terça-feira, 8 de junho de 2010

PUHU ÄÄNELLÄ JONKA KUULEN

Este vídeo encontrei num site da hora que me inscrevi ontem, para trocar aprender finlandês/inglês e ensinar português...tem opção para uma montanha de outros idiomas. O site POLYGLOT CLUB é muito interessante (aqui vai para o site). Já encontrei um finlandês que está morando em São Paulo disposto a me ajudar...que coisa não? Vale conferir! Como ele me escreveu em finlandês hahahahahah entendi errado. Correção: ele morou 5 meses em São Paulo e está de volta a Helsinki.
No site encontrei este vídeo. Gostei da música, é linda, a letra é fácil para treinar falar em finlandês.




PS: Tive que mudar o vídeo. O primeiro que tinha a letra da música a Sony, poderosa, mandou tirar do youtube. Bom, a letra está aí abaixo. Eu amoooooooooooooooooo essa música!


Humm...não encontrei a tradução, mas vale para treinar o ouvido e a fala... e quem tiver boa voz, cantar!
Aqui vai a letra para quem quiser copiar e coloquei no Google Translate...então já viram que a tradução é bem deficitária, mas dá para entender o rumo e depois ter um trabalhinho de buscar no dicionário.A letra tem algumas palavras coloquiais, não formais: sä (sinä), sinuun tarvii (sinun tarvitset).

Puhu äänellä, jonka kuulen
Fale com sua voz que eu ouço
Happoradio
(tentativa de tradução google translate)



Kumpaa sinä pelkäät,
Qual deles você tem medo,
melua vai rauhaa?
ruído ou paz?
Kumpaa sinä kaihdat,
Qual deles você foge,

 yksinäisyyttä vai laumaa?
solidão ou uma multidão?
Miksi sä itket,
Porque você está chorando,
kun naapurissa jonkun lapsi nauraa?
quando ao seu lado uma criança ri?

Olet syvää vettä,
Você está em águas profundas,
luokepääsemätön vuori
(...não supera a montanha (?))
Unohdettu ullakko,
Esqueceu-se no sótão,
olet titaaninen kuori
você é uma concha de titânio
Miksi sä itket,
Porque você está chorando,
kun naapurissa jonkun lapsi nauraa?
quando ao seu lado uma criança ri?
Miksi sä itket,
Porque você está chorando,
kun radiossa joku rakkaudesta laulaa?
quando alguém canta na rádio sobre o amor?

Puhu äänellä, jonka kuulen,
Fale com sua voz que eu ouço,
sanoilla jotka ymmärrän,
palavras que eu entendo,
runoilla jotka käsitän
poemas que eu percebo
Sinuun tarvii tekstityksen,
Você precisa de legendas,
salaisuuksien selittäjän,
explicar seus segredos,
kertojan kaikkitietävän
narrador onisciente
Puhu äänellä, jonka kuulen
Fale com sua voz que eu ouço

Olen yksinkertainen,
Eu sou simples,
aina selitystä vailla
sempre livre de explicação
Sinä kartta monimutkainen,
Você é um mapa complexo,
matka vierahilla mailla
estranha viagem na terra
Miksi sä itket
Porque você chora
kun radiossa joku rakkaudesta laulaa?
quando alguém canta na rádio sobre o amor?

Puhu äänellä, jonka kuulen,
Fale com sua voz que eu ouço,
sanoilla jotka ymmärrän,
palavras que eu entendo,
runoilla jotka käsitän
poemas que eu percebo
Sinuun tarvii tekstityksen,
Você precisa de legendas,
salaisuuksien selittäjän,
explicar seus segredos,
kertojan kaikkitietävän
narrador onisciente

Puhu äänellä, jonka kuulen,
Fale com sua voz que eu ouço,
Puhu äänellä, jonka kuulen,
Fale com sua voz que eu ouço,
Puhu äänellä, jonka kuulen,
Fale com sua voz que eu ouço,
Puhu äänellä, jonka kuulen.
Fale com sua voz que eu ouço.

17 comentários:

  1. irene
    amei o site
    tem ate canal no irc
    quero aprender o mais rapido

    ResponderExcluir
  2. Essa música do Happoradio é linda mesmo. Ótima para ouvir de manhã. Essa idéia de parceria pra aprender idiomas é interessante. Eu estou experimentando uma pessoalmente, aqui em Lahti. Mas acho que pessoalmente funcionaria melhor conhecendo ou tendo afinidades com a pessoa. Qdo não se tem nada a ver é mto dificil. Pela internet eu suponho que seja mais tranquilo nesse sentido. Então, boa sorte Irene e aos outros que embarquem na viagem de aprendizado do FinFin. :)

    ResponderExcluir
  3. É Léo...conhecendo ou tendo afinidades com a pessoa é bem mais fácil. Mas a minha grande dificuldade aqui em Helsinki é, pelo menos ter contato, para ter a possibilidade de se começar uma amizade que sabe. Complicado! Semana que vem vou começar a frequentar o FAMILIA e as reuniões do Polyglot Club. Estas são bem interessantes...eles promovem reuniões semanais às segundas num bar. Cada mesa é destinada a um idioma com uma plaquinha indicando. Assim sentam-se nativos, falantes e aprendizes interessados no idioma da mesa. Tem finlandês, russo, espanhol, mandarim,.... Ainda não fui, como disse, irei semana que vem e farei um post aqui informando sobre esses encontros. Bem, estou me mexendo com o posso.

    ResponderExcluir
  4. Uau! Genial essa ideia, Irene! Que dia que é esse encontro? De repente eu apareço por lá :D

    ResponderExcluir
  5. Oi Ramsés! Pois não é? Também achei.
    Segundo informação que recebi, o encontro que chama-se "Cafe Lingua/Lingo Bingo" é sempre às segundas-feiras, a partir das 19 horas e acho que até 22 hs. O evento é gratuito mas você se compromete a consumir alguma coisa oferecida pelo local, afinal estão cedendo o espaço. No email que recebi de uma das responsáveis pelo evento aqui em Helsinki disse que agora está acontecendo no Cafe Esplanadi e não mandou endereço. Pesquisei na net e o único que encontrei foi na Pohjoisesplanadi 37. Vou mandar outro email a ela pedindo confirmação do endereço.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Moi Irene

    Estou no jornal e não poderei ouvir a música agora, deixarei para mais tarde, mas imagino que a tradução do nome seja "Fala que eu te escuto" rssss Me lembrei de um programa da TV, espero que nada tenha a ver com esta música, coisa da Igreja Universal rsss
    Você tem mandado ótimas dicas para aprendizado, eu sofro para decorar, sempre foi algo difícil para mim, então fico falando hyvää huomenta fingindo ter acabado de sair da cama kkkkk e vou tentando.... Estou aumentando meu vocabulário, depois me dedicarei à gramática, sou da opinião que algumas palavras e muita mímica fazem milagres na comunicação rsssss.

    Bem, anteeksi qualquer coisa. kkkkk

    Suudelma

    Du

    ResponderExcluir
  7. Eu bem que pensei nisso quando li, mas me recuso a fazer qualquer alusão à essa hipócrita instituição que rouba com risos irônicos e discaradamente da ingenuidade dos mais pobres e necessitados. É como pixação...detesto pixação e acho que pixadores são megalomaníacos pobres. Como não podem se mostrar com coisas que o dinheiro lhes dê a falsa sensação de importância, passam a destruir o que é publico colocando esses garranchos horríveis em tudo que é coisa...herança detestável americana....affff! E é por isso que procuro não tirar fotos daqui de onde tenha pixação (e aqui vem aumentando também como nas grandes cidades) para não fazer propaganda desses .......

    ResponderExcluir
  8. ual irene !!!!!!!! excelente música

    já estou com a tradução tô cantando enviei o endereço de seu blog para amigos todos se encantaram ,tanto com o blog quanto com a música
    aliás,to estudando muito finlandês ....já estou conseguindo formular algumas frases !!!!fiz alguns amigos finlandeses no livemocha e eles tbm tem me ajudado muito ! vc de 1 a 10 merece um 11 pelo blog ...continue assim

    só uma dica:achei uma música linda
    música: anna anteeki
    artista: kaija koo

    essa tá dificíl de conseguir cantar mas a música é linda

    outra é : Johanna Kurkela - Ehkä ensi elämässä

    da uma olhada acho que você vai gostar

    e quanto a encontros de estudo ,será que não seria legal criar encontros regionais?
    tipo uma lista de pessoas de sp ,mg.....
    e seus respectivos contatos !!! sei lá é so uma idéia fui !!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Olá Leo,
    Puxa! Muito obrigada pela força!
    Receber esse tipo de retorno é bem legal, afinal cuido deste blog com carinho sempre pensando no que pode ser interessante e importante para quem busca informação e que eu possa ajudar.

    Valeu também pelas dicas. Infelizmente não encontrei no youtube "Anna Anteeksi" da Kaija Koo para postar. Estou ouvindo no Spotify. É bonita sim.

    Vou fazer um post agora com a da Johanna Kurkela - amei esta música. E o vídeo também é bem bacana.

    Quanto à sua idéia sobre encontros regionais é interessante, mas eu não teria como fazer...porque não conheço tanta gente assim interessada e também porque estou com muitos afazeres e pretendo dar uma desacelerada neste blog...está na hora de eu começar a me desapegar dele :( As meninas do blog "Aprendendo Suomi" talvez possam abraçar essa sua idéia. ;)

    Quero começar um novo projeto que tinha em mente já há muito tempo :)
    Se você quiser, podemos trocar idéias sobre finlandês pelo msn. Mande um email para mim com seu endereço que te adiciono, ok?

    Um grande abraço Leo e pode contar comigo sempre no que eu puder ajudar.

    ResponderExcluir
  10. esprero que esse link esteja ativo ainda olha ai

    http://www.youtube.com/watch?v=HxVJIHYRpWo&feature=player_embedded

    Happoradio - Puhu aanella jonka kuulen (o clip mesmo da banda fuiiiiiiiiiii viva o blogggggg
    aaaaaaaaa esse blog é dezzzzzzzzz

    ResponderExcluir
  11. Valeu também pelas dicas. Infelizmente não encontrei no youtube "Anna Anteeksi" da Kaija Koo para postar. Estou ouvindo no Spotify. É bonita sim.

    seus pobreeeeeeeeeemas estão solucionados rsss
    anna anteeksi no youtube


    http://www.youtube.com/watch?v=TCv8IZGkXoQ


    fui

    ResponderExcluir
  12. Valeu também pelas dicas. Infelizmente não encontrei no youtube "Anna Anteeksi" da Kaija Koo para postar. Estou ouvindo no Spotify. É bonita sim.

    anna anteeksi no youtube
    http://www.youtube.com/watch?v=TCv8IZGkXoQ

    ResponderExcluir
  13. Ai que chato! A Sony mandou tirar os vídeos desta música. Que chato! Deviam resolver essa questão de direitos autorais de outra forma...ai capitalismo!

    ResponderExcluir
  14. esse lik ta liberado sim
    http://www.youtube.com/watch?v=HxVJIHYRpWo&feature=player_embedded


    e a letra da musica é essa

    Fale Com Sua Voz Que Eu Ouço
    De qual deles você tem medo, ruído ou paz?
    De qual deles você foge, solidão ou multidão?


    Por que você está chorando, quando ao seu lado uma criança ri?


    Você está em águas profundas, não supera a montanha
    Esqueceu-se no sótão, você é uma concha de titânio


    Por que você está chorando, quando ao seu lado uma criança ri?
    Por que você está chorando, quando alguém canta na rádio sobre o amor?


    Fale com sua voz que eu ouço,
    Palavras que eu entendo,
    Poemas que eu percebo
    Você precisa de legendas,
    Explicar seus segredos,
    Narrador onisciente
    Fale com sua voz que eu ouço


    Eu sou simples, sempre livre de explicação
    Você é um mapa complexo, estranha viagem na terra


    Por que você chora, quando alguém canta na rádio sobre o amor?


    Fale com sua voz que eu ouço,
    Palavras que eu entendo,
    Poemas que eu percebo
    Você precisa de legendas,
    Explicar seus segredos,
    Narrador onisciente
    Fale com sua voz que eu ouço (4x)

    ResponderExcluir
  15. Valeu Augusto, ontem mesmo achei outro e já havia substituído. ;)

    ResponderExcluir
  16. tenho aprendido muito finlandês com músicas afinal p pegar o sotaquesó ouvindo
    seguem mais algumas músicas irene:
    espero que goste ta frio ai né? - 5º
    aqui ta fresquinho rssssssss

    essa cantora é excelente
    Suvi Teräsniska & Juha Metsäperä

    http://www.youtube.com/watch?v=OwjP6EBy1TM&feature=related

    essa é a música que vc tem que ouvir:

    Suvi Teräsniska - Jos Menet Pois

    http://www.youtube.com/watch?v=jYNJWIe5cxY&feature=related

    eu te ad no msn leo e augusto(sou eu)é que meu perfil de vez em quando consta como um e como outro rsssss

    eu te mandei links da kaija koo
    e do happoradio ,links q estão ativos e vc vai conseguir colocar aqui no blog .ca entre nós
    têm artistas excelentes ai na finlândia


    kaija koo(nova música) Miltä se tuntuu
    http://www.youtube.com/watch?v=00UWJsXAoWQ

    anna anteksi
    http://www.youtube.com/watch?v=TCv8IZGkXoQ


    hector
    http://www.youtube.com/watch?v=Ek-kspE_FZY

    Suvi Teräsniska - kuorosota 2010
    http://www.youtube.com/watch?v=VdVtMkqGrpk


    Suvi Teräsniska - Hento kuiskaus
    http://www.youtube.com/watch?v=1Me55WbwLek

    sinceramente so tem musica boa ai espero que goste

    e o top dos top kaija koo a sumida ao vivo:
    Kaija Koo - Tinakenkätyttö (live @ särkänniemi)
    http://www.youtube.com/watch?v=D6siCyiIzJc&playnext=1&list=PL1248003B751B61A1&index=1

    ResponderExcluir
  17. Conheço sim...muitas dessas...no meu spotify tem varias. ;)
    Obrigada por acrescentar mais aqui no post. Muita gente procura por música finlandesa.

    Grande abraço Leo
    *Não vi seu pedido de add no msn nao

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...