sexta-feira, 25 de setembro de 2009

FINLANDÊS NA CABEÇA E O FRIO CHEGANDO

Estou agora a fazer dois cursos de finlandês. Um que eu já havia começado que é somente duas vezes na semana com 2:30h aula/dia e outro mais intensivo com quatro dias de aula por semana e três horas aula/dia. Não domino inglês...nem basicamente...mas é a única opção mais viável que me resta para me comunicar com os seres mortais desta cidade e não me sntir tão isolada no meio de todo mundo. E até que, escorregando pra caramba no inglês, consigo me comunicar legal. Só sei que toda noite quando me deito para dormir, já quase com o sono chegando, naquele meio entre sono e realidade chovem palavras finlandesas na minha cabeça.

Mas o mais engraçado foi esta semana. Eu tinha uma entrevista no Social e ia contar com a ajuda de uma intérprete português-finlandês. Cheguei 15 minutos adiantada, me apresentei na recepção e fiquei esperando. Aqui se vc chegar atrasado nessas entrevistas marcadas por órgãos oficiais eles não te atendem não. Você é remarcado para outro dia e geralmente a pelo menos quinze dias na frente. Então, se você vai para entrevista para tratar de recebimento de subsídio financeiro pode ficar prejudicado e acabar não recebendo o dinheiro em tempo hábil. Continuando minha história da entrevista...pois então...chegou a intérprete e fomos para a sala da assistente social. Mas foi engraçado demais...eu com uma intérprete português-finlandês à minha disposição e eu automaticamente, meio que sem me dar conta, tava falando meu inglês torto com a intérprete para ela traduzir para a Assistente. O cérebro humano é uma caixinha de surpresas! E eu me dava conta que estava falando em inglês, pedia desculpas, e tentava de novo. E saía inglês de novo. No fim estávamos dando risadas da minha doidice!

Os dois cursos que estou fazendo são ótimos. Na verdade os dois acabam se complementando porque o mais curto puxa pela gramática e o mais longo investe mais na conversação e vocabulário.

No que acontece à noite a turma é maior e bem mais animada. As aulas são ótimas. Tem gente de tudo que é lugar: Rússia, França, Alemanha, Escócia, Espanha, Colômbia, Cuba, Vietnã, Cambodja, China, Tunísia, Itália, Somália e sei lá mais o quê.

Junto comigo senta-se uma moça russa muito simpática e que se dispõe a traduzir para mim as conversas dos outros e as dúvidas na sala de aula para o inglês. Na nossa frente sentam-se mais um rapaz e uma moça russos também. E é muito interessante de ouvir eles conversando. O russo tem uma sonoridade bem mais amena que o alemão. É meio assim bzmshbztshtzizirst. hehehehehehehe. Não entendo nada mas gosto de ouvir. Atrás de nós duas sentam-se dois chineses, e que diferença! Eles são mais barulhentos, se movimentam mais, falam demais e a sonoridade do idioma, para mim, não é tão harmônico.

Sei que estou adorando as aulas. Estou conseguindo superar a antipatia de ouvir finlandês porque não conseguia me comunicar com ninguém e hoje até gosto!

O finlandês e o inglês estão tomando conta de minha cabeça e aqui e acolá ainda rola um espanhol. Fico com vergonha de falar portunhol então escuto em espanhol e respondo em inglês, torto mas vai.

A cabeça pegando fogo com tantas coisas novas e o frio tomando conta do corpo. Sou muito friorenta e isso me preocupa. Então é assim: visto duas calças de malha uma por cima da outra e por fim a de jeans; uma blusa de malha, outra por cima de manga comprida e mais uma de malha mais grossa. Um casaco pesado, echarpe e duas meias. Isso no frio de hoje que, pela primeira vez de dia, a temperatura na cidade ficou entre 10 e 12 graus. Ai é um saco! porque me agasalho toda e quando chego na sala de aula tenho que tirar metade da roupa porque esquenta demais. Queria uma roupa apenas quentinha que eu vestisse e não ficasse com calor no interior dos ambientes e quando saísse para a rua apenas um casaco resolvesse. Acho que é o sonho de todo mundo aqui.

Uma coisa que observei quando cheguei em Helsinki é que a maioria das mulheres usam cabelo curto. Eu ficava imaginando que no nordeste do Brasil, quente para lá de qualquer coisa, as mulheres dizem que preferem cabelo curto por causa do calor. E então? Aqui é frio muito. Mas hoje descobri. É que colocar casaco pesado com cabelo comprido o cabelo fica todo mal arrumado...muito embora eu não me importe taaaaanto com essas coisas. Sou mais de resolver problema do que criar mais problema.

E a história do frio....fico pensando, como disse o Leo: pense aí quando for -10 ou -15 graus. Não sei como vai ser. E o pior é que minhas aulas são à noite. Como será que vou sobreviver de dezembro a abril? Cenas dos próximos mais distantes capítulos...

Bye bye
Kuulemiin
[até mais tarde]
Nuhu hyvin
[durma bem]
Hyvää viikonloppua!
[bom fim de semana]
Nahdään huomena!
[até amanhã!]

Obs. Uma de minhas professoras disse que näkemiin é formal demais, usado entre políticos, diplomatas, etc. Informalmente, no dia-a-dia, se usa mais "nahdään" [até mais] ou "nahdään huomena!" [até amanhã] ou "moi, moi" ou "hei, hei" e pronto.

7 comentários:

  1. Isso é muito bom :D Eu gosto muito quando percebo que meu finlandês ta melhorando rapidão.

    E essa confusão é fato! heheh Eu to me acostumando mas mudar de inglês pra português e pra finlandês confunde toda a cabeça. Maioria das vezes eu até consigo falar certo tudo, mas eu falo a língua errada com a pessoa, aí ela nao entende... essas confusões heheheh
    Muito bom seu blog, to acompanhando e ta linkado no meu :D

    ResponderExcluir
  2. Adorei o blog!! Algum dia eu irei pra Finlândia, com certeza!:)
    O blog tá bem completo, com um pouco sobre o idioma finlandês, um pouco sobre a tua vivência nesse país lindo, tá perfeito!!
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada! Fico muito feliz de saber que estou conseguindo mostrar um pouquinho de muitas coisas importantes deste país maravilhoso. Sofri muito há alguns anos quando precisei de informações em português sobre a Finlândia e não encontrava.
    Onnea!
    [Felicidades!]

    ResponderExcluir
  4. -

    Eu tbm!
    no livemocha.com to começando a me familiarizar com a lingua.

    nem acho tão estranho mais.

    =D

    ResponderExcluir
  5. Ah! Legal! Não sabia que o livemocha afora tem curso de finlandês também. Muito bom! Apesar de que começou totalmente gratuito para pegar freguesia e agora eles cobram alguns serviços. Mas, mesmo assim, é bem legal.

    ResponderExcluir
  6. Que legal que o seu finlandês tah melhorando... toh vendo ali ao lado e está 8 °C, nossa!!! Jah pensou vc brincando na neve pela primeira vez, neve de verdade...
    Yasmine Nousiainen

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Muito bom o blog.

    Você poderia me indicar um bom curso intensivo de finlandês em Helsinki? Vou passar 5 semanas cidade (de 27/11 a 02/01) e queria aproveitar para aprender pelo menos o básico do básico ("meu nome é tal", etc.).

    Obrigado,

    Thiago

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...