quinta-feira, 3 de junho de 2010

HELSINKI...ECOCITY?

Semana passada, lendo meus jornais habituais, dei de cara com a publicação de mais uma pesquisa das melhores cidades em qualidade de vida no mundo. Isto quer dizer, as principais cidades do mundo com todos os principais ingredientes para se morar bem e ser feliz, se quiser. Helsinki nos últimos anos sempre está entre as cinco melhores. Corri meus olhos pro topo e não estava lá. Corri os olhos para baixo, acompanhados de meus dedinhos, passei pelo segundo, pelo terceiro, pelo quarto, pelo quinto...e nada! Affff ! Que diabos! E continuei a decepcionante procura até que bati no 35o. lugar. Isso mesmo! 35o. Como pode? Cair dos 5 primeiros para lá nas cucuias? Respirei e com calma fui tentar entender o que tinha acontecido. E mais abaixo estava a explicação: é que agora existe a lista das Ecocities, ou cidades Ecológicas, e Helsinki figura, claro e merecidamente em 3o. lugar. E bote merecido nisso! Agora tenho as explicações racionais porque gosto tanto desta cidade.


O Eco-ranking, além dos itens comuns à primeira lista ainda leva em conta a disponibilidade de água e potabilidade, remoção de resíduos, qualidade dos sistemas de esgoto, poluição atmosférica e congestionamento de tráfego. Calgary está no topo deste índice (pontuação 145,7), seguida por Honolulu, em segundo lugar (pontuação 145,1), e Ottawa e Helsínquia juntas em terceiro (pontuação 139,9). Wellington na Nova Zelândia (5), Mineápolis (6), Adelaide (7), Copenhage (8), Kobe, Oslo e Estocolmo ficam juntas em nono. Port-au-Prince, no Haiti, triste realidade, está em último com uma pontuação de apenas 27,8.


Um comentário:

  1. Hyvää iltaa Irene

    Pois é... Eu ouvi esta classificação na tv e fiquei com cara de paisagem, sem nada entender, deram apenas as 5 primeiras...Nada de Helsinki !!!

    Ótimo que você tenha explicado, mas mesmo assim fiquei intrigado com a outra lista, a que mostra 35º lugar. Vou tentar entender que raio de parâmetros usaram para tal.

    Um ótimo fim de semana.

    Suudelma.

    Du

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...