segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

MAIS UMA FÃ DA SAUNA FINLANDESA


Uauuuu!
Pense numa coisa relaxante, deliciosa e viciante....é a sauna finlandesa. Não fico mais do que uma semana sem ir. 
Vou contar a vocês: eu não tinha ido antes porque fiquei com medo de ir sozinha e dar uma de matuta, sem saber falar bem inglês e sem ter como descobrir o funcionamento de tudo. E ainda bem que não fui sozinha. Ia ficar engasgada logo na catraca de entrada porque o cartão magnético não se passa dentro de nada, simplesmente se desliza deitado na superfície de cima da catraca. Eu morria e não acharia. hehehehehehe Quando estou dando uma de matuta dou risadas de mim mesma! Depois conto a do carrinho de supermercado.

Continuando minhas peripécias na sauna finlandesa...
No Brasil se privilegia campos e estádios de futebol. Aqui há mais estádios para hóquei e mais ainda de centros de esportes e de natação. Esses centros de natação são grandes estruturas para piscinas cobertas de água aquecida. E todas, é claro, dispõem de saunas e cafés. A que estou frequentando com umas amigas não é das maiores, mas, mesmo assim, fiquei muito impressionada com o tamanho e qualidade de toda a estrutura. Sabe, tipo matuta mesmo que fica meio boca aberta! Ainda bem que estava com minhas amigas que já são "experientes" (eu agora já sou heheheheh). Na entrada, mostrei meu cartão de desempregada e pude ter um desconto de 50%. Paguei 2,80E. Recebi um cartão magnético que dá direito a acesso às piscinas, saunas, vestiários, banheiros por todo o resto do dia. Deslizo o cartão na catraca da entrada, seguimos para o vestiário. Tudo muito organizado, limpíssimo e bem cuidado. Guardamos cada uma suas roupas  nos respectivos armários privados, colocamos o maiô e fomos para a área de chuveiros. Tomamos um banho rápido e vamos para a piscina (25m) de água aquecida (todas aquecidas eletrônicamente a 27 graus). Lá tem disponível todo tipo de ferramenta para natação, hidroginástica e outro que não sei o nome que é tipo caminhar dentro dágua. Tudo praticado nas devidas raias. Fazemos caminhadas na água e dou minhas nadadas. De lá vamos para uma piscina comprida e estreita com diversos tipos de jatos dágua para massagear costas, peito, pernas,etc. Uma delícia...que relaxante. Seguimos para uma chuveirada bem gostosa de água quente e depois para a sauna. Detalhe: a mulherada toda pelada. É proibido entrar de maiô na sauna, pelo menos é o que a figura de um maiô com um X vermelho em cima dava a entender na entrada....não sei porque (ainda não entendo finlandês, só desenhos! hehehehe). Ah mas que delícia é realmente a sauna finlandesa. É diferente. É seca, mas não seca como essas do Brasil. E tem as pedras de rio grandes e quentes que a gente joga água fria em cima, faz shhhhhhhhhhhhhhhhhh, sobe aquele vapor para lá de quente e se espalha pela sauna. E que cheiro de madeira delicioso. Amei! Virei freguesa assídua. E depois mais uma chuveirada...mais uma caminhada com braçadas na piscina (enrijece os músculos das pernas e braços), mais jatos de água, mais sauna, um bom banho, vestir-se e ir embora. Sair na rua totalmente relaxada! Vocês não tem noção de como é bom! E aí chegar em casa e tirar uma soneca daquelas que fazem qualquer um levitar.
Bom demaaaaaaaaaaais!

5 comentários:

  1. Olá,achei seu blog agora e queria dizer que é muito bom!^^
    Tenho alguns amigos finlândeses e se tem algo que eles não param de falar é sobre a sauna,admito que até agora não fazia idéia de que era assim...mas,estou sem palavras,parece ser realmente incrível ^^...Dá até pra imaginar como é xD e ficar com uma pontinha de inveja por não poder frequentar uma xD

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Larissa!
    Antes de vir para cá eu achava que esses comentários sobre a sauna finlandesa era exagero. Mas é real! Muito bom mesmo! Ainda quero experimentar das que você sai da sauna e se joga na neve. Uau!!!! deve ser....sei lá!
    Quem sabe você vem conhecer Helsinki e as saunas finlandesas!

    ResponderExcluir
  3. Irene, uma dúvida: as pessoas ficam sem roupa, sem roupa mesmo?? Tipos, nem uma toalhinha, nem nada? o.o
    Eu acho que teria muita vergonha, isso sim hahaha E olha que dizem que os brasileiros não têm vergonha, já que estão acostumados com biquínis e roupas mínimas hehe. Como é que os finlandeses lidam com isso?
    Mas se você for na que se joga na neve depois, conta, por favor. É outra coisa que na minha cabecinha não entra muito bem - as pessoas não ficam gripadas não? hahaha
    Desculpe a ignorância, mas tenho muita curiosidade de saber mais sobre esses costumes.
    Bjão

    ResponderExcluir
  4. Lalá,
    Sabe que notei a diferença de comportamento do que eu estava habituada no Brasil. É como você diz, no Brasil a mulherada é conhecida por seus mínimos biquinis mas não se sentem à vontade quando nuas. Aqui, por causa do frio seria impossível se andar com menos roupas (ainda não cheguei no verão...vamos ver), mas as finlandesas não tem a menor vergonha de seu corpo. Nas saunas ficam nuas mesmo...das saunas para os chuveiros, dos chuveiros para os vestiários. Nada de toalhinha ou ficar sem graça. Aliás usa-se uma toalhinha pequena para sentar-se na sauna...somente. Eu também pensei que teria vergonha, mas todas são tão naturais que fica parecendo bobiça ficar com vergonha. Para mim é natural agora.
    Pelo que ouvi de comentários deve-se ter alguns cuidados para não ficar gripado. Parece que vc se joga na neve e tals mas não pode demorar. É tipo vapt-vupt. Se for se jogar dentro do lago gelado (fazem buraco no gelo para acessar a água) não pode de jeito nenhum molhar a cabeça. Nas saunas que frequento não há problema porque são ambientes fechados e com alguma calefação. Mas para sair na rua depois da sauna deve-se agasalhar muito bem, senão pode gripar sim.
    Acho que é mais ou menos assim.
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. Huum, agora entendi. Obrigada pela explicação. ;)

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...