segunda-feira, 13 de julho de 2009

VACINA CONTRA FEBRE AMARELA PARA VIAJAR PELA EUROPA

A 22 dias de minha viagem para Helsinki com conexões pela Europa, ontem à noite, Domingo, quando não dá para se obter informações oficiais sobre quase nada, amigos me perguntaram se eu havia tomado a vacina contra febre amarela e que, não tinham certeza, mas achavam que tinha que ser no mínimo 30 dias antes da viagem. Gelei! Nem tinha me lembrado dessa história de vacina e ninguém havia me informado antes.

Então, aguentei a ansiedade, esperei chegar as 8 horas de hoje (segunda-feira) para começar minhas pesquisas sobre o assunto, com aquele receio de todos nós brasileiros acerca de informações seguras porque, no Brasil, estas geralmente são incompletas ou desencontradas.

Entrei na Internet, procurei, busquei, googlei em muitos sites e informações sem precisão. Acabei no site o Ministério da Saúde e, por fim, no 0800611997. Liguei e, pasma, fui super bem atendida e bem informada. É o seguinte:

É exigido por uma convenção internacional a vacinação contra febre amarela para quem parte ou chega a países endêmicos de Febre Amarela. No 0800 acima informam quais são esses países e o Brasil está na lista. Há estados que não fazem parte das regiões endêmicas de febre amarela, mas mesmo quem mora nessas regiões precisa tomar a vacina de febre amarela para viagens a destinos onde é exigida. É bom se informar no tal 0800.

Portanto, preciso tomar a vacina contra febre amarela sim.

Quanto ao prazo, respirei aliviada - bota aliviada nisso! É exigido a vacinação com 10 dias de antecedência da viagem. Já pensou? De passagem comprada e marcada, malas quase prontas, e não poder viajar por causa de uma vacina?

A vacina pode ser tomada em qualquer posto de vacinação mas, para ser válida em viagens internacionais onde é exigida, você tem que levar o seu Cartão Nacional de Vacinação (que é de cor branca), e no qual há o registro de sua vacina contra febre amarela, aos postos da ANVISA para internacionalizá-lo, ou seja, transformá-lo no Certificado Internacional de Vacinação (que é de cor amarela). De novo, o tal 0800 informa onde há postos da ANVISA no Brasil, que geralmente são nos aeroportos e portos, inclusive o número do telefone.

Lembrando, mais uma vez, que a vacina deve ser tomada até 10 dias antes do embarque e que seu prazo de validade é de dez anos. Portanto, após este prazo, é necessário tomar reforço da vacina também até 10 dias antes da viagem e, igualmente, levar o cartão para internacionalização nos postos da ANVISA. Apenas o portador poderá solicitar a substituição do cartão, comparecendo ao posto de troca da ANVISA munido de documento oficial com fotografia: Carteira de Identidade, Passaporte ou Cédula Profissional (tipo OAB, CREA, CRF, CRM etc.). Para menores de idade é necessária a apresentação da Certidão de Nascimento.

Para ficar realmente seguro sobre este assunto, ligue no 0800611997.

Então, é isso. Lá vou eu cuidar de resolver mais esta questão.

5 comentários:

  1. Irene,

    Ao ver este post, decidi mandar uma mensagem para a embaixada da Finlândia no Brasil perguntando quais as vacinas obrigatóras para se visitar o país, e me responderam o seguinte: "Não há nenhuma vacina obrigatória para se viajar para a Finlândia." Por via das dúvidas, eu prefiro tomar a vacina para febre amarela, mas estranho que a embaixada diga uma coisa e a ANVISA outra...

    ResponderExcluir
  2. Anonimo,
    A embaixada esta certa. O problema eh que seu voo pode ter conexao em algum pais que exija a vacina, entao vc tera que apresentar o cartao. E o futuro de nós viajantes não há como prever, não é mesmo. Eu preferi resolver esta questão de uma vez, ainda mais que o prazo de validade dessa vacina eh de 10 anos.
    Boa sorte em sua viagem. Já estou em Helsinki desde ontem e amando.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada por responder e me desejar boa sorte, só vi este post hoje. Não sei ainda quando será minha viagem, estava planejando para agosto, mas tive que adiar, e agora temo chegar em dezembro e não me adaptar ao inverno finlandês...rsrs Pretendo fazer conexão em Lisboa.

    ResponderExcluir
  4. Procurei na internet o prazo de durabilidade da vacina e encontrei no teu blog. Tuas informações foram claras e concisas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Olá Anônimo,
    Desculpe responder somente agora...eu estava de férias!
    Que bom que as informações lhe ajudaram.
    Para os próximos é bom se informar porque as coisas mudam com o tempo e esse post já tem um ano e meio que foi escrito.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...