sábado, 24 de julho de 2010

UM POUCO DA HISTÓRIA DA FINLÂNDIA E DE HELSINKI


Quanto mais se conhece a formação histórica e cultural deste povo e de seu país, seus costumes e hábitos, mais se vai respondendo a muitas perguntas que nós, estrangeiros, temos vontade de fazer e entender. Então comecemos... 

Minha mãe, sempre que nos contava algo sobre os conflitos na Finlândia, quando éramos crianças, mencionava que este era um país de "meio de caminho de eternas disputas" entre Suécia e Rússia. Olhando o mapa isso fica bem claro.

Vamos começar pela formação da Finlândia. A cultura Viking com o comércio prosperou na Suécia, especialmente nos séculos IX e X, o que estimulou a conquista de novas terras. As invasões suecas dirigiram-se primeiro para oriente, na direção da Finlândia, dos Estados Bálticos, Rússia e Mar Negro.

A história documental da Finlândia, enquanto nação, remonta à Idade Média apenas, quando os primeiros suecos começaram a desembarcar na costa leste destas terras. As primeiras regras ditadas ao povo foram estabelecidas pela monarquia sueca em 1249 e pouco tempo depois a Finlândia estava completamente agregada e colonizada pela coroa sueca. Com isso o sueco passou a ser a língua oficial entre os nobres e utilizada na administração e educação, enquanto o finlandês ficou como língua secundária e usada pelos camponeses e pelo clero, e era transmitida apenas oralmente. Nunca houveram livros em finlandês ou sobre finlandês até àquela época.

Em 1389, os três estados escandinavos, Suécia, Noruega e Dinamarca formaram um único com a "União de Kalmar", sob o poder da Rainha Margarida I. Essa união dissolveu-se em 1523 e Gustavo Vasa tornou-se rei da Suécia. Durante seu reinado, ele introduziu o protestantismo e em 1550 fundou a cidade de Helsingfors (Helsinki em sueco) que, por mais de dois séculos, não passou de um pequeno vilarejo de pescadores.

A reviravolta na história da língua finlandesa começou no século XVI. Mikael Agricola, um importante teólogo luterano que vivia em Turku, principal cidade da Finlândia sob domínio sueco, publicou o primeiro livro de Finlandês e em finlandês, ABC-Kirja, por volta de 1543, dando início à sistematização gramatical da língua finlandesa. Também àquela época, os livros da Igreja Católica, inclusive a Bíblia, eram escritos em latim. Então, em 1548 Mikael Agricola publicou Uusi testamentti, primeira tradução do Novo Testamento da bíblia feita por ele, do latim para o finlandês.

Turku, por sua proximidade com a Suécia, continuava sendo a cidade que mais se desenvolvia. A primeira universidade da Finlândia, ainda sob domínio sueco, a Academia Real de Turku, foi inaugurada em 1640.

Entre os anos de 1676 e 1697 um terço da população da Finlândia morreu de fome. Não consigo nem imaginar isso...de cada três pessoas, uma morria. Nossa! Que anos difíceis! E mais anos difíceis ainda viriam. Entre 1700 e 1721, travou-se uma intensa guerra entre Suécia e Rússia, chamada  Grande Guerra do Norte, lembrando que a Finlândia é um "meio de caminho" entres esses dois gigantes países daquela época. Nesta guerra a Suécia enfrentou a Rússia, Dinamarca, Noruega e a República das Duas Nações (união entre o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia). A mesma terminou em 1721, com a conclusão do Tratado de Nystad e o Tratado de Estcolmo, que teve como uma de suas consequências o fim do Império Sueco. Durante a guerra as terras finlandesas foram ocupadas por duas vezes pela Rússia e, com seu fim, as terras finlandesas passaram a ser alvo de conflito concentrado entre Suécia e Rússia, na chamada Guerra Finlandesa, ocorrida entre fevereiro de 1808 e setembro de 1809. E haja o povo finlandês a sofrer com a cobiça de suas terras por seus vizinhos!

A Guerra Finlandesa resultou na separação das terras finlandesas da Suécia e na criação do Grão-Ducado da Finlândia em 1809 com a "Dieta de Porvoo". O Grão-Ducado da Finlândia era autônomo, mas semi-dependente da Rússia, ou seja, autônomo de direito mas, de fato, fazendo parte do Império Russo.
E quem exercia o papel de Grão-Duque da Finlândia? Quem adivinha? O czar Alexandre I da Rússia, daí não ser autônomo de fato e daí a forte influência russa nos hábitos e costumes finlandeses, tanto que esse período é chamado de "russificação".

Aqui faço uma pequena pausa e sugiro que leia o post "Ataque" que conto a história desse impressionante histórico quadro que retrata muito bem essa época.

Turku foi a primeira capital do Grão-Ducado até 1812 e a partir de então, passou a ser Helsinki, na tentativa russa de diminuir a influência sueca. A Academia Real de Turku, na época a única universidade no país, foi transferida para Helsinki em 1827 e se tornou a moderna Universidade de Helsinki. Essas e outras decisões consolidaram o novo papel da cidade e ajudou a defini-la em um caminho de crescimento contínuo. Esta transformação é muito evidente na parte central da cidade, que foi reconstruída em estilo neo-clássico para se assemelhar a São Petersburgo. Como em outros lugares, os avanços tecnológicos, tais como ferrovias e a industrailização foram fatores-chave para o crescimento da cidade.

 Turku - séc XIX


Helsinki - 1820 (antes da reconstrução)

O movimento para a independência da Finlândia teve início já no começo do século XX, após a revolução na Rússia, motivado pelas consequências da derrota russa na Primeira Guerra Mundial, inclusive pela deposição do Czar na Rússia. Isto deu oportunidade à Finlândia para livrar-se de seu domínio. Depois de vários conflitos entre os não-socialistas e os social-democratas sobre quem deveria ter o poder na Finlândia, o parlamento declarou finalmente a Finlândia como um estado independente em 06 de dezembro de 1917 e reconhecido pela Rússia no ano seguinte. Ufa! Até que enfim conseguimos! Nasceu então a República da Finlândia. Ainda tem mais história, mas vai ficar para outro post mais no futuro, ok?



FONTES:
Wikipédia - Finlândia
Wikipédia - Helsinki
Mikael Agricola ja suomen kieli päivä
Grande Guerra do Norte
República das Duas Nações
Guerra Finlandesa
Grão-Ducado da Finlândia 
História da Finlândia  
Independence Day (Finland)

16 comentários:

  1. Adoro a história da Finlândia,ainda mais morando ao lado de uma colônia Finlandesa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Ola,
    comentei aqui um tempo atras falando sobre a minha vontade de ir a Finlândia, e aprender Finlandês, adoro seu blog, se não se importa eu add no meu favoritos. Adoro ler sobre a historia da Finlândia, adoooro !

    A propósito me mudo pra Nokia em dez. =)

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Olá Cristina!
    Claro que não me importo. Fico feliz de saber que as pessoas gostam do que é postado.
    E que massa! Puxa! Você então se muda para cá em dezembro! Vem a trabalho? O que precisar aqui em Helsinki ou alguma informação manda pro meu email. ;)
    Felicidades na nova vida!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Ah, obrigado Irene! :)
    Eu estava procurando sobre a história da Finlândia essa semana, e você me ajudou bastante. \o/

    ResponderExcluir
  5. Que bom Artur!
    Como vão as coisas por aí?
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Bacana Felipe! Conheço uma pessoa que está morando aqui vindo da Colônia.
    Bj

    ResponderExcluir
  7. Mais uma vez muito boa a informação que estas a partilhar Irene.

    Realmente a Finlândia foi um país que sofreu muito mesmo, e depois disso ainda vêm a Guerra de Inverno na altura da WWII mais uma vez contra a Russia que o resultado disso foi a perda da região de Karelia que na altura representava 20% da economia Finlandesa.

    É de ficar espantado como um país que nasce do nada e sempre andou de mão em mão consegue actualmente estar como um dos países mais avançados do mundo..

    Parabéns Finlândia!

    ResponderExcluir
  8. É isso mesmo Tiago...e essa é a parte que deixei para um futuro post. A cidadezinha que minha mãe nasceu era na Karélia, próximo ao Lago Ladoga, na época da Finlândia. Hoje é da Rússia :( E nem existe mais.
    É impressionante a determinação deste povo de construir um país digno, justo, igualitário, socialista e democrático e ainda solidário...e em menos de 50 anos.
    Estou com você: Parabéns Finlândia!....mais que merecido!

    ResponderExcluir
  9. Irene, meu avô também é de Karélia (de Koivisto)!

    Beijos, e parabéns também pelo seu post, foi (mais uma vez) muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Obrigada Teea...e isso dito por uma finlandesa tem maior peso!! Sempre fico meio insegura de falar sobre a Finlândia porque (ainda) não domino Finlandês para poder pesquisar em fontes mais fidedignas. Daí porque uso tantas fontes quando escrevo. Que você tenha boas, merecidas e bem felizes férias junto do maridão. :)
    Bjus

    ResponderExcluir
  11. Obrigada Irene, vou passar primeiro um tempinho sozinha em Lisboa, para curtir o calor (uns 35 graus se não mais) e depois vou a BH. Bem que queria estar lá já, mas tem que ser assim, mais um pouco de paciência.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  12. A Finlândia só se tornou independente graças à Alemanha que reconheceu seu povo no tratado com a Russía no final da primeira guerra....

    ResponderExcluir
  13. Muito bom...
    Minha paixão pela Finlândia só vem aumentando nos últimos tempos...

    e as dificuldades pra ir praí também =\

    Beijos Irene!

    ResponderExcluir
  14. Interessante Anônimo! Isso talvez explique algumas decisões posteriores que ouvi falar. Como não quero postar nada aqui "de ouvir falar" e as fontes em que pesquisei não mencionaram esse fato, fica aí a lacuna. Se eu me deparar com alguma coisa mais oficial sobre isso e os porquês, que com certeza devem ter nesse jogo de tantos interesses e interessados, publico.
    Bj

    ResponderExcluir
  15. Não se preocupe não Diego, se há vontade e for realmente bom para você, as dificuldades existem somente em nosso menor campo de visão. Nem sempre tudo é do jeito que queremos ou pensamos e muitas vezes as coisas acontecem de modo inesperado. Eu nunca imaginei que pudesse, tinha somente sonhos, nem tinha a menor condição financeira de vir morar na europa...e cá estou! ;)
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  16. muitooo obrigada, seu blog me ajudou dms u.u

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...