sexta-feira, 14 de agosto de 2009

REGISTRANDO-SE NA FINLÂNDIA

Aqui vai meu relato sobre os registros iniciais que devem ser feitos. Lembrando que sou brasileira nata e cidadã finlandesa e é a primeira vez que venho para cá com a intenção de fixar moradia em Helsinki, não sei falar finlandês (ainda) e estou desempregada (por enquanto). Não sei como funciona em outras cidades da Finlândia ou para intercambistas ou para quem já vem empregado.

A Finlândia é de fato um país extremamente organizado. Nas questões governamentais de registro, então!....nem se fala! Tudo flui e acontece rápido, sem burocracias desnecessárias. Em apenas uma tarde da semana passada resolvemos quatro questões de registros diferentes: cartório, adquirir cartão de transportes, abrir conta no banco, registro no Kela (questões sociais) e no Ministério do Trabalho (para cursos de finlandês, adaptação profissional e emprego). Todos em lugares diferentes, usando o transporte integrado (trem-tram-metrô)...rápido demais! Se fosse no Brasil ainda estaria engasgada no primeiro e controlando a raiva pelpelo desrespeito constante aos nossos direitos de cidadão...hahahahahahaha (ainda bem que agora posso rir)

A primeira coisa a ser feita foi registrar-me no Cartório (Maistraatit).

Foi super simples: preencher um formulário com dados básicos e de endereço de residência aqui. Quem tem a cidadania finlandesa, com os documentos da cidadania recebe um número de identificação e este número é a identidade....é usado em tudo que diga respeito a direitos e deveres de cidadão finlandês: moradia, estudar, trabalhar, pensão, ajuda social, saúde, tudo, transportes, conta em banco. Por isso, é quase impossível se viver aqui ilegalmente. Até para adquirir o cartão de transportes você tem que estar registrado no cartório, que funciona integrado online com todos os órgãos e sistemas ligados ao governo, a partir de seu número de identificação.

De lá fomos ao posto na Estação Central de Helsinki que vende cartão de transporte. Eles consultaram no computador minhas informações a partir de minha ID. Para adquirir o cartão paguei no total 51 Euros - na verdade são 42 Euros somente...é que o restante paga-se pelo cartão (na primeira vez). Com ele posso andar por toda a Helsinki usando trem, tram e ônibus à vontade, quantas vezes quiser durante UM MÊS. E os três tipos de transporte sao integrados com mapas deles em cada ponto de parada. Considerando que o salário mínimo aqui eh de 1.100 Euros...o transporte assim fica muito barato. Por isso, uma pessoa ilegal aqui praticamente não consegue viver...fica sem direito até ao cartão de transporte....se for pagar cada passagem na hora, cada vez que usar pagará em torno de 2,20 Euros...impraticável.

É realmente impressionante a organização aqui. Quando queremos sair, entramos na web no site para planejamento da rota de transportes a ser feita (Reittiopas), ou consulta-se um livreto, que informam todas as rotas, trechos a pé, estações e horários de partida e chegada ao destino. E os horários são rigorosamente cumpridos. Fascinante! Uma "bobagem" dessas é naturalmente uma das bases da organização da cidade. Porque todos podem organizar seu dia e o melhor de tudo: as pessoas não se sentem pressionadas a mudarem para perto do centro de Helsinki por causa de lerdeza dos transportes como no Brasil. Isso é essencial para que as cidades nao inchem desorganizadas.

De lá fomos abrir conta no banco. É essencial para receber qualquer tipo de subsídio governamental (estudante, desempregado, refugiado, aposentado, pensionista, etc).

Em seguida fui inscrever-me no Kela - uma espécie de Ministério Social para que se possa ter acesso aos direitos sociais como moradia, quantidade mínima de dinheiro para sobreviver, assistência médica, etc. Preenchemos mais um formulário, entregamos à atendente e devemos aguardar o resultado para direitos que necessito nesse momento até três semanas.

Finalmente, fomos ao Työvoimatoimisto (Escritório Oficial de Desenvolvimento do Trabalho e Economia) para me inscrever e ter direito a fazer o curso de finlandês, cursos de capacitação para trabalho e para conseguir trabalho também. Após preencher o formulário e entregar ao atendente, o mesmo marcou uma entrevista para outro dia, com tradutor de português. Depois eu soube que se chegar dez minutos atrasado a essas entrevistas marcadas pelos órgãos do Giverno as mesmas são remarcadas.

Isso tudo fizemos das 11 horas até às 15 horas !!!!!!!!! todos em lugares diferentes, usando tram.

Os transportes aqui são de "luxo" comparados aos do Brasil...affffffffffff que diferença!!!!

Quando acentuo essas diferenças não é, de jeito nenhum, menosprezando o Brasil. É para acentuar a possibilidade de se viver bem quando país (Governo) e povo (os dois juntos) resolvem construir uma nação forte e com as melhores possibilidades de qualidade de vida para todos. E olha que a Finlândia foi arrasada, economicamente então nem se fala, várias vezes por causa de guerras e invasões por outros países (Suécia e Rússia). Aliás, soube essa semana que a Finlândia foi o único país que pagou totalmente sua dívida financeira pós-guerra.

Quando chegamos em casa, uma pessoa minha ligou para o Social (órgão do Governo para assuntos sociais urgentes) e já ficou marcada entrevista tb com tradutor português para o início da semana.

É isso por hoje.
Beijos muitos, espero que todos estejam bem e mandem notícias do Brasil, ok?

Links (para páginas em inglês):
Maistraatit - http://www.maistraatti.fi/en/index.html
Reittiopas - Planejamento das rotas para transporte: http://www.ytv.fi/eng/transport
Työvoimatoimisto - Folder explicativo sobre como trabalhar na Finlândia: http://www.mol.fi/mol/fi/99_pdf/fi/06_tyoministerio/06_julkaisut/05_esitteet/tme7601e_workinginfinland.pdf

5 comentários:

  1. em 5 dias estou indo para a Finlândia, e cada vez mais que leio esse blog mais fico ansiosa, ai meu Deus!
    Tudo de bom para você e nós duas sejamos muuuuuuuito felizes nesse país dos mil lagos.
    Näkemiin
    Moi Moi

    ResponderExcluir
  2. ola, meu nome e kenia Torma, sou de origem filandesa,mas minha familia nao tem cidadania filandesa, minha bisa que venho para o brasil...voce pode me ajudar, sabe me dizer oque preciso para ganhar a cidadania?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Kenia,
    Até onde sei, infelizmente você não pode requerer cidadania. Só podem requerer filhos de finlandês em qualquer idade e netos menores de 18 anos.
    Mas vai que a legislação mudou...o que acho difícil. A embaixada pode lhe dar informações precisas.

    ResponderExcluir
  4. Olá, para quem é brasileiro, sem antepassados finlandeses, que não vai casar com um finlandes e nem coisas assim rsrs é possível conseguir a cidadania finlandesa, depois de muitos anos trabalhando no país, morando, pagando impostos etc ?
    Obrigada =)

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo!

    Aqui está o link de onde você pode obter respostas para sua pergunta. infelizmente não há disponível em português...

    http://www.migri.fi/finnish_citizenship/applying_for_citizenship

    E aqui está a legislação sobre obtenção de cidadania finlandesa, mas em finlandês:
    http://www.finlex.fi/fi/laki/ajantasa/2003/20030359?search[type]=pika&search[pika]=kansalaisuuslaki

    Pelo que sei, dentre outras exigências, o requerente da cidadania deve morar na Finlândia (claro que legalmente) há pelo menos 5 anos e ter habilidades oral e escrita do finlandês ou sueco. É feita uma prova aqui na Finlândia para comprovar as habilidades linguísticas.
    Um abraço

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...