terça-feira, 29 de dezembro de 2009

TURISMO EM HELSINKI NO NATAL - DIAS 23 E 24

Quem leu os posts anteriores sabe que duas amigas brasileiras vieram passar o Natal comigo. Chegaram dia 23 e se foram no dia 27, deixando muitas saudades e um enorme vazio no meu dia-a-dia e no meu apartamento.

Como não tenho ainda muita segurança de ir e vir e tal ou qual transporte aos lugares aqui em Helsinki, quando soube que elas viriam tratei de me previnir e fazer um roteiro do que poderíamos ver de interessante em Helsinki. Tendo que levar em conta que do meio dia do dia 24 ao dia 26 todo (todo mesmo) o comércio fechou. A previsão do tempo dizia que a temperatura iria oscilar entre -18 e 0 graus, mas por sorte, ficou apenas entre -10 e +2 graus. E ainda tendo que levar em conta que dia 27 foi domingo e que apenas parte do comércio abre à tarde, depois das 12 horas. E ainda, por último, tendo que levar em conta as poucas horas de luz do dia nessa época. Apesar de todos esses percalços, foi muito legal preparar o roteiro. Deu mais segurança, pudemos ver praticamente o que tem de mais importante para se ver em Helsinki (com tudo fechado), passeamos a valer sem nenhum estresse, nos divertimos mais ainda e ainda fomos brindadas com neve.

Apesar da chegada delas ter sido um tanto tumultuada por vôo cancelado em Barcelona, troca de vôo, chegar mais de quatro horas depois do previsto, ter chovido durante o dia que deixa aquela "meleca" no chão - desculpem o nome, mas merece - de mistura de gelo, neve e água suja do asfalto onde os carros passam (começo a achar que carros também são uma "meleca", pois onde trafegam deixam sujeira), arrastar as malas nessa "meleca" nas ruas para passar de um transporte para outro....afffff....com tudo isso, foram cinco dias para lá de maravilhosos, perfeitos. Lógico que a programação que eu havia feito para o dia 23, de deixarmos as malas em casa e sair em passeios foi pro espaço. Era o único dia que poderíamos "bater pernas" na Stockman, Forum, Sokos e Kamppi, lojas, shopings e lojas de departamentos mais conhecidas aqui, antes de fecharem nos feriados de Natal. E ainda tinha uma pessoa de São Paulo muito legal que conheci através deste blog e que chegaria no mesmo dia que elas. Combinamos de nos conhecer e sair os quatro juntos na "turistada" por Helsinki. Ficou pro dia 24.

Ainda no aeroporto, na R-Kioski, compramos um cartão Helsinki City Transport Tourist para cada uma das duas, a 20,40E/cada, que dava direito a usar todos os transportes - ônibus, tram, trem, metrô e barco para Suomenlinna durante 5 dias. Vale a pena, pois cada passagem comprada direto com o motorista é 2,50E mais ou menos. Assim nos despreocupamos de ter que ficar pagando passagem e ainda sai bem mais barato. É só entrar e passar o cartão na máquina de entrada do transporte que quiser.

Todos os dias tomávamos um farto café da manhã sem estresse de hora de ter que sair e levávamos nas mochilas sanduíche, barrinhas de cereal, tangerina, maçã e água. Passávamos o dia passeando, quando batia a fome parávamos em algum lugar na rua mesmo e lanchávamos, continuavámos até umas 18 ou 19 horas da noite. Em casa, um bom banho, jantar, descarregar fotos .... uau! foram mais de 1.100 fotos das três máquinas; ver emails e recados do nosso povo no Brasil, papear, curtindo a paisagem e boa música das rádios Casablanca, Tempo e Atlântico Sul de Fortaleza e ir dormir lá pelas 23 horas, meia noite.

O que vimos no dia 24: Estação Central de Trem, Praça da Estação Central com o Teatro Nacional da Finlândia, o Casino, o Museu Ateneu, a pista de patins no gelo. Fomos andando pela Aleksiskivenkatu (rua mais conhecida de comércio junto com a Mannerheimintie)...tudo fechado, quase ninguém nas ruas, restavam as vitrines. Chegamos à Senatintori (Praça do Senado) com a vista impactante da imponente Catedral Luterana no topo da escadaria. De lá de cima se avista a parte mais antiga da cidade e parte de um dos portos. Na Catedral nos encontramos com o novo amigo paulista e seguimos os quatro adiante. Por trás da Catedral vimos a Casa das Nações e o Banco da Finlândia. Seguimos para a Uspenski - catedral Ortodoxa que, mais uma vez, estava fechada. De lá, para a Praça do Mercado (sem mercado), Esplanadi, Rautatieasema de novo de onde seguimos para Töölö. Em Töölö, pela Mannerheimintie, vimos o Museu Kiasma, o Parlamento Finlandês, o Museu Nacional da Finlândia, o Finlândia Hall, o grande lago de Töölö totalmente congelado. Seguimos pelo parque de Töölö até o Oopera. Depois fizemos um breve contorno no parque em direção a Kalio, mas resolvemos retornar, pois não havia perto nada muito interessante para ver e já estávamos bem cansadas. Daí para casa de ônibus.

Nosso amigo paulista é uma pessoa bem legal, tranquilo e o convidamos para a nossa ceia de Natal mais tarde. O problema que eu não sabia nem podia imaginar é que todos, absolutamente todos os transportes públicos pararam à noite retornando no dia seguinte pela manhã. Resultado: nosso novo amigo teve que passar o Natal sozinho no hotel. Fiquei passada de vergonha! Mas, sinceramente, nunca passou pela minha cabeça nem a mais remota possibilidade disso acontecer...acostumada com o ritmo de muitos empresários brasileiros que sugam até a alma dos empregados se puderem...

Para vocês verem como o Natal aqui é uma data realmente importante.

No dia seguinte, nosso amigo nos acompanhou durante todo o dia, mas à noite seguiu de trem para Rovaniemi, outras cidades ao Norte e por fim Itália.

Nós e nosso novo amigo paulista


Praça da estação Central de Trem
Vista do Museu Ateneu com a exposição de Picasso



Lateral do Museu Ateneu


Um solitário tocador de realejo (primeira vez que vi um ao vivo)



Catedral Luterana e árvore de Natal (um pinheiro muito alto)



Vista de cima da escadaria da Catedral Luterana


Casa das Nações


Até hoje ainda não descobri o que é esse prédio


Uspenski - visito pela quarta vez e, mais uma vez, fechada


Kauppatori - Praça do Mercado (sem mercado)


Kauppatori e gelo no porto (Mar Báltico)



Museu Kiasma e Sokos ao fundo
na Mannerheimintie



Parlamento Finlandês - Eduskuntalo


Museu Nacional da Finlândia


Museu Nacional da Finlândia


Finlândia Hall - Finlandiatalo


Finlândia Hall - Finlandiatalo


Oopera


Restaurante no Oopera à beira do Töölölahti

Acho que este post vai ficar muito grande se colocar todos os dias de turistada, então, vou fazer um post para cada dia.

Os posts relacionados a esses quatro dias de turismo em Helsinki (clique no link ao post que queira ler):

- dias 23 e 24 de Dezembro - "Coração" de Helsinki
- dia 25 de Dezembro - Pitäjänmäen, Temppeliaukio, Sibeliuspuisto e apresentação na Catedral Luterana
- dia 26 de Dezembro - Seurasaari e Sauna
- dia 27 de Dezembro - Suomenlinna

4 comentários:

  1. Olá. Já vim aqui por vezes, mas fiquei um bom tempo sem computador. Postei um comentário uma vez por aqui.

    Gostaria de ajuda. Tenho grande vontade de ir `^a Finlândia. Gostaria de fazer um intercâmbio. Estou no terceiro ano de faculdade do curso de Negociações Internacionais com ênfase em línguas estrangeiras. Por só trabalharmos com inglês, francês e espanhol, só é permitido esse intercâmbio (que faz parte da grade), para lugares que falem essa língua. Mas, se fizesse um curso na Finlândia referente à negócios ou algo assim de seis meses com aulas ministradas em inglês, eu poderia ir.

    Você saberia quanto custa ir à Finlândia, numa faixa, quão caro é, relativo a que país por exemplo, esse custo. Universidades boas e não tão caras que oferecem esses cursos. Programas confiáveis de host family por aí.

    Isso tudo se acha na internet mas tenho muito medo quando se trata disso, pois, como não sei quão renomado é o lugar, posso estar fazendo um mal investimento. Por isso, recorro a ti e deixo um Feliz Ano Novo e um Feliz Natal atrasado.

    Meu e-mail é: emelin_frances@oi.com.br

    Caso responda ao meu pedido de ajuda.

    Obrigada, tenha um bom dia.

    Obs: suas fotos me fizeram respirar profundo e rolar algumas lágrimas. Muito belas de um lugar por si só, incrível.

    ResponderExcluir
  2. Olá Emelin!
    Desculpe a demora em lhe responder. Estou tentando colocar meus emails em dia!
    Infelizmente não saberia lhe informar sobre intercâmbio para cá, mas há leitores de meu blog que estão fazendo intercâmbio aqui na Finlândia e poderão lhe ajudar...veja la seção "Minha lista de Blogs sobre a Finlândia", aqui na coluna da esquerda, mais lá para baixo e antes do "Arquivo do Blog". Tem o da Luana e o do Ramsés (In the Thousand Lakes). Eles com certeza poderão lhe ajudar melhor do que eu.

    Aqui existem algumas faculdades que oferecem cursos em inglês. Meu filho está fazendo Economia aplicada a Finanças, em inglês. Mas com o temos a cidadania o esquema é diferente.

    Infelizmente mesmo, não saberia nem como lhe ajudar porque as informações que vc pede são muito específicas dentro de um universo grande. E também porque não domino finlandês nem inglês para garimpar informações.

    Um ponto de partida que posso lhe indicar é informar-se com as faculdades. Aqui estão algumas: http://www.universityadmissions.fi/index.php?page=contact-3

    Desculpe não lhe ajudar mais do que isso.

    Um ano novo de muitas felicidades e que vc consiga abrir as portas para a realização de seus melhores sonhos.

    Bjus

    ResponderExcluir
  3. ola amada amiga
    lindooo seu blog...um roteiro maravilhoso de turismo aconchegante e carinhoso...
    adorei!!
    AGORA PASSA AS RECEITAS DESSA CEIA VAIII;...E DO MOLHO TAMBEM......HUMMM

    bjssss saudaosos

    tania Mendes

    ResponderExcluir
  4. Olá!boa noite!
    Como vai?
    Algum tempo eu visito seu blog e acho as informações que vc posta aqui muito importantes!!
    Gostaria de manter contato contigo,quero muito fazer meu intercambio em Helsinki!e se possivel futuramente morar.
    Espero anciosa por uma resposta!
    Mas de qualquer forma muito obrigada por desponibilizar informações no blog!
    KITTOS!
    PUSUJA!

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...