O monumento a sua vida e sua música está em um parque que tem o seu nome - Sibelius Memorial Park (localização no mapa turístico abaixo). O monumento foi construído nos anos 60' em meio a controvérsias. Sua metáfora musical é bastante surpreendente: sólido e transparente de longe e arejado de perto - tubos ocos estão abertos em ambas as extremidades e alguns nas laterais também.
Um pouco mais sobre a música de Sibelius:
A principal parte da música de Sibelius é sua coleção de sete sinfonias. Como Beethoven, Sibelius usou cada uma delas para trabalhar uma idéia musical e/ou desenvolver seu próprio estilo. Suas sinfonias continuam populares em gravações e salas de concerto.
Dentre as composições mais famosas de Sibelius, destacam-se: Concerto para Violino e Orquestra em ré menor (obra de grande expressão, melodiosidade profunda e virtuosismo, que goza de grande popularidade entre os violinistas e o público, tornando-se em um dos concertos para violino mais executados nas salas de concerto), Finlandia, Valsa Triste (o primeiro movimento da suíte Kuolema), Karelia Suite e O Cisne de Tuonela (um dos quatro movimentos da Lemminkäinen Suite). Outros trabalhos incluem peças inspiradas no poema épico Kalevala, cerca de 100 canções para piano e voz, música incidental para 13 peças, uma ópera (Jungfrun i tornet, A Senhora na Torre), música de câmara, peças para piano, 21 publicações separadas para coral e músicas para rituais maçônicos. Até meados de 1926 foi prolífico; entretanto, apesar de ter vivido mais de 90 anos, ele quase não completou composições nos últimos 30 anos de sua vida, após sua Sétima Sinfonia em 1924 e o poema musicado Tapiola em 1926.
FONTE:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean_Sibelius
http://www.sibelius.fi/english/index.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, acrescente, enriqueça...