sexta-feira, 8 de outubro de 2010

FEIRA DE ARENQUES DO BÁLTICO

Domingo passado, no caminho para a embaixada quando fui votar, na volta passei na Kauppatori onde estava acontecendo o primeiro dia da "Silakkamarkkinat" - Festival de Arenques do Báltico. Essa feira acontece todos os anos em Helsinki desde 1743 e é a mais antiga e tradicional. Vem barcos de várias partes da costa finlandesa, ancoram na Kauppatori e nos próprios barcos muitos expositores montam estruturas para venda de seus produtos aos visitantes: o tradicional arenque em conserva, peixes marinados, peixe picante e outros. Há um grupo de jurados que escolhe o expositor vencedor. A praça da kauppatori fica tomada de visitantes que além de comprar as especialidades usufruem das deliciosas comidas feitas em enormes tachos. A feira acontece até amanhã (09/10).



















9 comentários:

  1. haha bacana, legal esse evento gastronômico

    ResponderExcluir
  2. Esse post me deu fome ! hehehhe =p
    Vc chegou a experimentar alguma comida la ?

    ResponderExcluir
  3. Sim, experimentei o lohi...como sempre rsrsrsrsrs. Adoro salmão!

    ResponderExcluir
  4. Olá Irene,

    Eu adoro barcos, principalmente veleiros e barcos antigos. Apreciar estas lindas embarcações e ainda poder se atirar num daqueles tachos da 1ª foto !!!! Fiquei salivando aqui deste lado !!! hhhuuummmm rssss Tudo tão bonito....

    Suudelma

    Du

    ResponderExcluir
  5. Eu também! Não é à toa que privilegiei os veleiros nas fotos. E também me atirei num desses tachos que tinha salmão, batatas com tilli, verduras...Quem sabe vc vem um dia conhecer isso tudo de pertinho. Bjus

    ResponderExcluir
  6. Cara Irene,
    Belo blog sôbre a Finlândia.
    Moramos em Penedo Itatiaia RJ Brasil onde operamos uma pousadinha típica da colônia.
    Adoramos os barcos e ,lógico, tudo da primeira foto.
    Doravante, ficaremos acompanhando suas postagens e curtindo tudo. A do Carnaval está também ótima.
    Tive um amigo de infância daqui de Penedo que julgo ter sido o introdutor do Carnaval de Helsinki. Seu nome era Jussi Virkelle.
    Bem, termino para não virar uma postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Que legal Otávio e Vanessa!
    Sempre fico feliz de saber que o blog cumpre seu papel. Lembro que dois anos antes de vir morar aqui, buscava na internet informações, fotos, notícias...nossa! Como era difícil!

    Meus avós moraram em Penedo, na colônia finlandesa, um tempinho antes de se mudarem para o Paraná...muitas histórias! Um dia, quem sabe escrevo sobre isso.

    Vi o blog da Pousada de vocês...muito bem cuidada! Deve ser um delícia passar uns dias lá. Adicionei o endereço na minha lista de blogs sobre a Finlândia - abri uma exceção, porque mesmo não sendo especificamente sobre a Finlândia, é um jeito brasileiro de falar daqui e promover a pousada para quem não pode ainda vir.

    Sucesso para vocês.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  8. Cara Irene,
    Ficamos gratos e honrados por compartilhar um espaço em seu blog.
    Frequento esta única colônia finladesa do Brasil desde os anos 50. Juntamente com outros que admiram este tão diferente país para nós brasileiros ,com sua cultura e seus costumes peculiares tentamos , através de pequenas postagens, divulgá-las e incentivá-los a conhecê-la.
    Seu blog presta este belo serviço de forma irreparável. Devido ao pouco tempo que tenho, só aos pouquinhos que o tenho visitado.Lindo.
    Quem sabe um dia não nos encontramos aí ou por aqui?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Caros Otávio e Vanessa,
    Sim, quando tiver oportunidade de ir ao Rio gostaria de conhecê-los pessoalmente...quem sabe!
    Quando quiserem vir a Helsinki faço questão de apoiá-los no que eu puder e Levá-los a conhecer a que desejarem nesta cidade na qual amo viver.
    Um grande abraço,
    Irene

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...