quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

TURISMO EM HELSINKI NO NATAL - DIA 26

Continuando nosso turismo de quatro dias em Helsinki, no dia 26 resolvemos que iríamos à Seurasaari e, se desse tempo, iríamos ao zoológico que ainda não conheço, e terminaríamos numa relaxante sauna.

O passeio por Seurasaari - uma ilha extensa que é um museu a céu aberto com várias construções originais de casas, igreja, moinhos, armazéns etc dos séculos XVIII e XIX  transportadas para a ilha de diferentes regiões da Finlândia - foi além das expectativas. Apesar de não se poder, nesta época de inverno, entrar nas construções se pode passear livremente por toda a ilha em meio às mesmas.

Nos outros dias havia caído uma neve muito fina e light que deixaram minhas amigas bastante empolgadas. Mas, nesse dia, em Seurasaari caiu muuuuuuiita neve. E brincamos a valer com direito a tudo: comer neve caída do céu com a boca aberta, rolar na neve, escorregar, e fazer borboleta na neve do chão, que é uma brincadeira corriqueira das crianças aqui. Em tempos de turismo inédito como esse é claro que viramos criança também. Só que nossas borboletas estavam mais para anjos. Foi muito engraçado! Só faltou o boneco de neve.
Já perto do final do passeio, na ilha mesmo tomamos um delicioso e quentinho capuccino no ravintola (restaurante) onde tem uma sala réplica da de Papai Noel que estava fechada, mas que tiramos fotos através das janelas mesmo.

Ao final do passeio já estávamos tão cansadas de andar, nos divertirmo-nos e tirar fotos e fazer filmagens, e jogar neve umas nas outras, e admirar a paisagem, e tantas coisas... que decidimos ser hora de uma boa e relaxante sauna finlandesa. Abrimos mão do zoológico. E também porque o tempo de traslado de onde estávamos até o zoológico não nos permitiria chegar a tempo de ver tudo ainda com dia claro...lembrando que nessa época o sol está se pondo em torno de 15:15 da tarde.

Na sauna, talvez por passar o dia andando na neve e no frio, mesmo super agasalhadas, as meninas estranharam a temperatura de 27 graus da piscina grande (aquecida) achando-a fria. Então, ficamos na jacuzzi de 30 graus, morninha, morninha, levando jatos d'água nas costas, braços e pernas. Fomos para a sauna bem quentinha com aquele maravilhoso cheirinho de madeira, banho, jacuzzi, sauna e, já nos rendendo a uma boa soneca, tomamos um bom banho e direto para casa.

Já se tornou hábito para mim sair da sauna e ir para casa tirar uma gostosa soneca de uma hora ou hora e meia na minha caminha bem gostosinha. E estava contando com isso. Mas, as meninas se animaram em fazer um macarrão ao alho-poró com creme de leite, que a matuta aqui ainda não conhecia, e foi o jeito ir para a cozinha dar uma forcinha para elas, arrumar a mesa, etc... E querem saber? Nossa! Que coisa gostosa! Valeu!

Acho que o jantar mais conversas e papos gostosos, embaladas pelas músicas de MPB na rádio de Fortaleza pela internet, foram, aos poucos, acabando com o efeito da sauna e terminou que fomos dormir já para lá da meia-noite...com a sensação gostosa de um dia deliciosamente vivenciado.


 
Mapa da Ilha Seurasaari




Ponte de entrada para Seurasaari

Vista de uma ponta de Seurasaari e do Mar Báltico congelado



Vista de uma ponta de Seurasaari e do Mar Báltico congelado



Vista de uma ponta de Seurasaari e do Mar Báltico congelado



Casas dos séc. XVIII e XIX trazidas de várias regiões da Finlândia.
Imagine morar nessas casas pequenininhas,
com porta que você tem que se abaixar para passar
e no inverno...
(o que você pensa que é janela, é porta)



Tentativa de fazer borboleta na neve...
saiu anjo!



Vista do Mar Báltico congelado






















Quem disse que nesse frio criança fica em casa?
Que nada!
Elas se divertem  fora de casa...e muito!




Os posts relacionados a esses quatro dias de turismo em Helsinki (clique no link ao post que queira ler):
- dias 23 e 24 de Dezembro - "Coração" de Helsinki
- dia 25 de Dezembro - Pitäjänmäen, Temppeliaukio, Sibeliuspuisto e apresentação na Catedral Luterana
- dia 26 de Dezembro - Seurasaari e Sauna
- dia 27 de Dezembro - Suomenlinna

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...