Minha amiga Eveline teve a brilhante idéia de deixar as malas já arrumadas na noite anterior para, antes de sairmos em nosso último passeio, deixarmos as malas na consigna que fica na Estação Central de Trens. Assim, passaríamos o dia livre para passear e à tarde voltar para pegar as malas e irmos para o aeroporto de ônibus. Foi o que fizemos. Um armário onde coube as malas das duas mais duas mochilas custou 4,00E.
Nosso dia 27 foi um belo brinde com ajuda de nossa amiga Ariane É que tínhamos programado ir a Suomenlinna, que é uma ilha onde fica uma fortaleza do século XVIII, no final da tarde de ontem, mas quando chegamos ao porto para pegar o barco pouco depois das três da tarde já estava mais para escuro e Ariane meio que com cara de muchocho nos convenceu que não valeria a pena. E ela adivinhou porque Suomenlinna no dia 27 estava belíssima, toda nevada e com um para lá de maravilhoso sol se pondo no Mar Báltico mais para congelado que outra coisa. As fotos por si só dirão de nossa vivência naquele lugar e momento exótico. Amamos!
Nos encantamos tanto com o passeio pela ilha nevada e branquinha sob aquela luz meio que misteriosa do sol que se punha, que acabamos perdendo o barco de volta para Helsinki e nos atrasamos em meia hora tendo que esperar a próxima partida. Assim que chegamos no porto avistamos o tram que tínhamos que pegar até a Estação Central já passando mais à frente. Resolvemos então pegar um táxi para não atrasar a chegada no aeroporto. Ai! A partir daí foi sufoco de correria para que elas não perdessem o vôo. A fila de check in era única para muitos vôos e enooooorme de comprida. Resumindo bem resumido, depois de muito estresse e angústia - mais da minha parte - enfim, conseguiram embarcar a menos de 20 minutos do horário do vôo. E tudo deu certo!
Só para registrar a quem se interessar, existe uma linha de ônibus - a 615 - que faz o trajeto Estação Central de Trens/Aeroporto e volta. Existem outros meios, claro, mas esse é o mais barato. O Aeroporto Internacional de Vantaa (que fica na cidade de Vantaa) não é em Helsinki. Vantaa faz parte da Região Metropolitana de Helsinki (RMH) junto com Espoo, Kauniainen e, obviamente, Helsinki. Por isso, a passagem de ônibus da Estação Central de Trens em Helsinki para o aeroporto ou o contrário custa 4,00E com direito de reuso em qualquer transporte público na RMH dentro de 1:20 hs.
Saindo de barco da Kauppatori para Suomenlinna.
Gaivotas nadando no mar gelado.
Mar Báltico na região do porto já bastante congelado
Rastro no gelo da rota de ida e vinda do barco da Kauppatori para Suomenlinna
Chegando em Suomenlinna e o gelo mais compactado no Mar Báltico
Os marrecos com preguiça de sair da água com o barco chegando...subiam nos blocos de gelo
Caminhando em Suomenlinna.
Um amigo, o Léo, disse uma coisa bem engraçada:
O que são um monte de pontinhos pretos no branco?
Um monte de finlandeses andando na neve.
E é verdade...a maioria usa preto.
Avistando um pronunciado belo por-do-sol!
Que paisagem! Única! Bela! Paz!
Apenas admirar!...
...a cor que o por-do-sol reflete na neve...singular!...
Os cisnes são símbolo da Finlândia.
Fazia mais de mês que não os via e, de repente, surgem quatro, silenciosos e deslumbrantes!
Alguma semelhança com o semi-árido nordestino?
Imagem, como engana!
Por-do-sol em Suomenlinna/Helsinki, 14:30 horas da tarde, neve e árvores sem folhas no inverno!!!
O céu oposto ao por-do-sol
Os canhões de Suomenlinna
Helsinki ao fundo.
As chaminés não são poluentes.
Voltando para Kauppatori
- Chegada de minhas amigas brasileiras e nosso Natal
- dias 23 e 24 de Dezembro - "Coração" de Helsinki
- dia 25 de Dezembro - Pitäjänmäen, Temppeliaukio, Sibeliuspuisto e apresentação na Catedral Luterana
- dia 26 de Dezembro - Seurasaari e Sauna
- dia 27 de Dezembro - Suomenlinna
oi irene,
ResponderExcluirEsse post e o post com o título: Turismo em Helsinki no Natal - Dia 27 estão vazios... snif.. snif...
O que ocorreu???
Bjs
Susana Cardoso
Itajaí - SC
Reservei o espaço para não passar para 2010.
ResponderExcluirFalta escrever e faltou tempo!!! heheheheehhehe
Escreverei em breve...
Bjus
chocada com tanta beleza!!! queria que aqueles filmes de ficção científica em que você pode "entrar" pela tela do pc fossem verdade, pra ir num pulo até aí hehehe
ResponderExcluirFeliz 2010, Irene, tudo de bom pra você!!
Ah, hoje saiu uma notícia sobre a Finlândia no jornal aqui do Rio... pena que foi sobre um incidente triste em Espoo :(
ResponderExcluirÉ Lalá...eu ainda estou impregnada de tantas belas e profundas emoções do que vi e vivi naqueles cinco dias com minhas amigas passeando aqui em Helsinki.
ResponderExcluirExceto a neve com chuva na hora que elas chegaram, tudo o mais foi perfeito!
Fiz um vídeo de nosso último passeio, que foi a Suomenlinna, e foi o fechamento com "chave de ouro"!!! Vou postá-lo.
Um 2010 maravilhoso e que logo, logo você possa vir conhecer a exoticidade e beleza simples deste país de 180 mil lagos.
Bjus
Pois é Lalá...gente com problemas emocionais existe em toda parte do mundo. Aqui é raríssimo acontecer atos de violência, tanto que quando acontece comove todo o país e o mundo.
ResponderExcluirEste infeliz homem, um albanês de Kosovo, como disseram as notícias aqui, um país que sofreu vilências incomensuráveis. Ele já morava aqui há alguns anos e teve problemas com a polícia há algum tempo. Ele matou a ex-mulher, depois seguiu para uma grande loja em Espoo, a Prisma, e matou quatro funcionários de lá. Não foi tiroteio a esmo. Depois de poucas horas foi encontrado morto - suicídio. Dá a impressão de que ele procurou pessoas envolvidas em algum mesmo assunto. Muito triste! Que Deus cuide dos que se foram e pacifique o coração dos familiares e amigos.
Irene, você é uma excelente fotógrafa! Pensar que muitos dos finlandeses veem estas paisagens de modo superficial - não conseguem ver a real beleza que temos.
ResponderExcluirUm excelente 2010 com muito carinho e tudo de bom!
Ow Helena! Muito obrigada!
ResponderExcluirMas sejamos justas...a paisagem ajuda muito e a máquina que tenho também. O olhar em busca de beleza encontra campo fértil aqui.
Um grande abraço muito afetuoso!
Olá Irene. Li os posts relacionados com as visitas que efectuou com as suas amigas brasileiras, e gostei imenso. Aliás, aproveitei até para tirar alguns apontamentos que, estou certo,, me irão ser bastante úteis para a viagem também em turismo, que irei efectuar a Helsinquia em Abril próximo.
ResponderExcluirFiquei só com uma dúvida: a maior parte do trajecto que fizeram no dia 24, foi feito a pé, ou utilizaram transportes públicos? Um óptimo 2010 para si.
Um abraço desde Sesimbra, Portugal.
Olá José Gil
ResponderExcluirA do dia 24 dá para fazer a pé sim. Só pegamos um tram do Kauppatori para o centro apenas ganharmos tempo e energia. Mas, dá tranquilo, para fazer a pé.
Espero que goste de Helsinki.
Um abraço.
Muito obrigado Irene pelo seu esclarecimento. Também espero que Helsinquia, seja para mim e para a minha mulher uma agradável surpresa.
ResponderExcluirGostaria de lhe dar os meus parabens pelos seus bogues, e pelo excelente trabalho aí demonstrados.
Bem Haja
Irene, nossa amei as fotos...tão lindas.
ResponderExcluirFiquei encantada com o reflexo do sol na neve, lindo lindo.
Calma, calma eu também vou ter o prazer de ver isso tudo (nossa to mega ansiosa pra ir logo ai).
Abraços