quarta-feira, 9 de setembro de 2009

DE VOLTA...

Estou de casa nova...um apto de 32 m2 muito gostoso e bem aconchegante. Aos pouquinhos vou arrumando com mobiliário e decoração, já que a grana é bem contadinha! Como nunca fui exigente e sempre vivi altos e baixos não é nada complicado para mim viver esse recomeço. Muito ao contrário, coloco energia positiva sobre o que é novidade e assim vou ganhando os instantes e momentos de uma forma mais prazeirosa.
Estou com meu novo notebook...ah isso sim me fez uma falta danada! Mas até nessa situação de não-comunicação me virei até que bem legal! Procurei preencher meu tempo com outras coisas que a gente quando está com a cara enfiada no teclado muitas vezes esquece que existem...um mundo enorme lá fora.

Helsinki é a minha cidade eleita de coração e na razão. Por todos os motivos do mundo: bonita, organizada, super arborizada, com muitos e muitos parques e praças, arquitetura antiga e moderna, muitos eventos e, principalmente de graça, tudo aqui funciona, é de boa qualidade...não preciso perder meu tempo procurando no produto o que é que o fabricante ou produtor colocou que não é bom e que nunca mostram de cara.

O custo de vida aqui não é caro, para a realidade do que se ganha. Muito ao contrário, há muitas coisas que proporcionalmente são bem mais baratas que no Brasil. O que achei caro mesmo aqui foi carne e alguns produtos no supermercado da parte dos supérfluos. Como não sou carnívora nem tanto consumista, não me afeta tanto. Contratei internet 2Mb (dois MEGAB) por 25E por mês (e ainda os dois primeiros meses de graça)...igualzinho essa porcaria de Velox de 300, 500 Kb da b... da OI! Ô empresazinha para eu ter mais abuso no mundo não existe.

O clima agora prenuncia a chegada do outono...árvores com folhas começando a amarelar, avermelhar e cair...ainda não predomina na paisagem. Tem dia que faz sol o dia todo...muito sol - hoje o termômetro em casa estava marcando 27 graus (in) e 25 (out). Mas também é porque meu apto fica de frente para o longo sol da tarde e há enormes e compridas janelas de vidro que absorvem muito calor. No outro dia fica nublado...no outro fica meio nublado...no outro dá uns chuviscos que não dá nem para molhar e em curto tempo. Tem dias que faz sol com muito vento, como hoje, e tem dias que nubla e chuvisca com muito vento. Nesses mais de trinta dias que estou aqui só choveu mesmo, assim tipo aquela chuva que derrama água abundante do céu, apenas um dia, e com direito a raios, relâmpagos e trovões à noite. E também, apenas uma vez, desceu uma cerração daquelas de quase não enxergar um palmo na frente do nariz. Abaixo está uma sequencia de fotos do anoitecer na noite anterior a essa cerração...as nuvens já "falavam" o que vinha por aí.

A temperatura, em geral, nessas últimas três semanas tem ficado no máximo em 20 graus durante o dia e começo da noite. Na madrugada vai aos 12 ou 13 graus que, dentro de casa, sem calefação ligada, fica nuns 22 ou 23 graus...ótimo para dormir bem quentinho debaixo do edredon. Ontem quando fui ao centro estava 16 graus e eu só com uma calça jeans sobre outra fininha de malha, com uma blusa de lã fininha sobre outra de malha, e nem senti frio. Quem me conhece sabe que sou friorenta demais. Em Fortaleza, no ar condicionado do trabalho eu sempre estava ou com casaco ou com bleaser. Agora, amigo, quando bate o vento, hahaha, aí sai debaixo porque ele entra por cada buraquinho, por menor que seja, de todas as suas roupas até chegar na sua pele e doer nos ossos. Frio com vento é que é o problema aqui. Frio sem vento é moleza!

Tive minha primeira aula de finlandês na segunda. Gostei bastante! A professora é ótima....a classe mais heterogênea, impossível: russo, norueguês, turco, iraniano, chinês, camaronês, somali, indiano, e sei mais lá o que, e mais um brasileiro, além de mim. Sangue é sangue! Quando a professora falou o nome dele, Tiago, pensei logo, oba! um brasileiro. E era mesmo! Fiquei toda feliz como pinto cascaviando o chão. heheheheheh. A aula foi sobre as vogais, consoantes, ditongos, duplas vogais, duplas consoantes e respectivos sons e pronomes. Olha! Para mim, brasileira, falar Y junto com ö, tipo: lyöttäytyä, ryijy... haja biquinho e abre boca e fecha boca e faz biquinho tudo na mesma palavra! Ou então, esse tal de "r" que é como em "lara" só que duplo: "kerro" = esses dois "rr" não tem som igual no português. Não é como nós falamos "berro" no português. É um "r" de "lara" duplo...afffffff. Tenho tentado...e olha que até que tento...mas não tem jeito, até agora, só sai som de "r" como de "rua". Mas, tenho paciência, tenho sangue brasileiro e não desisto.

Minä olen brasialainen ja suomalainen.
Minä puhun portugalia.

É isso por hoje!
Näkemiin!





3 comentários:

  1. você não sabe o que quanto estou feliz por achar um blog sobre a finlândia tão completo e ainda com um diário de uma viajante.


    obrigado!

    ResponderExcluir
  2. E eu também fico muito feliz de saber que o compartilhar de minhas experiências estão ajudando outras pessoas!! Você está vindo para a Finlândia ou pretende vir?
    Um abraço,
    Irene

    ResponderExcluir
  3. queria eu estar indo pra finlândia.
    apenas pretendo por enquanto =\

    o engraçado é que voce morou aqui perto,conterrânea nordestina.

    moro no Recife.


    ^^

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...