quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

CASAMENTO FINLANDÊS


Sábado passado fui a um casamento de uma colega de curso de finlandês.

Ela é angolana e a família não pôde vir, então, fez questão de minha presença, já que está aqui há quatro meses e não tem muitos amigos ainda. Relutei em aceitar porque fiquei imaginando o meu vestidinho de festa de alcinha tão lindo todo vaporoso que eu trouxe do Brasil!...nesse frrrrrrrrrrio! Com certeza iria ter uma pneumonia ou uma gripe daquelas bem brabas.

Mas, descobri vizinho a minha casa um Kirpputori. Foi a minha salvação. Comprei um casaco vermelho quase zerado chiquérrimo de segunda mão por 5 Euros, um sapato fechado de festa quase zerado por 2 Euros (eu só tinha sandália aberta de salto fino) e um xale de festa lindo por 5 Euros. Eita realidade distante da do Brasil!!! Aqui não é coisa de pobre se comprar "second hand".

Comprei uma meia rendada nova...aí ficou fácil porque pude usar minhas alushousut quentinhas e colocar a meia rendada por cima. Minhas ex-cunhadas me ajudaram com a maquiagem, porque não gosto de maquiagem. Mas elas insistiram em me dar de presente um kit completo de maquiagem quando eu ainda estava no Brasil, prestes a viajar. Eu mesma arrumei o cabelo no estilo meio preso...cá para nós, fiquei linda!!! Fiz sucesso! heheheheheh

Agora o casamento finlandês. Mas que coisa mais interessante e diferente! Primeiro foi o casamento religioso que começou às 16 horas, numa igreja luterana enorme, parecida com a Igreja do Pequeno Grande no estilo, sem os santos, claro, e quase do tamanho da Catedral de Fortaleza. Enooooooorme! e com umas cinquenta pessoas apenas. A cerimônia foi simples, formal e cheia de conselhos para os noivos. A noiva, uma bela moça negra num vestido branco muito bonito e o noivo, um típico finlandês, também muito bem vestido. Os dois muito jovens. Ele 26 e ela uns 24. O pastor fez toda a celebração em finlandês e em português e se via que era um pastor ligado à família, ou o contrário, porque a forma como ele falava era como a de um religioso que cuida mesmo de seu rebanho, sem demagogia. E ele também estava na festa do casamento.


Uma pessoa daqui já havia comentado comigo que os casamentos finlandeses, tanto a celebração religiosa quanto a festa, são muito formais. E esse também seguiu a regra até um certo momento.
Terminou a cerimônia, saem os noivos muito formalmente seguidos de um casal apenas de padrinhos. Seguem até uma ante-sala na entrada da igreja. Depois, saem todos os convidados que se enfileiram comportadamente nos degraus da entrada da igreja com punhados de arroz nas mãos. Os noivos então descem as escadas com aquela chuva de arroz e aí sim as pessoas demonstram alegria, dão risadas e brincam. Imagino essa situação com brasileiros alguns anos atrás, antes da indústria do casamento enrijecer os rituais!

Continuando...da celebração religiosa fomos para o restaurante. Não é bem um restaurante. É tipo um pequeno restaurante com pub, dois pequenos palcos e um dancing. Muito formalmente, os noivos chegaram ao restaurante, quando todos os convidados já estavam lá. Menos eu, que sem carro, fui de Tram até o centro para depois pegar um ônibus (já de noite e um frio danado). Cheguei junto com eles. Dei sorte! Porque quase que me perdi. Não me perdi porque não tinha como não ver o carro, um enorme carro tipo Audi zerado chiquerésimo cheio de enfeites de "noivos a bordo" e com as tradicionais latas presas na parte de trás.

Quando chegamos ao restaurante, os 50 convidados os receberam com palmas. Os noivos se arrumaram no meio do salão e começaram a receber os cumprimentos, enquanto ia sendo servido a todos uma taça de champanhe. Terminados os cumprimentos, todos brindaram. Na entrada da parte das mesas havia um diagrama das mesas com todos os lugares nomeados por convidado. Então você não senta onde quer. Pode até trocar depois. Percebi que havia uma lógica na arrumação porque foram poucas as pessoas (angolanos) que trocaram de lugar. No pequeno palco central sentaram-se os noivos acompanhados dos pais do noivo e do casal de padrinhos. Detalhe: os pais do noivo são separados, cada qual com seus novos companheiros e todos sentados à mesma mesa e convivendo civilizadamente. E aí foram discursos emocionados do pai, da mãe que adotou a noiva de verdade e de coração como filha, e sei lá mais discurso de quem...em finlandês e em português. Em seguida foi servido o jantar, bem diversificado e farto...uma delícia! Adoro a comida finlandesa (exceto porco, carneiro e outras carnes). O interessante é que primeiro se servem os noivos, depois os pais dos noivos e depois os convidados, mesa após mesa. Os de uma mesa só se serviam depois que os da mesa anterior tivessem se servido. Depois o bolo simples mas muito bonito de mansikka delicioso super molhado e um recheio hummmm. Finalmente, chá. Havia vinho, suco e água. Quem quisesse outro tipo de bebida podia comprar. E aí começou a festa mesmo. Mas antes, não sem a famosa valsa dos noivos que depois trocam com os pais. Em seguida tocou uma banda finlandesa de rapazes que apresentaram hits de dancing e rock e que alternaram com um DJ angolano que mora aqui há alguns anos. O "problema" é que o DJ dominava a festa com suas músicas africanas para lá de alegres, então a banda ficou meio de lado. E quando ele estava no palco, os angolanos entravam num frenezi e dançavam suas danças exóticas e arrastavam os finlandeses junto e eu lá no meio. E os finlandeses meio que sem prática no assunto, mas tentando de toda sorte. E era finlandês dando um reboladinho aqui, outro dando uma voltinha ali e era engraçado de ver. Muito legal! E se divertiram a valer! E eu mais ainda! Eu só sei que dancei até não querer mais. Desenferrujou tudo! Fazia tempo que não dançava tanto.


E é mais ou menos assim um casamento finlandês. Tire a parte dos angolanos que você terá uma ideía mais aproximada.
Amei!

6 comentários:

  1. Irene, sou brasileira e sempre tive muito interesse pela Finlândia. Encontrei seu blog outro dia fazendo uma pesquisa no google - e que achado! Adóóóro! Muito informativo (já aprendi várias coisas que nem fazia ideia), bonito, bem recheado de fotos. Só está aumentando minha vontade de conhecer esse país *ai, ai* Quem sabe um dia, né?
    Aproveite bastante e que tudo dê certo pra você aí!
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Acredite em seus sonhos...um dia, quando menos esperar, acontece.
    Foi assim comigo...cá estou!
    Obrigada Lalá, boa sorte e que seus melhores sonhos se realizem.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post! Só que até hoje não consegui entender qual a diferença entre um casamento finlandês e brasileiro? Como sou finlandesa e nunca participei um casamento brasileiro (e na verdade, poucos casamentos finlandeses), só ouvi falar que é "tudo diferente", mas sempre fiquei com a dúvida: então como é no Brasil? Já imagino que a diferença é na formalidade, mas isso não é apenas com casamentos, é a mesma coisa com os jantares, aniversários (da família) etc. Então deve ter mais algo...?

    ResponderExcluir
  4. Olá Teea,

    Na verdade a cerimônia religiosa do casamento é parecida. O que difere é o comportamento das pessoas na festa. Pelo que vi, e somente participei de um casamento aqui em Helsinki, e somando aos comentários de outras pessoas aqui, o comportamento dos finlandeses em um casamento é bem formal. Parece que em outras festas também. Pelo que vi, há várias etapas em que são cumpridas formalmente uma a uma, tomando um bom tempo da festa.

    Já as festas de casamento brasileiras há o mínimo do mínimo de etapas formais a se cumprir. Por exemplo: o recebimento dos cumprimentos e apenas em alguns outros, a valsa dos noivos que hoje na maioria é substituído por uma música romântica que tenha a ver com as história dos noivos. Afora estes dois momentos mais ou menos formais, os noivos circulam pelas mesas em conversas com os convidados. E os convidados ficam totalmente à vontade, circulam pelos ambientes, pelas mesas, alguns grupos ficam de pé conversando.

    Há as etapas que vão acontecendo normalmente sem ninguém anunciar, como a hora de servir o jantar, depois as sobremesas, depois os docinhos, isso tudo geralmente já com o dancing rolando.

    Na minha opinião não é melhor nem pior que as festas de casamento finlandesas. Apenas são duas maneiras diferentes e interessantes de se celebrar este momento tão importante para os noivos.

    Na minha vivência dos dois, observei que o estilo de casamento brasileiro está mais para a diversão dos convidados e o casamento finlandês privilegia a todo instante os noivos em um momento tão importante e único na vida dos dois.

    Muito resumidamente, é isto!

    ResponderExcluir
  5. Obrigadíssima! É o que pensei... e por isso falei que assim também são muitas outras festas finlandesas (não apenas os casamentos). Ou comportamento em geral: aqui não se fala às pessoas na mesa do lado :)

    ResponderExcluir
  6. Ah! e lembrei mais:
    Muitos dos casamentos brasileiros hoje em dia os noivos é que vão às mesas, uma por uma, e então recebem os cumprimentos.
    Outra: os lugares não são marcados. Todos escolhem onde querem sentar-se.
    :)

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...