sábado, 8 de agosto de 2009

Enfim...Helsinki!!!

Depois de muito arrumar, colocar coisas dentro, tirar coisas para fora, levei as duas malas numa farmácia para pesar. Engraçado como eu não tenho noção de peso. No meu julgamento, eu achava que cada uma era tão pesada que chegava aos 60 ou 80 kg. Imaginem meu sufoco... não querendo abrir mão de minhas coisas, principalmente meus livros, Cds e DVDs, que são o que mais pesa. Aí, que surpresa!!!!! Cada mala passava apenas quase 4 kg dos 32kg permitidos para cada uma. Ainda bem que o vôo era direto de Fortaleza para Lisboa, sem conexão no Brasil. O permitido em vôos nacionais é de 20 kg se não me engano e tem companhias aéreas que encrencam com você mesmo sendo apenas conexão para vôo internacional...coisas do Brasil...vai entender!

No aeroporto foram muitas despedidas, família e amigos...aquele fusuê...tiramos fotos juntos, sorrimos juntos, rimos um bocado, nos despedimos bastante, abraços e mais abraços...quase que não consigo embarcar. Nada como família e amigos! Eles aquecem o coração e nos fazem sentir mais gente.

Então veio a ansiedade gostosa... 20:00 horas...embarcar...olhar pela janela e imaginar todos no aeroporto acenando...não sei quando volto...apertou o coração e logo lembrei-me de meus objetivos e fui em frente sem maiores dores. Os acentos do avião da TAP eram um pouco melhores que os nacionais, mas também bem apertadinho, com vídeo em cada poltrona para se assistir a uma variada programação oferecida em "touchscreen" de filmes, músicas, jogos, opções infantis e outros. Travesseirinho e cobertor disponível em cada acento...e eu com o meu que eu havia levado. Não abro mão do meu travesseiro macio de penas...foi a salvação. O avião dispõe filas de 2 cadeiras à esquerda e à direita e no centro são de 4 cadeiras. Eu havia escolhido janela, portanto duas cadeiras e não havia ninguém ao meu lado, então deu para dormir legal com meu travesseiro me protegendo dos braços duros da cadeira.

Tanto o jantar com cardápio como o lanche da madrugada que foram oferecidos estavam excelentes, de boa qualidade e farto: um peixe de primeira, arroz e legumes com salada de tomate e cogumelos, paezinhos, manteiga, molho de ervas para salada, cheese e uma sobremesa de pé-de-moleque (eu é que não gosto, comi só as castanhas de cima)! Nem se compara com um copinho de suco e um pacotinho de dois cream crakers numa embalagenzinha que foi oferecido pela gol no último vôo que fiz no Brasil...aquilo eh ridículo! Faz farofeiro ser rei numa viagem daquelas.

Chegamos em Lisboa às 7:00 horas (hora local)...demos um rolê pelos dutty free e embarcamos para Estocolmo às 9:05 hs (hora local) em outro avião menor da TAP - desses comuns no Brasil. O atendimento foi excelente e as refeiçoes melhores ainda: um bacalhau primoroso com todos os acompanhamentos necessários. Às 14:30 hs estávamos em solo sueco (hora local).

O aeroporto de Estocolmo é imenso. Do terminal que aterrissamos pegamos um ônibus interno para outro terminal...e haja a passar por pontes e curvas e mais vias e, enfim, chegamos no terminal de embarque para Helsinki. Eu havia levado em mãos um casaco para frio com peles (artificiais é claro) com medo de ser pega de surpresa pelas mudaças de clima. Só que a temperatura estava super agradável. Imagina aqueles nórdicos que passam mais de seis meses de frio o que estavam vestindo com aquele solzinho de 20 graus...roupinhas de verão, óbvio. Sentamos numas cadeiras aguardando o embarque e ao nosso lado haviam umas crianças. Uma delas falou lá um monte de coisas em finlandês e olhava para mim muito discretamente. E o Andrey começou a rir e disse que ele estava querendo saber da mãe porque que naquele calor eu estava levando um casaco daqueles! Criança é criança em qualquer lugar do mundo!

Embarcamos no avião da Finnair para Helsinki que é o mesmo modelo dos que fazem os trechos no Brasil de longa distância...mas me desculpem...nem se compara o acabamento: poltronas, acolchoamento, tudo! Num trecho que duraria apenas 45 minutos foi servido um delicioso e farto sanduiche de queijo com bebidas à vontade. Quando estávamos começando a sobrevoar as Ilhas Aland (início da Finlândia pelo lado sueco no sul) vocês não vão acreditar: tocava Tom Jobim no som interno do avião e eu abri uma das revistas oferecidas nos assentos e abri bem em cima de uma reportagem com uma foto grande daquela duna enorme linda de Jericoacoara que logo reconheci. A reportagem era em finlandês...claro que não entendi nada...mas encontrei umas palavras bem conhecidas: Brasiliassa, Jericoacoara, caipirinha, feijoada...hahahahaha...eram as boas vindas finlandesas a esta brasileira de sangue finno. Fiquei emocionada e feliz...como diz minha amiga Rosário: esse foi um momento auspicioso.

Continuando minha historinha, naquele momento tudo era mágico, novo, bonito, cheiroso...chegamos enfim, às 18:30 (hora local) no aeroporto de Vantaa em Helsinki. É um aeroporto também de grande porte com vários terminais. Tudo limpo, organizado, um arzinho fresco, nem frio nem quente. Pegamos um taxi tipo van com minhas duas malas de 32 kg cada (enormes), a minha pequeninha de 5 kg, as duas de 20kg dele. Ele acertou tudo com a taxista, toda bem uniformizada, cabelos bem arrumados, maquineta de cartão de crédito sem fio na mão. Ela nos cobrou aos dois e por toda a bagagem 23 euros!!!!! (só para vcs ficarem sabendo - o salário mínimo aqui é de 1.100 euros, segundo me informaram). Então, esqueça conversão para Real e tome por base o salário mínimo.

Chegamos ao prédio onde vou ficar alguns dias até me arrumar e a primeira sensação foi ótima: tudo tranquilo, cheiro de planta no ar porque tem muitas árvores...muitas mesmo...amei! Um solzinho gostoso e a temperatura muito agradável...longe do forte calor de Fortaleza. O apartamento que estamos é bem organizado e o quarto bem aconchegante. O prédio fica perto de uma avenida (frente) e rodeado de árvores e mais árvores.

Foram momentos com boas sensações que se sentidas quando se chega em uma nova morada, indicam momentos auspiciosos. Podem crer: ameeeeiiii! Me sinto em casa.

Aqui vão algumas fotos da chegada nessas belas terras de meus ancestrais.

Por do sol em nossa saída para o aeroporto em Fortaleza


Sobrevoando Fortaleza...
pude praticamente ver a cas de minha mãe,
minha casa, de minha filha...
saudades...quando retornarei!



Reportagem sobre Jericoacoara na revista finlandesa oferecida no avião da Finnair
Foto da duna principal de Jericoacoara


Reportagem sobre Feijoada e caipirinha na revista finlandesa oferecida no avião da Finnair


Chegando em terras finlandesas


Aeroporto de Vantaa em Helsinki


Enfim...chegando em casa!!!

Mais fotos no Facebook:
http://www.facebook.com/album.php?aid=2020513&id=1082750949&l=cb9a8aa26a

2 comentários:

  1. CARAMBAAAAA! AMEI!
    Eu sou de Fortaleza também e tava querendo ir pra Helsinki...
    Será que tem como a gente conversar?
    Gostaria MUITO de tirar algumas dúvidas. xD

    meu e-mail: felipe.sguimaraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Olá Felipe.
    Vou te add. Não entro muito no msn. Uso mais para falar com minha família. Vamos ver se posso te ajudar.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...