ao mesmo tempo com modernidade, a natureza linda e a paz do interior.
Olá Lalá...rsrsrsr não, não sou fotógrafa profissional...bem que gostaria! Mas a grana não dá. Um dia quem sabe!
Bjus
Mãe... vc ficou devendo um relato mais intenso da sua viagem... das histórias de nossos parentes e etc... Mesmo faltando esta parte, me emocionei com seu relato... Vc tem uma beleza interior tão imensa q transparece em cada letra q vc escreve. Sou sua fã nº1. Beijinhos. Yasmine
ResponderExcluirPs: Sou meio broca nisso aki... jah segui 2x e não sei colocar sem ser como anonimo.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É verdade....já tinha esquecido!
ResponderExcluirVou ver se finalizo e mando pra vocês.
E eu sou sua fã de todos os números...rsrsrsrsrs
Amo vc.
Bjus
Mãe
Oi Conheci seu blog hoje 10/12/2010 pois senti uma imensa saudade da Finlandia !e comecei a fuçar na internet.
ResponderExcluirtambem fiz essa viagem, mas fui um pouco mais longe ...fui ate Lieksa.Em Joensu troca se de trem e sao mais algumas horas de viagem. adorei a Finlandia e os amigos que fiz ai ! inesquecivel ! lindas as fotos ! abraço Duarsen
Que bacana Duarsen! Apesar de estar morando há um ano e pouco aqui, digo que somente sairei da fase de adaptação quando já estiver me comunicando em finlandês. Aí sim terei a liberdade necessária para viver como quero e usufruir o que este país oferece. Grande abraço!
ResponderExcluirOla....Irene! Achei super bacana seu blog. Aproveitando gostaria de fazer uma pergunta: vou embarcar pra finlandia agora em dezembro/12 e vou ficar hospedada na cidade de Vaasa. Sei que preciso pegar um trem de
ResponderExcluirHelsinki ate esta cidade, mas, eu não tenho ideia de quanto custa as passagens de trem e nem onde fica localizada a estação central. Você poderia me ajudar....? Um abraço.....