Quanto ao cultivo de plantas é imensa a minha lista de perguntas que não tenho a quem fazer. Tenho um primo que adoro mesmo sem conhecer pessoalmente, que é horticultor, mas não tenho coragem de ficar incomodando ele com perguntas de principiante e some-se o fato de que é finlandês e não fala português. Tudo bem que ele fala inglês, mas enfim, não quero incomodá-lo.
Meus questionamentos começaram com coisas básicas: o clima aqui é muito frio a maior parte do ano, mas dentro de casa tanto é quentinho (20 graus em média)como o ar no inverno é muito seco - não sei porque...talvez por causa da calefação. Essa é outra história. Voltando às plantinhas. Fica sempre a dúvida: quais plantas adaptam-se melhor a apartamento nessas condições? E prefiro plantas que dêem flores. Como saber o que quero e encontrar com nomes em finlandês? Santa Internet e Santo Google correm a me socorrer! Então comecei assim: estava numa loja que vende de tudo, inclusive plantas ornamentais. Então vi uma lindinha, toda verde clarinho, parecendo um mini-cipreste, que soltava um cheirinho gostoso quando mexia nela e barata (o mais importante). Comprei. Cheguei em casa toda feliz com minha primeira plantinha. Agora o desafio. Descobrir que planta era aquela na internet para saber como cuidar. Cutuquei, fuçei, googlei às pampas, comparei fotos e descobri: era uma tuia holandesa, uma espécie de cipreste anão. Dei água para ela com substrato que eu já havia comprado e fiquei namorando ela. No outro dia já deu sinais de que algo não estava bem: suas minúsculas folhas em forma de agulhas estavam ficando marrons...para mim estavam morrendo. Ai fiquei doida, frustrada!!! E aquele processo com dois dias estava em quase toda ela. Aí resolvi, num ato de desespero cortar fora com uma tesoura parte dos galhinhos que estavam marrons. Foi uma podada feia. E fiquei muito triste! Olhava para ela todos os dias com um olhar de quem pede que ela salve minha auto-estima. Não queria que ela morresse por algum descuido ignorante meu e eu nem sabia exatamente o que fiz de errado. Resumindo a história, ela sobreviveu, foi reagindo muito devagar, uma nova folhinha verde aqui e acolá e hoje depois de uns seis meses resolveu reagir de verdade: está ficando cada dia mais linda!!!! Depois dela me animei e já tenho três mini-roseiras e uma begônia.
Lembrei de contar essa história porque hoje fui ao supermercado e na parte de plantas tinha uma tão linda, de uma flor tão delicada...pequenina e parecia uma orquídea. Como não entendo de flor e estava sem meus óculos de leitura, comprei assim mesmo por 4,50E... Foi a amor à primeira vista. E estou toda feliz com ela, porque é mesmo uma orquídea! Minha primeira orquídea!! Orquídeas para mim são envoltas em mistérios e magias e sempre achei que eram um tabu de cultivo para pobres mortais como eu. Com minhas googladas descobri que não é nada complicado, ao contrário. Vamos ver se consigo cuidar bem da minha lindinha. Ela é uma orquídea-borboleta, perhosorkidea em finlandês e em latim phalaenopsis. Floresce uma vez ao ano e suas flores duram 70 dias (iupi!) Ah mas é muito linda! Resta saber que dia desabrocharam rsrsrsrs. Aqui está ela em seu primeiro dia de nova casa, no meu quarto, bem pertinho de mim, depois de cuidada (atrás dela está a tuia ressuscitada e uma das mini-roseiras):
Pode cultivar cactos srrs que são bonitos e são muito fáceis de cuidar. Pode viaja e ficar de férias a vontade, é só da uma regada antes.
ResponderExcluirValeu pela dica Marcos, mas gosto de plantas menos áridas mesmo que dêem um pouco mais de trabalho ;)
ResponderExcluirIrene!!!! Sua orquidea é igualzinha a minha...rsss... Veja um post meu de 27 de julho no blog que tem uma foto dela... Beijo, beijo!
ResponderExcluirÉ mesmo Jean!!!! rsrsrssrsrsrrss
ResponderExcluirConsiderando que há mais de 27.000 espécies de orquídeas é uma coincidência interessante, mesmo sendo essa mais comum.
Que bacana! O engraçado é que temos o mesmo sentimento em relação a essas preciosidades caprichosas da natureza. Adorei seu post.
Vou colocar o link aqui para alguém que queira ver: http://emoutrohemisferio.blogspot.com/2010/07/paciencia.html
Abração
Irene, eu também gosto muito de plantas dentro de casa, mas aqui na Finlândia no consigo fazer com que durem, por causa da falta de luz. As suas plantinhas no sofrem com isso?
ResponderExcluirNão sei Chris. Ai fiquei triste agora! Porque a primeira de flor que comprei foi já no final do última temporada de frio, mais ou menos em maio. Só a tuia é que é do tempo do inverno e está indo bem. De qualquer modo, vou colocar elas próximas à janela para que peguem o máximo de luz do dia que puderem. E ainda ter cuidado com as que não podem pegar sol direto. Ai! Tomara que não morram!
ResponderExcluirIrene!!!! A minha orquidea branca vai "dar a luz"... tô tão ansioso... todo dia ando conversando com ela... Beijo, Beijo!!!
ResponderExcluirQue lindo Jean!!!!
ResponderExcluirAh Tomara que ela brilhe sua vida até dezembro! Queria vê-la! Quando ela nascer manda uma foto para mim ;)
Bjus
Tem surpresa pra você no "Outro Hemisfério"!!!
ResponderExcluirQue lindo Jean! Obrigada e parabéns a você! Que belo presente!
ResponderExcluirPara quem quiser ver a bela orquídea do Jean: http://emoutrohemisferio.blogspot.com/2010/12/minha-orquidea-branca.html