quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

BANDA LARGA DE 100Mb PARA TODOS NA FINLÂNDIA


Hoje encontrei esta notícia no site do Ministério dos Transportes e Comunicações da Finlândia (tradução livre minha). O Governo Finlandês, de olho num futuro não muito distante, vai iniciar a ampliação da cobertura de Banda Larga (de 95 para 99% da população) e aumento da velocidade para 100Mbit/s...uau! Tenho atualmente a velocidade mais baixa oferecida aqui em Helsinki que é de 2Mb e já faz uma diferença monstra! Imagino 100Mb! Aliás, nem consigo imaginar: nem terminei de piscar e já está aqui o download!!!
Quem quiser ler o original em finlandês: http://www.lvm.fi/web/fi/243

O Governo Finlandês decidiu em 4/12/2008 (Resolução no. 12/2008) por iniciar um projeto nacional de banda larga. O objetivo é de no final de 2015, a quase totalidade (mais de 99% da população) de residências, empresas e agências governamentais terão acesso a Banda Larga a uma velocidade de 100 Mbit/s, por meio de fibra óptica ou por cabo. Os consumidores comprarão ao forneceder de sua escolha o acesso.

As empresas de telecomunicações oferecerão serviços de alta velocidade em condições de mercado. Isso vai atingir cerca de 95% de cobertura da população. Este aumento na cobertura populacional de 99% implica que a alta dos serviços de velocidade serão construídas em regiões pouco povoadas.

O custo do projeto é de aproximadamente 200 milhões de euros. Os operadores de telecomunicações vão pagar para isso, pelo menos, um terço. O apoio público - dois terços - é dividido em estadual, local e da UE. A ajuda governamental é paga apenas aos projetos que não são comercialmente viáveis.



Um comentário:

  1. Que avanço maravilhoso isso para o seu país, Irene. Se eu não estou enganada, no Brasil há uma cidade no sul po país que tem algum projeto desse tipo para a população.
    Internet para todos é algo que o governo brasileiro deveria investir, porque a educação daqui está tão precária, que a Internet ajudaria muito a melhorá-la.
    Parabéns a vocês por mais essa conquista :)

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...