domingo, 3 de janeiro de 2010

REVEILLON EM HELSINKI

Pela primeira vez na minha vida passei o reveillon sozinha. Os de minha família foram passar no Brasil, minhas amigas brasileiras se foram no dia 27 e os amigos todos viajando ou com suas famílias. Pensei que iria ficar triste, mas resolvi dar aquela sacudida básica de quem está acostumada a passar por momentos difíceis, que não se pode mudar, da melhor forma possível e tratei logo de procurar fazer algo que me "enchesse os olhos".

Uma dessas coisas é ver a queima de fogos de artifício da virada do ano...aquilo me emociona demais, me toma e me arrepia toda! Como eu havia assistido ao concurso de fogos para a virada do ano em Helsinki que aconteceu em setembro e tinha sido deslumbrante, imaginei o que me esperava.

Então, tomei um bom banho lá pelas 5:30 horas para dar tempo de secar meu cabelo - não gosto de usar secador. Abre parênteses...aqui em casa meu cabelo seca muito mais rápido que em Fortaleza...umidade do ar baixa por causa da calefação...fecha parênteses. Coloquei minhas músicas que adoro ouvir e que me trazem alegria e ainda conversei aqui e acolá com a família no Brasil pelo Skipe...santa Web!!!

Por volta das 18 horas começaram a pipocar fogos de artifício por tudo que era lado tipo de 2 em 2 segundos ou menos!!!! Você consegue imaginar? E corri pra varanda e não acreditava. Tentava entender o que estava acontecendo e como esse costume era estranho para mim! E não eram bombinhas não! Eram daqueles bonitos coloridos que se espalham pelo céu. Será que estavam apenas fazendo uma prévia da meia-noite e que logo dariam uma pausa?

Que nada!!!! Os fogos continuaram no mesmo ritmo e não parou. Como estava -16 graus e eu ali na varanda sem saber para que lado olhasse, não aguentei o frrrrrrrioo. Corri a me vestir e botar roupas e mais roupas, meias e mais meias e corria para a janela para ver ainda mais um pouco com medo que acabasse, mais o casacão tipo boneco de neve, cachecol, luvas e bota. Pensei: vou ficar aqui assistindo até dar umas 22 horas, pego o ônibus e vou assistir os fogos na Senaatintori. Antes, lá teria shows, mas eu não estava muito a fim de multidões, ainda mais pelo que havia acontecido em Espoo pela manhã que me trouxe de volta toda aquela pesada emoção péssima que vivemos a todo instante no Brasil de violência à nossa volta e que nos deixa todo tempo em estado de alerta, sem poder relaxar. Nesses últimos cinco meses nem me lembrava mais o que era violência e vivi em paz de verdade. Só se sabe o que é isso quando se sai de ambientes violentos e se vive em ambientes de paz.

Voltando ao meu reveillon...pois então, eu ali na varanda admirando aquele espetáculo. Só que com toda a roupa que eu vestia, ainda estava sentindo frio. Aí pensei, traindo minha programação: se aqui está desse jeito, com tantos fogos bonitos de se ver, sem nem ser meia noite ainda, não vou perder muita coisa indo para a Senaatintori e ainda não vou ficar com mais frio. Dito e feito! Fiquei ali assistindo aquele espetáculo e mais forte ainda na virada. Pensei que dez minutos depois da meia noite acabariam...que nada! continuaram até a uma da madrugada e daí em diante foi um aqui outro acolá.

Conclusão boca aberta: Nossa! Como os finlandeses gostam de fogos de artifício!!! Nunva vi nem ouvi nada igual: sete horas de queima de fogos por toda a cidade!!! E isso inclui muita gente nas ruas nesse frrrrrio todo! No fim do ano (2010) tentarei vencer o frio e ver os fogos na Senaatintori, gravar e compartilhar com vocês.

Fiz meus agradecimentos a Deus e aos Budas pelas bençãos do ano, que, aliás, faço a todo momento, e reforcei o pedido de bençãos no novo ano para minha vida, minha família, amigos, conhecidos, para um mundo de paz para todos os seres viventes.

E fui dormir satisfeita!

Minha câmera não é especialista em filmagens e ainda mais à noite mas dá para vocês terem uma idéia. Deixei o som original para vocês terem uma idéia melhor. Aqui está um pedacinho do que vi nessas sete horas:










6 comentários:

  1. Eu achei bem legal também que soltam fogos o tempo todo, não só na virada como a gente ta mais acostumado :)
    Vai que é porque aqui só pode soltar fogos na noite de réveillon ne?

    ResponderExcluir
  2. Sei lá Ramsés! Sei que para mim foi muito doido ver tudo aquilo! hehehe
    Um novo ano muito bom para vc!

    ResponderExcluir
  3. É! Eu também gostei muito.
    Feliz ano novo :D

    ResponderExcluir
  4. Mãezinha, muito massa!!! do jeito que vc gosta, naum eh? Beijinhos, Mine

    ResponderExcluir
  5. Minizinha!!!!!
    Pois eh! Isso foi o que me aliviou!
    rsrsrsrsrs
    Bjinhus

    ResponderExcluir
  6. Irene
    porque não consigo postar comentario?? isniffffff
    bjs saudosos
    tania

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...