segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

ESTUDANDO FINLANDÊS

Passaram-se as festas de fim de ano...hora de voltar à rotina...
Minhas aulas recomeçam na próxima semana, mas já estou tratando de revisar o que estudei nesses últimos quatro meses. Ainda mais por não conhecer um finlandezinho sequer que eu possa treinar mais. Tenho recorrido ao rádio, mas ele nem me ouve para me corrigir e muito menos me responde. Melhor que nada!

Revisando uma montanha de textos e aulas que recebi na escola me detive nas quatro provas que fiz de um dos cursos. Ai! Como fico orgulhosa de mim mesma com as notas que consegui.

Bom...esse blá blá blá todo é para dizer que vou compartilhar as provas aqui com vocês. Creio que será útil para quem está estudando sozinho. As respostas já estão corrigidas.

1a prova:

1. Kirjoita vastaukset!
Escreva as respostas

1.a. Kuka sinä olet?
Quem é você?
R. Minä olen Irene
Eu sou Irene

1.b. Minkämaalainen olet?
Qual a sua nacionalidade?
R. Minä olen brasilialainen ja suomalainen.
Eu sou brasileira e finlandesa.

1.c. Mistä olet kotoisin?
De onde você é?
R. Minä olen kotoisin Brasiliasta.
Eu sou do Brasil

1.d. Mitä kieltä/kieliä sinä puhut
Quais idiomas você fala?
R. Minä puhun portugalia ja vähän englantia
Eu falo português e um pouco de inglês

1.e. Missä kuussa on sinun syntymäpäiväsi?
Em qual mês é o seu aniversário?
R. Minun syntymäpäiväsi on kesäkuussa
Meu aniversário é em junho

1.f. Mikä päivä oli eilen?
Que dia foi ontem?
R. Eilen oli Sununtaina
Ontem foi domingo

1.g. Mitä sinulla on päälla tänään?
Com que roupa você está hoje?
R. Minulla on päällä tänään valkoinen pusero, mustat housut ja ruskeat kengät.
Eu estou vestida hoje com blusa branca, calça preta e sapatos marrons.

1.h. Millainen sää on Suomessa syksyllä?
Qual é o tipo de climana Finlândia no outono?
R. Sää Suomessa syksyllä on ruskea, tuulee, sataa vettä.
O tempo no outono na Finlândia é com tons de marrom, laranja, amarelo e vermelho, venta e chove.

1.i. Mitä kello on nyt?
Que horas são agora?
R. Kello on kaksikymmentä yli yksi iltapäivällä
São 1:20 hora da tarde

1.j. Mitä maksaa paketti nenäliinoja?
Quanto custa um pacote de lenços de nariz?
R. Se on neljä euroa ja viisitoista senttiä.
Ele custa 4 euros e 15 centavos

2. Yhdistä kysymys ja vastaus!
Ligue as perguntas e respostas!

Kysymys:
1. Milloin talvi alkaa?
Quando o inverno começa?
2. Puhutko sinä ruotsia?
Você fala sueco?
3. Minkämaalainen Tom on?
Qual a nacionalidade de Tom?
4. Onko kello puoli?
É meia hora?
5. Puhutteko te saksaa?
Vocês falam alemão?
6. Mitä Kuuluu?
Como vai você?
7. Minkäväriset farkut ovat?
Quais cores a calça jeans tem?
8. Kuka sinä olet?
Quem é você?
9. Mikä päivä on ylihuomenna?
Que dia é depois de amanhã?
10. Miten menee?
Como estão as coisas?
11. Tervetuloa!
Benvindo!
12. Mistä maasta te olette?
De qual país vocês são?
13. Anteeksi!
Desculpe!
14. Mitä kieliä sinä puhut?
Que idioma você fala?
15. Kaunis ilma tänään.
Belo tempo hoje.
16. Hei, hei! Nähdään!
Até mais. Te vejo!

Vastaus:
a. Suomea ja saksaa.
finlandês e alemão
b. Niin on.
Sim é.
c. Hyvää, kiitos.
Bem, obrigado
d. Hyvin, kiitos.
Tudo bem, obrigado
e. Olen Väinö Sirviö.
Eu sou Väinö Sirviö.
f. Keskiviikko.
Quarta-feira
g. Puhun, mutta vain vähän.
Falo, mas ainda pouco.
h. Ei se mitään.
Por nada.
i. Kiitos!
Obrigado!
j. Englantilainen.
Inglês.
k. Nähdään!
Te vejo!
l. Se alkaa joulukuussa.
Começa no mês de dezembro.
m. Ei, se on varttia yli.
Não, passam 15 minutos
n. Siniset.
Azuis.
o. Ei, me puhumme ruotsia.
Não, nós falamos sueco.
p. Ranskasta.
Francês.

Respostas:
1.l
2.g
3.j
4.m
5.o
6.c
7.n
8.e
9.f
10.d
11.i
12.p
13.h
14.a
15.b
16.k

3. Kuka hän on? Kirjoita teksti! (etunimi, sukunimi, kansalaisuus, äidinkieli, mitä muita kieliä hän puhuu, osoite, kuinka vanha hän on, mitä hänellä on päällä jne.)
Quem é ele? Escreva um texto (nome, sobrenome, nacionalidade, língua materna, quais outros idiomas ele fala, endereço, quantos anos ele tem, o que ele veste, etc)


R.
Hän on Mario Lagos. Hän on portugalilainen ja hän puhuu portugalia ja vähän espanjaa. Hänen äidinkieli on portugali.
Mario asuu Lisbonssa ja osoite on Rua das Pedras, 35.
Hän on 53 (viisikymmentäkolme) vuotta vanha.
Hän on opettaja. Hänellä on päällä valkoinen takki, harma solmio, ruskeat housut ja ruskeat kengät.
Hän on lyhyt mies.

Ele é Mario Lagos. Ele é português e ele fala português e um pouco de espanhol. A língua materna dele é português.
Mario mora em Lisboa e o endereço é Rua das Pedras, 35.
Ele tem 53 (cinquenta e tres) anos de idade.
Ele é professor. Ele veste casaco branco, gravata cinza, calças marrons e sapatos marrons.
Ele é um homem baixo.

4. ADJEKTIIVIT: Millainen? Minkälainen?
Adjetivos: Qual tipo? De que tipo?

a) Kirjoita vastakohdat!
Escreva o oposto
Malli: kallis --- halpa
caro - barato
iso --- pieni
grande - pequeno
uusi --- vanha
novo - velho
nopea --- hidas
rápido - devagar
hyvä --- huono
bom - mau
matala --- korkea
baixo - alto (prédios, construções)
terve --- sairas
saudável - adoentado
pimeä --- valoisa
escuro - claro
helppo --- vaikea
fácil - difícil
paksu --- ohut
grosso - fino
puhdas --- likainen
limpo - sujo

b) Minä olen sosiaalinen ja iloinen suomalainen nainen. Entä sinä? Kirjoita, millainen sinä olet?
Eu sou uma mulher finlandesa sociável e alegre. E você? Escreva, como você é?
R. Minä olen naimaton, iloinen, pitkä ja kaunis nainen.
Eu sou solteira, alegre, alta e bonita mulher.


6 comentários:

  1. que interessante, Irene.
    Vou dar uma olhada nas provas com mais calma. Parece ser bem complicado isso, embora me chame bastante a atenção.
    Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila!
    Parece complicado sim, mas se você assistir às aulas, isso tudo fica fácil...resultado de ir se aprendendo todo dia um pouquinho mais.
    A gente se assusta porque no finlandês você encontra raríssimas coisas que se identifique com nossa língua. Mas, com o passar do tempo, à medida que vai incorporando mais e mais palavras ao vocabulário, a familiaridade vai aumentando. Com três meses e meio de aulas, ouço a rádio e consigo já identificar pelo menos o assunto da notícia \o/
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Se precisar que eu traduza para o portugues me diz que reedito o post ;)

    ResponderExcluir
  4. poxa Irene seria uma boa realmente!!! vê o que podes fazer por nós autoditadas sonhadores hsuhsush

    ResponderExcluir
  5. Pronto Anne...coloquei as traduções.
    Bom proveito!
    bjus

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog Irene.. PARABÉNS. Um dia eu chego lá. Estarei falando igual papagaio :D.. Beijos

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...