domingo, 20 de junho de 2010

MUSEU DE HISTÓRIA NATURAL - HELSINKI

Ontem, eu e uma amiga brasileira que ainda não conhece muito de Helsinki, fomos fazer um passeio turístico na cidade. Gosto de fazer esses passeios com ela, porque é uma pessoa sempre disposta, alegre e não é exigente. Pessoas assim são ótimas para fazer passeios turísticos do tipo sem roteiros fixos. E eu gosto desse tipo de turismo porque sempre vem com surpresas.

E foi assim. Marcamos de nos encontrar em Kamppi às nove da manhã, então sugeri de irmos ver a Temppeliaukion Kirkko (Igreja na rocha) que ficava perto. De lá, resolvemos ir à Suomenlinna. Mas no caminho, observando os prédios do centro de Helsinki nos deparamos com um muito imponente. Sempre passava em frente a esse prédio, que na frente tem escrito "Institutum Zoologicum" entalhado nas pedras da fachada, e ficava admirando a beleza da construção. Mas sempre achei que era alguma faculdade de veterinária, zootecnia, algo do tipo. Paramos para tirar uma foto de uma escultura de bronze bonita em tamanho natural de um alce e umas girafas que estavam na sacada do segundo andar com olhar proseiro para quem, como nós, passava pela calçada. A porta do prédio estava meio aberta. Entramos acometidas por uma curiosidade própria de turistas. Afinal turistas podem cometer estes tipos de "deslizes". Quando entramos eu fiquei boquiaberta de cara com um elefante em tamanho natural bem na minha frente. Ai que eu fiquei encantada. Adoro natureza e animais então...! Não gosto de bichos empalhados, tipo aqueles em sala de ricaços para exibição de poder. Acho uma maldade matar animais ainda mais para nada, por puro prazer. E por isso sempre me recusei a visitar museus de história natural. Na verdade, nunca entrei em nenhum na minha vida. 

E não é que no tal prédio, que meio que "invadimos", funciona um museu! E de história natural! O nome do museu em finlandês é Luonnontieteellinen Keskusmuseo. Não sei explicar, porque de verdade detesto judiação com bichos, mas fiquei encantada com o que vi no museu. Talvez porque eles pareciam tão reais, em seu habitat...é como se a gente se transportasse para o mundo deles e os visse ali na nossa frente,  vivos, correndo atrás de uma presa, fugindo de um predador, alimentando-se, cuidando das crias, voando...perfeito. Fico me sentindo uma traidora de meus ideais quando digo isso. Mas estou sendo sincera. Voltando ao planeta Terra, pagamos cada uma 6.00 Euros pela entrada que valeu demais. São três andares repletos de animais de todos os tipos de de todos os lugares do mundo, uma seção grande dedicada a animais da Finlândia e termina em um enorme salão com dinossauros. Claro que não empalhados, mas mesmo assim é assustador imaginar como seriam os donos daqueles enormes esqueletos  e suas bocarras repletas de dentes afiados vivos. Imaginei que em duas bocadas aquele velociraptor me engoliria todinha. E fiquei pensando sobre extinção de animais. A extinção pode ser algo natural como aconteceu com os dinos, mas com a nossa "ajuda feroz", acabamos nos tornando os maiores predadores do planeta...de outros seres vivos como de nós mesmos. Será que nossa estreiteza de visão nos levará também à nossa própria extinção? Voltando ao museu, vale a pena demais visitar e entender a grandiosidade e riqueza da vida em nosso planeta. E é graças a ela que estamos aqui contando nossas histórias e deixando nossos rastros. Que rastro você deixa?
Luonnontieteellinen Museo
http://www.luomus.fi/
Endereço: Pohjoinen Rautatiekatu 13 - 00100 Helsinki
Entrada: 6.00E (adultos), 3.00E (crianças)
E agora visitando o site foi que vi que nas quintas-feiras das 16 às 18 horas a entrada é gratuita.





























5 comentários:

  1. Esqueci de dizer q fui eu... Yasmine... quem escreveu

    ResponderExcluir
  2. Mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeee
    Que massa!!! Amei!!! E vc nem para contar, neh!!
    Beijinhos e feliz niver

    ResponderExcluir
  3. ai ai ai
    A inveja tá me roendo que nem dente de Tiranossauro Rex rsssss
    Sonho em ver estes esqueletos magníficos, desde a minha infância.... Bem....
    E não se veja como uma traidora, não !!! Seus sentimentos estão corretos. Você estava em um Templo, lugar de dignificar a vida e foi esta a sua atitude. Conhecimento e Respeito.
    Tudo muito lindo no Instituto, com animais em situações naturais, e uma arquitetura deslumbrante. Linda escadaria !!! Podemos dizer que ela serpenteia pelo prédio, branca e insinuante. Linda !!!

    Voi, kiitos paljon !!!

    Suudelma

    Du

    ResponderExcluir
  4. Sim Du...esse museu é surpreendente! Todo! A arquitetura incluída na beleza!
    Bjus

    ResponderExcluir
  5. heheheheh Minizinha! Pra me chamar de mãe só podia ser você!
    Obrigada por tudo filha...amoooooo vc demais!
    Bjus

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...