sexta-feira, 25 de junho de 2010

E ANTEONTEM FOI MEU ANIVERSÁRIO...

Pensei muito antes de escrever este post. Estava relutante em me expor e fazer reflexões sobre mim mesma. Acho que vocês já perceberam que falo muito pouco de mim mesma e de minha vida pessoal. Por vários motivos: entre vários deles é que não gosto de ser mal interpretada e, além de eu ter dificuldade de falar sobre mim mesma por querer ser absolutamente fiel, geralmente, as palavras são pobres para expressarem o que quero; sou uma pessoa de vivências interiores muito profundas e muitas pessoas, por serem mais superficiais (isso não é crítica, são apenas maneiras diferentes de ser), têm dificuldades em entender quando falo de meus assuntos mais complexos e me incomoda mais ainda quando pessoas vêm com aquelas receitas e frases prontas do tipo auto-ajuda. Nesses casos, por mais boa intenção que a pessoa tenha mostra que não entendeu o âmago da questão. Alguém pode me achar prepotente como uma "psicóloga" uma vez me taxou assim na cara numa entrevista para um emprego porque eu coloquei o que pensava  mesmo educadamente e ela estava acostumada a pessoas que se diminuem por precisar de um emprego. E de fato, eu não daria certo naquele tipo de empresa com esse tipo de mentalidade exploradora da necessidade humana e que, infelizmente ainda existem aos milhares em nosso país. Mas, de verdade, adoro aquela música: complicada e perfeitinha...rsrsrsrsrsrs...nem tanto assim!

Então...são tantas coisas que vêm aos turbilhões na minha lembrança! Tantas histórias...quantas histórias!   Nossa! E tão minhas! Mas, vou deixar de divagações e ir ao que interessa.

Pois então, anteontem (23) foi meu aniversário...cinquenta anos! Nunca dei muita importância a essas coisas de idade porque, de verdade, nunca me senti com a idade que tenho. O corpo teima em me mostrar e minha cabeça sente o contrário. Por isso, nunca tive problemas em dizer minha idade real. Sempre fiquei vaidosa, porque apesar de fisicamente estar envelhecendo, e contra isso não se pode fazer nada, nem com zilhões de cirurgias, sempre pareço mais jovem do que sou. Em geral curto muito todas as etapas de minha vida. Não sou prisioneira da indústria da beleza e não gosto de dar meu rico e suado dinheirinho para os altos lucros da cosmética e, pior, da "medicina" estética. Não dou valor a invólucros, dou valor a conteúdo... e, na verdade, nem de maquiagem eu gosto. No máximo, quando é preciso, uso lápis, delineador ou um rímel e um batom. Só.

Só que 50 pesou. Pesou pela situação inusitada que estou vivendo. Sinto-me na metade e em metades. Vou explicar: na metade, talvez porque, imaginariamente ou desejosamente, 50 marca a metade da vida. Marca a metade de uma vida construída e rica de vivências as mais diversas durante cinquenta anos. Fui bebê, infantil até não querer mais, adolesci, sonhei todos os melhores sonhos, apaixonei-me algumas vezes, casei cheia de amor, ganhei da vida três presentes lindos, cresci, tornei-me guerreira por força das circunstâncias, lutei, guerreei, cai, levantei, me afundei, levantei de novo, chorei, sorri, brinquei, molequei muito e sempre mudando e me (re)adaptando...tudo o que uma pessoa sensível e emotiva pode sentir. Minha vida é um livro sim e não cabe nestas poucas linhas deste post. E tudo isso ficou no Brasil. Não trouxe comigo. O que trouxe para cá foram as lições que tirei de todas essas experiências. Do pouco que construí materialmente, trouxe apenas o que cabia em duas malas de 32 kg todo o resto ficou lá. Aqui tive que construir tudo de novo...do zero. Até o apartamento que aluguei somente tinha um fogão, uma geladeira e uma pequena estante. Tive que mobiliá-lo todo e com todos os utensílios: pratos, copos, talheres, panelas, etc etc etc. Nem minha língua serve de nada aqui. Costumo dizer que hoje aqui, mesmo sendo pós-graduada, ironicamente, sou analfabeta porque não consigo ler, surda porque não consigo entender o que ouço e muda porque não consigo me comunicar.

50 anos ficaram no Brasil. Continuo guerreira e destemida... aprender uma nova língua...difííííííííícil!!!! Mas estou aprendendo...aos poucos vou deixando de ser uma letrada analfabeta-surda-muda. A vida diária aqui ajuda muito a superar as dificuldades normais de quem imigra. O país e a cidade são organizados e voltados para os interesses e bem estar dos cidadãos; vive-se a paz, não há sobressaltos...violência social passa longe daqui. Sustos se toma com notícias de ano em ano de batedores de carteira ou com bêbados mais exaltados na rua ou algum louco insandecido que cometeu um assassinato.

O meu maior sobressalto aqui é a solidão. E olhe que sou pessoa que gosto de estar só a maioria do tempo. A dificuldade de comunicação por conta de um inglês básico aliada à timidez se transformam numa barreira enorme para se construir novas relações, seja de amizade ou de amor mesmo. Acrescente-se nesse caldeirão a timidez ou desconfiança dos finlandeses em geral com estrangeiros....aí o negócio complica. Consigo me aproximar com mais facilidade de jovens (brasileiros ou estrangeiros) do que de pessoas de minha idade. Só que a rotina deles não é a minha. Complicado! As duas ou três pessoas mais ou menos de minha idade com quem me relaciono um pouco mais perto são estrangeiras. A comunicação reduzida por idiomas diferentes é um complicador e  um limitador, tanto para se fazer entender, como para expressar pensamentos um pouquinho mais elaborados, além do que cansa a mente pensar e falar todo instante em idiomas diferentes.

Sinto muita falta sim de minha família. Sinto muita falta sim de meus amigos. Amigos não se faz da noite para o dia. Leva tempo. É um jardim delicado, que pede regas e cuidados quase que diário. Meu jardim  de amigos é recheado de belas plantas floridas e crescentes porque sempre foram cuidados por todos estão lá no Brasil.

Por isso tudo e mais um tanto estou com a sensação de metades. Metades de vida e metades vividas.

Passei meu aniversário sozinha. Mas minha família e meus amigos cuidaram tanto mesmo de longe, desde domingo, desse momento importante na minha vida...e uns me escreviam, e outros me chamavam no msn, e mandavam scraps e sms que, mesmo sozinha, não me senti só. Não foi fácil, mas consegui aproveitar, sem tristeza pela saudade, o belo presente que a natureza me deu...um dia agradável e lindo de sol...inteirinho. E fui passear. Onde? Alguém adivinha? Suomenlinna, claro...rsrsrsrsrsr. E, mais uma vez, foi mágico! Descobria cada cantinho, cada paisagem, cada bichinho, cheiro de mar,  o calorzinho do sol e o friozinho gostoso do vento leve, gente de biquini, gente de paletó e gravata,  gente fazendo fotos publicitárias, fotos de pose, fotos de paisagem, gente pegando sol nas pedras das encostas e nas pequenas praias, gente fazendo piquenique, gente jogando, gente em grupos, gente sozinha como eu, gaivotas e pássaros, e até um atrevido dançando num parapente para lá e para cá ao sabor do vento perto das rochas sobre o mar, barcos de todos os tipos e tamanhos e o rastro iluminado do sol sobre as águas baldeadas do mar. Esse foi meu aniversário. Tirei tantas fotos...mais de 400...todas lindas! A maioria está aqui.
E aqui, algumas escolhidas...difícil escolher...


































E a lua está quase cheia amarelinha amarelinha lá no horizonte...
Durmam bem!

29 comentários:

  1. Parabéns, atrasado...
    Muita paz, saúde, felicidades, sucesso....

    ResponderExcluir
  2. Valeu Leandra!
    Muito obrigada!
    Tudo de bom para você também!
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Olá Irene,
    Amo ler seu blog e me emociono só de ver as fotos maravilhosas que vc posta aí da Finlandia. Quem sabe um dia possa conhecer esse pais tão distante e diferente do nosso Brasil.
    Parabéns pelo niver. Tenho certeza que seus filhos devem ter orgulho dessa mãe tão guerreira e vencedora. Creio que passamos somente uma vez nesse mundo chamado Terra, e por isso devemos fazer e viver nossa vida com vigor e entusiasmo.
    E creio que vc está fazendo isso... Felicidades mil. Bjs.
    Susana Cardoso
    Itajaí - SC

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante saber mais sobre voce! Eu ñ sabia q morava sozinha.
    Feliz aniversário! (as fotos ficaram ótimas)
    Pq nao está com sua família? Há qto tempo está na Finlandia? Foi só para estudar?
    Sigo seu blog há uns meses e simplismente adoro as informaçoes! Parabéns!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Olá Monalisa!
    Obrigada mais uma vez!
    Bom...minha família está no Brasil e já moro aqui há quase um ano. Vim porque tenho a cidadania finlandesa e quis conhecer um pouco desse país e dessa cultura que faz parte também das histórias de minha família. ;)
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Olá Prima, antes de mais nada, apesar de atrasado.... Feliz aniversário!!!
    São os nossos votos Mari, Marga e eu.
    Fico feliz que em saber que vc está desvendando as Terras de Origens de nossos Avós.
    Continue assim, beijos grandes.

    Sergio e Família

    ResponderExcluir
  7. Prima não sei se chegou a postagem anterior....mas desejamos apesar do atraso, um Feliz Aniversário!!



    Sergio e Família

    ResponderExcluir
  8. Olá Serginho!
    Obrigada mesmo!
    Beijão em todos vocês e nos Tios Rute e Laerte.

    ResponderExcluir
  9. Irene, muito bom saber um pouquinho mais sobre vc! Sobre a sensação de 'metades', bem, pense que é apenas uma oportunidade de construir uma outra vida 'inteira'. Muita gente não teria a coragem que vc teve, de sair da 'zona de conforto' (seja ela boa ou não) e recomeçar do zero. Uma grande lição de vida. Admiro sua força. E parabéns, mesmo que atrasado, pelo seu aniversário! Bjs
    ps- ah, lindas fotos, como sempre

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Guerreira! Seu blog está lindo! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada querido Jean!
    Bjus e tudo de bom para vc

    ResponderExcluir
  12. Parabéns Irene!
    Muits saúde, paz e alegrias!
    Deus te abençoe!

    Que fotos lindas! E o mais legal que mostram bem a diferença do lugar quando você foi em dezembro sob aquele monte de neve e agora tudo tão colorido.

    Abração!

    Jeferson Rosa

    Ei como foi o São João ai? Com s fogueiras do Johanus?

    ResponderExcluir
  13. Eu sei bem o que é este sentimento de solidão, e olha que estou aqui com marido e filha. Imagina uma pessoa que vem sozinha...
    Parabéns atrasado pelo seu aniversário e espero que um dia estas dificuldades diminuam e até desaparecam (é possível?).

    ResponderExcluir
  14. Irene, estou passando aqui apenas para te desejar parabens atrasado!

    Parabens!!

    ResponderExcluir
  15. Ola Irene. Acabei de descobrir teu blog navegando através de outros. E adorei, já estou adicionando aos meus favoritos. Tb sou brasileira morando fora (na Suica) e compartilho de alguns sentimentos iguais aos seus. Passarei sempre aqui pra ver o que vc tem a dizer ou mostrar. Lindas fotos, btw.
    um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Olá Irene! ;=)
    Parabéns pelo seu aniversário!!!
    Deve ser um pouco diferente morar sozinha, a julgar pelo costume brasileiro e toda aquela agitação que há aqui, ao que me parece ser muito diferente da finlandia... Mas concerteza dará tudo certo!!
    Tenho muita vontade de visitar a finlandia e quem sabe morar aí também, mas acho que meu pai morreria se isso acontecesse...rsrsrsrs...
    Fuçando na internet eu achei o livro Hyvin Minee! 1 e 2, juntamente com o áudio, são bem legais mas é tudinho em finlandês!! (dã?!) mesmo traduzinho as palavras e procurando interpretar da melhor maneira possível, dá um nó na cabeça!! rsrsrs... Bom acho que meu comentário está grande demais...rsrsr ;=)
    Muita saúde, paz e felicidades, bjO.
    Ane ;=)

    ResponderExcluir
  17. Mãe, que fotos lindas!! Lindas!! Vc deveria estudar fotografia. Dá uma olhadinha: http://www.cravoecanelaphoto.com/

    ResponderExcluir
  18. Obrigada Jeferson!
    Lembrei de você no Johannus e uma quadrilha em Helsinki como vc imaginou. Mas, o dia de Juhannus cai na sexta-feira, dia do jogo do Brasil e além do mais choveu e esfriou. Então, ir ver as fogueiras em Seurasaari ficou complicado. Acabei não indo. Ano que vem...quem sabe! ;)
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Liana!
    Seja benvinda!
    Você mora há quanto tempo fora do Brasil?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  20. Obrigada minha filha linda!
    Vc sabe que sou uma fotógrafa amadora, mas que ama fotografia! Valeu pela indicação! vou dar uma olhada lá sim. E você? Está desenvolvendo com sua super máquina?
    Bjus muitos com muitas saudades

    ResponderExcluir
  21. Querida Suzana!
    Muito obrigada por suas palavras carinhosas e sinceras!
    Grande abraço e que seus melhores sonhos possam se realizar. ;)

    ResponderExcluir
  22. Olá Chris!
    Valeu pela força!
    É não tem sido nada fácil.
    Mas, ainda bem que são momentos...então há momentos em que nada disso existe e me sinto feliz como nunca me senti.
    Vocês estão em qual cidade?
    Tudo de bom para você e o que precisar é só falar.
    Bjus

    ResponderExcluir
  23. Olá Sintiane!
    Muito obrigada!
    É realmente não sei falar sobre morar sozinha no Brasil. Sempre vivi cercada de gente...hehehehehe
    Aqui parece ser diferente sim...pelo menos é mais comum. E como é mais comum, algumas coisas importantes do dia-a-dia também estão adaptadas para pessoas que vivem só.
    Mas, vamos combinar...solidão é solidão. Tem gente que vive cercado de gente e se sente só; tem gente que vive sem ninguém e umas delas se sentem só e outras não. Então, estou aprendendo a estar só sem me sentir só.
    Nós pais, e um dia vc tb vai ser, nos descabelamos com os "loucos" desejos dos filhos, mas não morremos não....rsrsrsrsr

    Você está estudando mesmo finlandês? Esse livro é o que usamos no meu curso. O volume 1 é mais formador de vocabulário e regras gramaticais básicas. Estou colocando muitas coisas que aprendo numa planilha do excel...fica mais fácil de estudar e exercitar. Se quiser me mande seu endereço de email que te envio.
    Boa sorte e tudo de bom para vc.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Parece loucura né!?....Mas estou mesmo, estou feito louca baixando tudo que vejo sobre finlandês que possa me ajudar, já achei do EuroTalk ñ sei se vc conhece, eles tem para iniciante intermediário e Plus... achei vários outros livros tbm...
    Quero sim, suas planilhas... meu e-mail é sintianne@hotmail.com
    OBRIGADÃO MESMOOOOOO ;=)
    bjO

    ResponderExcluir
  25. poxa Irene estou completamente apaixonada pelo seu blog e por sua experiÊncia, moro em Manaus e estudo inlandÊs sozinha, pego coisas em vários sites e estudo tbm pelo LIVEMOCHA, adoraria receber sua planilha tbm!! q menina enxerida não??!! feliz aniversário atrasado. VocÊ é que nos dá um presente com esse blog maravilhoso. Super bju.

    ResponderExcluir
  26. Irene. Quanta poesia nas suas considerações de vida. Que bom sentir alegria das lembranças. Que bom viver cada dia como se fosse o primeiro de muitos. Cinquenta é só metade de cem! Parabéns. Sucesso. Tarcila

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...