sábado, 11 de julho de 2009

APRENDENDO FINLANDÊS

É...pelo que vi, li e ouvi, aprender finlandês não vai ser uma tarefa tão fácil. Mas, como tenho também sangue brasileiro, não desisto! Há algumas barreiras a serem superadas:
- não domino inglês (a maioria dos livros e dicionários disponíveis são finlandês/inglês)
- o finlandês não se parece em absolutamente nada com o português...tipo assim: fico procurando alguma palavrinha que me lembre algo de longe o português e...nada!
- a minha idade...tudo bem, hoje em dia se usa muito o jargão do tipo: idade não importa, o que importa é a vontade. Até concordo, porque senão não estaria me lançando nesse novo projeto na Finlândia, mas vocês precisam saber: idade conta sim...a um ano dos 50 a memória já não é a mesma mesmo, por mais que queiramos o contrário.
- disciplina. Para se aprender, nesse contexto, uma língua tão diferente é preciso muita disciplina, tipo: assistir aulas todos os dias, destinar pelo menos uma hora de manhã e outra à tarde para estudar, ouvir pessoas, televisão, rádio e ler textos, jornais, revistas, livros o máximo que aguentar...todos os dias.

Porém, sou obstinada, guerreira, gosto de desafios (não dos "insuperáveis"...aqueles que exigem a superação de limites, porque desses já passei por muitos na vida e, se for por escolha própria, não os quero mais). E agora conto com a ajuda de meu filho que já mora na Finlândia há dois anos e sabe bastante do finlandês...isso tem sido fundamental para tirar as dúvidas.

Então, o primeiro passo foi selecionar o que tenho à mão. Encontrei vários sites e dicionários e um livro: Finnish for foreigners muito bom. Os sites e livros estão relacionados com links aqui na coluna à esquerda em "Aprendendo Finlandês".

Agora vou começar a estudar e compartilhar aqui o que for aprendendo.

Nakëmiin
[até logo]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...