quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A RELATIVIDADE DAS VIVÊNCIAS

Nos meus emails periódicos para amigos contei sobre a minha experiência com temperaturas abaixo de zero e esta semana foi a menos...vou lhes contar:

Na semana passada fiz a minha habitual consulta ao FORECA e ao Weather Underground sobre a previsão do tempo. E tomei um susto, junto com calafrio e mais medo quando vi a previsão de queda brusca da temperatura para esta última segunda-feira, dos mais ou menos -2 a 0 graus, para -12 a -15. Isso foi inimaginável para mim. E mais uma vez, vem aquele tipo de pensamento do "e depois..." porque ainda não terminou o Outono...ainda vem o Inverno...e como será então o Inverno se no Outono está -15?



Aí gelei literalmente!  Quem acompanha meus posts já sabe de minhas repetidas histórias receosas...não, receosas não, medrosas mesmo, sobre tudo que diz respeito a frio. Imagina! Aquele sofrimento todo com -5 que já superei e ter que enfrentar -15 graus. Ai ai! Corri num Kirpputori e encontrei um baita, porreta, pesado e astronáutico sobretudo polar com capuz e tudo e uma luva polar esporte. Comprei tb uma calça polar também do tipo astronáutico que se usa por cima da calça comprida. A vaidade fica em segundo plano. Testei-os na segunda quando fui para a aula. Cheguei em casa por volta das 21:30 horas com -16 na rua e nem senti frio e nem usei a tal calça polar. Dá para acreditar?

O sábio Léo já havia me dito que a gente acaba se acostumando. Mas vou confessar: dado meus históricos de experiência com frio, duvidei. É, mas ele tem razão...é incrível o poder de adaptação do nosso organismo e sobre coisas que nem imaginamos ser possível. Pois então, vinha a caminho de casa, admirando um céu estrelado lindo que fazia muitos dias não aparecia....tudo branquinho da neve...eu ouvindo minhas músicas no MP3 e feliz da vida...cantando na rua, desafinado mesmo (como me chamava a atenção minha filha em Fortaleza) e com -16 graus! Quem diria!

Como disse, contei essa história em email para meus amigos e uma delas de Fortaleza me respondeu:

"só com o assunto do email me deu um calafrio!! Na hora olhei pro ar condicionado daqui da sala que marca 22 graus e eu me sentindo um pouco mais que fresquinha (aquele limite pra sentir frio!!). Fiquei imaginando se com o traje completo a pessoa consegue andar ou precisa de um nativo pra rolar a gente até o lugar onde se quer ir. Tipo assim: vc liga pra empresa de roladores de estrangeiros tropicais, aí vem um cara de trenó e vc sai da porta da casa aos pulinhos. Na calçada o cara te tomba e sai te rolando pela calçada!!  kkkkkk. bjs saudade" ....amei...morri de dar risada! E é mais ou menos assim, tirando os roladores. heheheheheh.

E outra amiga, também de Fortaleza, que está fazendo doutorado na Espanha falou uma coisa muito interessante e que veio bem em cima do que acredito: preconceito é ignorância. Nunca se pode falar sobre algo que você não vivenciou. Só dá para saber de fato sobre algo quando se experiencia. Pois vejam:

"Ontém aqui estava nevando pela manhã e eu achei que estava frio mas depois do que você me disse dos -16, compreendi que a minha referência de frio vai ser bem diferente da tua, como é diferente da referência da Deinha (que mora em Fortaleza)... aprendendo que tudo é muito relativo".

É...sair do nosso mundinho para ampliá-lo nos traz imensas possibilidades e novos olhares sobre as pessoas e a vida.

E para quase finalizar e escandalizar mais ainda meus amigos e leitores brasileiros fiz questão de registrar a temperatura agora 16/12/2009, 7: 15 horas em Helsinki: - 19 graus. Aqui no meu bairro está -20, mas não vamos entrar em pormenores por causa de 1 grau heheheheheh Será que chegará a mais frio que isso?




E para finalizar, semana que vem, semana do Natal parece que a temperatura voltará para a média de -5 graus e com tudo branquinho de neve...explêndido! Melhor, impossível!*

* Esse é um filme que vale a pena assistir...sobre preconceitos ...recomendo!



3 comentários:

  1. Olá novamente^^,parece que você vai ter um natal beeem frio aí xD
    É esse negócio de temperatura é questão de se acostumar realmente,algumas pessoas mais facilmente(seu caso ao que parece),outras nem tanto.Mas de qualquer forma deve estar um frio daqueles que nem precisa fazer comentários!xD
    Temperatura e clima são assuntos normais nas conversas com meus amigos finlândeses...eles ficam horrorizados quando eu digo que aqui no Brasil está fazendo "frio" com 15ºC,por exemplo xD e ficam mais surpresos ainda quando conto sobre as temperaturas médias para o ano todo,no Brasil inteiro que ficam em torno de 30ºC e eles acham que é quente demais a partir dos 25ºC...Esse é um tema que rende muita conversa xD
    Mas é como a sua amiga disse:tudo depende do ponto de referência e as temperaturas a que pessoa esta adaptada né?!^^
    Tenha um bom dia^^ até mais...

    ResponderExcluir
  2. É Larissa...a relatividade nem é assunto tão novo assim! heheheheh
    E aqui agora está tudo branquinho, branquiho...vamos ter um Natal branco. Hyvää!
    Joulua valkoista!

    ResponderExcluir
  3. Camila de Lima Severino24 de dezembro de 2009 às 18:17

    Bem, falando 'parcialmente' de neve, no primeiro dia de verão aqui no Brasil, uma cidade paulista e uma mineira, foram contempladas com um chuva de granizo. E horas depois do fim da chuva, haviam enormes blocos de gelo que mais se pareciam com neve.
    Foi realmente lindo, tirando a parte dos prejuízos.
    Irene, mas passar o Natal curtindo uma nevinha cair deve ser maravilhoso.
    Embora o clima por aqui no Brasil esteja realmente louco por causa das variações e alguns fenômenos curiosos, ainda não passamos de chuvas de granizo (com exceção no sul do país, que já nevou.), o que me deixa a sonhar com a neve e até esse frio maravilhoso que faz aí.
    Abraço.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...