sábado, 1 de maio de 2010

É VAPPU!!!

Hoje é dia de Vappu na Finlândia!

Vappu, ou Walpurgis Night (Walpurgisnacht), nome devido a Saint Walpurga, que nasceu em 1° de maio do ano 710, em Devon. Da mesma forma que Saint Walpurga era homenageado nesta data pelos cristãos, os Vikings celebravam a Primavera também nesta data. Como estes se espalharam por toda a Europa, as duas datas se misturaram, criando-se a comemoração Walpurgis Night.

Na Finlândia do século passado, Vappu em finlandês, ou Valborg em sueco, tradicionalmente comemorava-se o dia do trabalho, porém, a partir dos anos setenta, passou novamente a simbolizar mais fortemente a passagem dos longos dias frios do Inverno para os dias ensolarados e quentes do Verão.

É uma data muito importante, comemorada ao ar livre na noite de 30 de abril e durante todo o 1° de maio, com as festividades perpetuando-se ainda por mais alguns dias.

Geralmente, este é um dia que traz um belíssimo e caloroso Sol num céu de puro azul mas, mesmo nos dias de neve e/ou frio, o povo todo sai às ruas para comemorar, como foi o caso de hoje. Embora nem tanto frio, em torno dos 6 a 8 graus, o céu estava bem nublado e o sol resolveu aparecer somente`depois das sete da noite. Isso mesmo! Sete da noite...o sol está se pondo por volta das 21:15hs...mais uma das "esquisitices" da Finlândia e dos países nórdicos. Pelo menos para nós, povo equatoriano-tropical.

É uma festa bem popular. As famílias e amigos vão aos parques fazer piquenique, brindar com vinho espumante e outras bebidas, fazer churrasco com "makkara", típico salsichão daqui e outras carnes, e batatas, claro.

Vappu simboliza guardar no armário todos os pesados casacos de frio do Inverno e usar roupas mais leves e coloridas. Na verdade, a Primavera ainda apresenta dias frios, principalmente à noite, mas, Vappu marca a ida definitiva do Inverno e aquele frio de rachar não mais se sente. Os finlandeses comemoram o Vappu de dias de sol que irá aquecer mais seus dias, como um urso que retorna à vida na Primavera após seis meses de hibernação. Adoro essas comparações com a natureza...afinal fazemos parte dela, ou já esquecemos?

E aí está...previsão a partir de amanhã com dias de sol, temperatura acima dos 10 graus e....uau!!! 17 graus semana que vem...the best!

Fonte: Foreca em 02/05/2010

Faz parte da tradição do Vappu o uso de boné branco, desde estudantes até pessoas mais velhas, macacões dos universitários, apitos, máscaras, balões coloridos, serpentinas enroladas ao pescoço ou mesmo pelo corpo e a grande maioria com bebida na mão.

É também tradição do Vappu, estudantes reunirem-se em torno de uma das maiores estátuas da cidade - "Havis Amanda" em Helsinki, lavá-las e colocar nela o tradicional cap branco. Como passei quase quatro horas passeando em Kaivopuisto não tive coragem de ir até a Havis Amanda, embora tenha passado a um quarteirão de lá. Fica para o ano que vem.

Todas as fotos já publiquei no Facebook e aqui vão algumas:
























FONTES:
http://www.finland.com/main-201-id.do
http://www.finnguide.fi/calendar/calendarevents.asp?month=5&p=33
http://en.wikipedia.org/wiki/Vappu

6 comentários:

  1. Que bacana! Não sabia que tinha essa data importante
    Adorei as fotos
    Beijo ;*

    Marina

    ResponderExcluir
  2. Nossa Marina! E como! Só não é mais importante que Natal. E vem aí em junho...o dia de Johanus...São João! Também muito comemorado, afinal é o início do Verão mesmo.
    Bj.

    ResponderExcluir
  3. Caramba 17 e vocês soltam fogoos?? rsrs aqui em salvador 17 estamos praticamente agasalhados rsrsrsrs.
    abracao a todos. qdo tiver tempo olho mais este site,
    titobosco

    ResponderExcluir
  4. rsrsrsrs É Tito bem que merece! Afinal só temos tempo quentinho para curtir aqui de maio até meados de agosto. O resto....é frrrrrrrrrriooo!
    Mas, até que gosto...por enquanto! Dizem que quem vem morar aqui só começa a reclamar depois do segundo ano ou então se acostuma de vez. Vamos ver para que lado vou.
    Bj

    ResponderExcluir
  5. São 19:15h aqui em Osasco, meu dia no jornal está se encerrando e, enquanto meu coordenador termina a 1ª página, dou uma "aula" de Finlândia rss, rimos da hora em que o Sol apareceu e da temperatura "agradável" rssss Na realidade ambos falamos que adorariamos viver aí. Ele pensa como eu e da mesma forma que você. Gosto muito destas festas em que o clima é o homenageado, me faz sentir realmente humano.
    Linda festa !!!!

    Suudelma

    Du

    ResponderExcluir
  6. Olá Du...boa surpresa!
    Sim, aqui se vivencia mais a natureza. Ela faz parte da cidade, apesar do modernismo do século passado ter tentado extingui-la. Aqui é homenageada. Semana passad fui visitar com uma amiga uma capela e Otoniemi, cidade universitária muito bonita que fica em Tapiola, Bairro de Espoo, município vizinho a Helsinki, tal como Osasco para São Paulo...menos...rsrsrsrs
    E que capela linda! Luterana, minimalista, não tem nada além dos bancos, um púlpito, um belo órgão de tubos antigo. Tudo simples demais. Mas o mais encantador é que toda a parede atrás do pequeno tablado do altar é toda de vidro que dá para uma floresta e do lado de fora uma cruz grande enterrada no chão. Uma bela e simples ligação entre o religioso e a natureza. E um silêncio!!!! Apenas cantos de pássaros aqui e acolá quebram o silêncio. Pena que estava sem minha máquina. Mas da próxima vez que for lá tiro fotos para postar aqui.
    Grande abraço Du

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...