sexta-feira, 11 de junho de 2010

PIQUENIQUE CONCERT - SUOMENLINNA

Como comentei em um post anterior, o domingo foi maravilhoso em Suomenlinna, desde a saída na Kauppatori até o retorno para casa...relutei em voltar para casa. Tudo estava perfeito!

Adoro Suomenlinna! Todas as vezes que vou lá, não sei porque, sempre é diferente. Sempre me surpreende! E sempre adoooooro!

A última vez que estive na ilha foi no inverno passado. Estava linda! Exuberante! Toda nevada e aquele por-do-sol maravilhoso que dava uma variação de tons rosa-violáceos na neve, por toda a ilha. Aquela foi uma tarde mágica! Reveja a paisagem daqueles dias.

A programação que eu estava a fim de ver foi a seguinte:

VARTIOPARAATI "AUGUSTIN EHRENSVÄRD 300 VUOTTA"
Suuri Linnanpiha klo 12.45

VARUSMIESSOITTOKUNNAN KUVIOMARSSIESITYS
Paraatikenttä klo 13.30

KAARTIN SOITTOKUNNAN PIKNIK-KONSERTTI
Kirkkopuisto klo 14.00
johtaa Raine Ampuja ja Sami Hannula
solisteina Johanna Försti ja Sami Pitkämö

Cheguei cedo na ilha e não sabia onde ia ser a tal marcha. Então resolvi caminhar até dar a hora e então seguiria para o parque da igreja onde já estava montado o palco. E não é que lá pelas tantas, numa das ruelas da fortaleza, dei de cara com a marcha e estava começando.  Foi bem legal. A banda é muito boa e juntam-se a eles performances com soldados caracterizados com vestimentas do século XIX. Se quiser ver, postei mais abaixo. (Todas as fotos aqui)

A banda depois de algumas apresentações seguiu em marcha até um grande campo na lateral da Igreja onde juntou-se outra banda. Ao redor do campo, o público assistia em meio a um solzinho para lá de gostoso e alguns, como eu, sentados no chão na frente.... não gosto de ficar atrás de nucas e cabeças para lá e para cá empatando minha visão.

Depois foi a apresentação no palco das bandas que acompanharam dois solistas muitos bons cujo repertório foi desde o clássico até a música moderna, incluindo uma da bossa nova e New York New York. E o pessoal muito comportado e educado, sentado, sem atropelar ninguém, sem incomodar ninguém. Uns nos bancos, outros na grama fazendo piquenique.

Parênteses no assunto do post. Abre parêntese. Adoro a educação européia em geral. Lógico que tem gente mal educada, mas a boa educação predomina. Tipo: é difícil ver aqui gente furando fila, pessoas tomando vez de outros, correr para tomar lugar de alguém que já havia dado sinal do que queria. Nas escadas rolantes todos ficam do lado direito, uns atrás dos outros para que quem estiver com pressa possa subir mais apressadamente pelo lado esquerdo da escada. E muitos outros detalhes. São pequenas coisas que ajudam a que o dia-a-dia seja mais tranquilo sem estresses desnecessários. Geralmente quem quebra esses movimentos, além de raros finlandeses, são os estrangeiros e alguns "aborrecentes". Em geral, as pessoas se educam para pensar no bem estar de todos e não apenas no seu próprio. E eu adoro isso. Um dos hábitos, principalmente entre jovens, que eu detesto, é a cuspição. Eles sentam-se no banco para esperar o ônibus por exemplo e haja a cuspir no chão à sua frente. Detesto os bêbados que incomodam nas paradas de tram no centro. Detesto a mania de alguns de arrotar alto, mas geralmente são jovens e aí a gente dá um desconto. Fecha parêntese.

Aqui vão algumas fotos....





































4 comentários:

  1. Hyvää päivää Irene

    Eu encaro como uma piadinha sua quando diz não saber o motivo de adorar Suomenlinna rsss
    Lugar lindo, dia perfeito, gente legal, Paz, harmonia, cultura, festa, educação.... Pequenos detalhes, né ? rss

    As fotos, como sempre, supimpas !!! Para "viajar", com direito a uma paradinha na "lourica" em frente ao palco. Parabéns.

    É muito bom te "ouvir falar" dos costumes daí... Fui criado com costumes muito semelhantes e é dureza encarar má educação todos os dias, em todos os cantos, filas, escadas - o trem tá lá, mas eu perco pois o "povo" lota a escada, nem um cantinho prá quem quer chegar à plataforma tsss tsss tsss e ainda encaram... ou riem !!! - Calçadas então, feito baratas tontas, sem rumo... Enfim... Entendo muuuuuito bem seus sentimentos quanto a isto.
    Se a Finlândia fosse fruta eu comeria bagaço, sementes, ou caroço, até a casca rsss Aproveite.

    Kiitos por dividir tão gentilmente suas alegrias, em palavras, imagens, e ótimos videos.

    Dica: Em meu micro uso o Firefox e através dele instalei um programa chamado Cooliris que é ótimo para ver fotos, faz um mural muito bonito, móvel, onde podemos escolher as fotos, dar zoom, etc... Ele "ve" uma foto e pronto, tá lá.

    Do post anterior, já entrei no site da Haporradio - banda legal - vi os vídeos de divulgação, baixei, e estou procurando na Amazon algum vídeo, ou CD prá comprar. Kiitos de novo.

    Té mais.

    Suudelma

    Du

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Edu! Eu me considerava uma para lá de empolgada, mas você me supera! Imagino suas reações se estivesse vivenciando isso tudo aqui. Quem sabe você numas férias não vem conhecer ao vivo!
    Grande abraço e obrigada por seu carinho de sempre!
    Bjus
    Irene

    ResponderExcluir
  3. Irene, sem palavras, tudo muito lindo, parabéns

    Um grande abraço.

    Luiz

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...