domingo, 10 de janeiro de 2010

AS BOTAS DA SALVAÇÃO


Vou lhes contar um pouco do meu silencioso sofrimento esses dias, desde quando minhas amigas foram embora no final de Dezembro. É que a temperatura baixou demais e na maioria dos dias está entre -16 e -20 graus e nessa temperatura, com a bota que eu tinha comprado por indicação da vendedora de que serviria para a neve, e que ela esqueceu de dizer que os materiais de botas são utilizados dependendo da faixa de temperatura onde se vai usar, bem....simplesmente meus pezinhos congelavam quando passava mais que dez minutos andando na rua. Podem acreditar! Não sou mulher de reclamar de pouca coisa não. Tenho o couro endurecido de peias da vida, como dizem os cearenses. Mas, simplesmente não é nada animador vestir roupas e mais roupas e acessórios e acessórios, quando toda a sua sensualidade e feminilidade ficam reduzidas a um boneco de neve daqueles bem rechonchudos e pesados, para se dar um simples passeio e ainda ficar com os pés congelados. Vocês sabiam que pé congelado dói? E como dói! Aí eu corria para algum lugar fechado...que pena que não existem mais lareiras se não eu me jogaria dentro...brincadeirinha! Mas realmente eu procurava, em vão, alguma coisa que pudesse esquentar meus pés: um motor de carro, um foguinho, qualquer sinal de fumaça. Nada! O negócio é aprender a controlar a dor mentalmente e pacientemente, dando seus pulinhos e andando daqui para ali até que eles voltem a pelo menos imaginar de quererem esquentar.

Isso tudo passei, nessa inocência toda, até que hoje minha mãe me contou que havia visto em algum noticiário do Brasil uma reportagem sobre esse frio além da média esse ano aqui na Europa e que algumas pessoas tiveram partes de seus corpos: nariz, dedos, pés necrosados por causa de frio de mais. E eu sentia meu nariz dormente, dormente, e achava aquilo engraçado. Olha a ingenuidade da criatura! Podem me chamar do que quiser, mas quem viveu a maior parte de sua vida no Nordeste do Brasil, onde só existem duas estações: verão e chuvas de verão, não tem a menor noção do que seja conviver com frio intenso.

Bom...sou uma boa aluna e Deus me ajuda também! Graças a Ele não tive maiores problemas.

Deu para sentirem um pouco do meu drama? Vocês se animariam a sair para "passear" nessas condições? Eu não. Resultado: eu mesma me aprisionei em casa. Ainda bem que tenho aqui essa enorme janela para o mundo...não sei até que grau de dificuldade eu aguentaria sem um computador e um modem.

Só que o aprisionamento foi me sufocando e foi sufocando tanto que ontem decidi resolver definitivamente a situação. Fui ao centro (com meus pés congelando) e corri a uma loja de mochileiros que uma amiga daqui havia me indicado. Foi a minha salvação. Comprei uma bota com essa tal tecnologia Gore-tex de 155,00E por 77,00E...essa época aqui também é das liquidações...e que, agora sim, é indicada para neve e temperaturas entre -20 e -35 graus. Tudo bem que é uma bota bem pesada, tudo bem que a tal não é nada feminina é daquelas tipo tenizão de cano curto e cadarços (ela é horrível esteticamente falando) e tudo bem que apesar de eu calçar 36 ela é numero 40...triste realidade...mas querem saber? Ameeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiii. Vim calçada com ela da loja até em casa e nem ventinho de brisa deu sinal de que esfriasse meus pezinhos. Essa foto aí mostra uma bem parecida. Ah o numero tem que ser bem maior porque além de seus pés há as meias grossas, e eu não sabia, também porque os seus pés não podem ficar no limite de apertado, tem que ter ventilação dentro, senão, esfria.

Resolvido problema dos pés. Falta só das mãos. Minhas luvas suportam bem até -10. Mais do que isso, minhas mãos congelam dentro da luva. Falta pouco. Chego lá.

8 comentários:

  1. Nossa! Só de ler meu deu frio! Fico pensando se aquelas roupas de esquiador não ajudam também ou se são um tormento quando vc entra num lugar aquecido.
    Abraços,
    Jeferson

    ResponderExcluir
  2. Olá Jeferson! Bom... aí não sei dizer. O meu casaco é polar, me protege totalmente do frio por onde ele encobre e depois de uns 15 minutos que estou dentro de algum lugar fechado começa a esquentar sim. Mas ainda prefiro frio que calor insuportável. Frio tem jeito, calor demais não.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Irene, se estivesse no seu lugar também estaria sofrendo, mas, nas atuais condições, confesso que estou com um pouco de invejinha do frio. =/ Tá muito quente aqui!!! Vou focar nesse seu post e nas fotos de neve do seu blog pra ver se faz algum efeito psicológico hahaha
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Hei Lalá!
    Rsrsrsrs depois dessas botas não sei mais o que é frio nos pés! E a temperatura voltou ao normal entre -5 e -10...tempo muito nublado com densos nevoeiros e tudo branco...
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Como eu odeio frio... e não tem luvas que salvem os meus dedos (sofro com os "dedos brancos").

    Agora, até que "esquentou" (e eu não estava aqui quando fez mais frio), mas mesmo assim não tenho a mínima vontade de sair do calor da casa. Sofrimento total, ninguém merece.

    ResponderExcluir
  6. Eh Teea... não tenho a menor vontade de sair de casa, por enquanto.

    ResponderExcluir
  7. Me identifiquei de primeira com esse post. Minha primeira vez aqui no inverno, ano passado cheguei toda "me achando" com as minhas botas. 5 minutos caminhando e não sentia os dedos dos pés...10 minutos e não aguentava mais de dor. Fui a uma loja de sapatos e comprei uma "bota" parecida com essa q vc comprou...relutei no começo pq já estava me sentindo terrível com um montão de roupa, dai ainda colocar uma bota dessa...era o fim. Mas depois disso pra onde vou coloco minhas "botas da salvação". :-) Definitivamente beleza e frio não andam juntos, ou a gente escolhe andar bonita ou não morrer de frio..rs rs

    ResponderExcluir
  8. É bom saber disso, assim que eu chegar ai quero ir correr comprar uma dessas botas.
    Mas no momento eu sinto é inveja desse frio, o calor aqui tá terrivel, só de ver as fotos, tudo tãoo brancquinho, tão frio... Nossa isso é torturante na situação que está aqui.
    :D

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...