terça-feira, 22 de junho de 2010

MULHERES EM ALTA NA FINLÂNDIA

As mulheres continuam a ganhar espaços antes disputados somente entre homens. Desde 2000 que a Finlândia tem uma mulher na Presidência, Tarja Halonen. E hoje, o Parlamento da Finlândia elegeu a nova líder do governista Partido Central, Mari Kiviniemi (foto ao lado), para o cargo de Primeira-Ministra.  Os parlamentares escolheram Kiviniemi com grande maioria, por 115 votos a 56, além de 29 abstenções. "Naturalmente, eu me sinto muito bem", disse Kiviniemi aos jornalistas após a eleição. "Estou muito feliz." Há pouco, em cerimônia oficial, Kiviniemi foi confirmada no cargo pela Presidente da Finlândia, Tarja Halonen.

Kiviniemi, de 41 anos, é a segunda mulher eleita para o cargo de Primeira-ministra na Finlândia. Kiviniemi é parlamentar há 15 anos. Em 2005, ela foi escolhida para o Ministério de Administração Pública. Kiviniemi sucede a Vanhanen, de 54 anos, que foi dos primeiros a felicitar hoje a nova primeira ministra.   
 
Matti Vanhanen apresentou a demissão na sexta-feira, oficialmente porque no outono vai ser operado de uma perna. Mas o partido do Centro, que Vanhanen chefiou até à sua demissão em 12 de junho passado, é palco de um escândalo político-financeiro.

PRIORIDADE É RECUPERAR A ECONOMIA

A prioridade será recuperar a economia finlandesa, um dos países da zona euro mais atingido pela crise, afirmou Kiviniemi. 

Muito dependente das exportações, a Finlândia voltou a entrar em recessão no primeiro trimestre deste ano, depois de ter conseguido crescimento positivo nos seis meses anteriores.


FONTES:
Helsingin Sanomat
Paraná Online
Expresso

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog Irene achei magnífico td q postou aqui, tomeia liberdade de te adicionar, obrigado!

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...