terça-feira, 5 de janeiro de 2010

HELSINKI - ESTAÇÃO DA LUZ

Estação da Luz é um evento open air, organizado pela cidade de Helsinki em parceria com a Helsinki Energia, que está acontecendo na Senaatintori e no Eduskuntalo desde o dia primeiro deste ano. São jogos de luz e imagens em movimento sobre a Catedral Luterana acompanhados de música que nos proporciona uma sensação surpreendente de beleza e magia. Com duração de 15 minutos acontece no período noturno de meia em meia hora.

O evento é resultado de um concurso de artes cujo vencedor foi o artista Mickey Kunttu que criou imagens e cores exclusivos para a Praça do Senado e no prédio da Câmara do Parlamento promovendo uma atmosfera emocionante a quem assiste.

Na Praça do Senado o artista leva a Reflexões, uma viagem ao passado e à fantasia retornando à metade do ano 1852, quando a Igreja Nicholas - hoje a Catedral - foi inaugurada, depois seguindo no curso da história por meio de várias luzes, cores, sombras e texturas projetadas na superfície dos prédios. Uma composição musical forte acompanha as imagens e foi criada especialmente para o evento pelo designer de som Kasperi Laine acompanha as imagens.

Já no edifício do Parlamento, acontece Oratoribus, com jogos de luzes a enfatizar o prédio proporcionando diferentes emoções.

Reflexões termina amanhã e Oratoribus no dia 08. Ver horários no site abaixo. Quem estiver em Helsinki, vale a pena enfrentar o frio de congelar os pés e mãos e admirar esta bela arte a céu aberto. Parece que amanhã, entre 18 horas e 19 horas nao vai haver o som, apenas as imagens, por causa de uma apresentação do Coral de Meninos na Catedral.

Com cuidado para um menor consumo de energia, no evento está sendo utilizada moderna tecnologia LED que proporciona melhor eficiência.

Maiores informações sobre o evento:

Minha máquina fotográfica não é lá uma Brastemp com fotos e vídeos noturnos, mas vai aqui para vocês terem uma idéia.
















4 comentários:

  1. Brigadão pela dica! Vou fazer o possível pra dar uma passadinha lá amanhã.

    ResponderExcluir
  2. Veja lá os horários. Parece que entre 18 horas e 19 horas nao vai haver o som, apenas as imagens, por causa de uma apresentação do Coral de Meninos na Catedral.

    ResponderExcluir
  3. Achei isso fenomenal! Parece realmente mágica :-P
    Espero poder ver com meus próprios olhos em breve!

    ResponderExcluir
  4. É Victor...é mágico mesmo. Vale a pena ver!
    Esse evento vai fazer parte do calendário anual de eventos em Helsinki...então ano que vem terá de novo...esperamos!

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...