domingo, 13 de junho de 2010

CARNAVAL EM HELSINKI

Há três dias que o tempo fechou, chove, com ventos de até 40 km/h e a sensação de frio vai mais além que os 13 graus marcados no termômetro. E foi com esse cenário que Helsinki amanheceu e passou por toda a manhã de ontem. Então, a minha programação de ir ver o desfile das escolas de samba de Helsinki na rua, a convite de uma amiga brasileira, quase foi por água abaixo por não querer pegar chuva e ficar com frio na rua.

Mas, aí pensei que iria perder uma ótima oportunidade de ver como são as escolas de samba daqui, tirar fotos e postar para vocês. Se eu não fosse, teria essa oportunidade somente daqui há um ano. E acabei resolvendo que iria, ficaria um mínimo tolerável no frio e na chuva e, quando ficasse desinteressante voltaria para casa.

E que bom que decidi por tentar. Saí de casa e cheguei no centro com uma chuva fina e um vento tão forte que estava a derrubar coisas mais leves pelas ruas. Eu tinha que fazer força para conseguir andar contra ele. E fui para a frente da Rautatieasema (Estação Central de Trens) encontrar-me com as amigas do Brasil. De lá, fomos ao básico McDonald's fazer um lanche rápido (porque é rápido, a gente já sabe o que vai comer e é mais barato).

Depois seguimos para a Esplanadi. E não é que no meio do caminho, apesar do vento bastante forte continuar, o sol apareceu e brilhou durante todo o desfile! Fiquei com dó de quem estava com fantasias mais carregadas de tecido ou de penas porque o vento foi cruel. Mas, não se pode reclamar, não é mesmo? Seria pior com chuva e frio. Fiquei a imaginar aquelas lindas fantasias e belas plumagens pingando e pesadas de água. Que bom que o sol ficou e foi bonito ver a dedicação dos finlandeses ao samba. Detalhe: as escolas de samba são formadas em sua grande maioria por finlandeses mesmo. Como eles têm uma empatia com o Brasil e nossa alegria!

Editei um pequeno vídeo com alguns dos momentos do desfile das escolas que compartilho também com algumas fotos que tirei (clique aqui para ver todas). Por favor, dêem os devidos descontos, afinal, estamos em Helsinki.



































E por último vinha um grupo jogando capoeira acompanhando as escolas. Infelizmente o cartão da máquina ficou cheio e eu lá feito besta filmando nada! Que pena! Mas, de qualquer modo, deu para fotografar até a última escola.


13 comentários:

  1. Eu também tinha dúvidas de ir com esse frio, mas concordo com você que valeu muito a pena ir!

    beijos,
    Teea

    ResponderExcluir
  2. Olá Irene!!! é um prazer muito grande poder comentar em seu blog!! quem me passou ele foi o Leo!! fiquei realmente surpresa em ver o video!! ainda mais por saber que são a maioria finns que são os membros!!! é gratificante e motivo de orgulho pra nós brasileiros, que um país como a Finlândia nos admire a ponto de fazer aí uma reprodução do que é nosso carnaval!!! estarei com você e com o Leo, pelo blog e pelo orkut também, se você tiver pode me add! eu estou no orkut dele. Vou ler os outros posts! li o blog do leo inteirinho! e o seu estou começando agora! estou apaixonada por essa terra linda chamada Finlândia! bjos!!! e ótima semana!!!

    ResponderExcluir
  3. Valeu Kelma! Muito obrigada! E ao Leo por tabela...ele sim, escreve bem pra caramba!
    Sim, é muito emocionante ver isso e nos dá muito orgulho. Pena que haja brasileiros que se acostumaram a denegrir a alegria, a arte e o trabalho do carnaval brasileiro. E outros que se apropriam da festa do carnaval para interesses próprios.
    Quanto ao orkut, até tenho mas já se vão mais de dois anos que não uso. Prefiro o Facebook. Se estiver no FB, me avisa que te add.
    Bjus e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  4. Não sou fã de carnaval, mas sendo na Finlândia eu iria mesmo com o frio! :)
    Pior é pra está com as roupas de carnaval e quase seminu! uehueh

    ResponderExcluir
  5. oi, cheguei aqui através do blog da Chris Pessoa para conhecer o carnaval de helsinque...impressionate. adorei as fotos e o povo parecia estar muito animado, apesar da chuvinha e do vento.


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  6. Pois é Artur...também não sou lá muito fã de carnaval...mas agora entendo um pouquinho desse lance de brasileiros fora do Brasil fazer um auê por pouca coisa boa que nos remeta ao Brasil. Nossa origem está no nosso sangue e estando longe, qualquer coisa que nos leve de volta, por um instante, por uma boa recordação, uma vivência, uma roupa, uma bandeira e, principalmente, o hino nacional...nooooooossssaa! A gente se arrepia, se sacode, pula, sacode os braços e faz zuada... e volta toda a emoção brasileira do que temos e podemos fazer de melhor. E então vejo que essa esculhambação e falta de vida que vivemos atualmente no Brasil e que acaba expulsando pessoas como eu em busca de viver mais saudavelmente, tranquila e feliz, é meramente circunstancial. Se nosso país fosse organizado, mais limpo, com o povo mais educado em termos de comportamento social e de saber, corrupção beirando o zero...utopia né! Pelo menos para os próximos cem, duzentos anos...ninguém iria querer sair fora e muitos de fora iriam querer estar dentro.
    Divaguei foi muito, não foi? rsrsrsrs
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Nossa que louco, nunca imaginei ver algo assim nossa cultura atavessando o atlântico. Te perguntei em outro comentário mas nem lembro em que data foi, por isso vou refazer a pergunta: Como é a aceitação dos Finlandeses á pessoas de cor? meu maior sonho é conhecer a finlândia e ficaria extremamente decepcionada se fosse rejeitada sei lá...ah tbm pedi uma planilha com o q vc aprendeu de finlandês mas nao deixei meu e-mail...q cabeça!! ladyamorphis@hotmail.com. e outra coisa essas passistas são bem gordinhas kkkkkk, mas é finlÂndia, tah ótimo!!!

    ResponderExcluir
  8. cara, eles tem até a ala das baianas!!
    muito bacana, nunva, nem nos meus mais loucos sonhos eu ia imaginar que existia um carnaval como esse na Finlândia!!
    parabens pelas informações, teu blog é muito bom

    ResponderExcluir
  9. Obrigada anônimo!
    rsrsrsrs....pois é! Nem eu! Soube que foi um brasileiro que trouxe o carnaval para cá...só podia né?

    ResponderExcluir
  10. Legal!!
    Estou indo visitar Helsinki em maio deste ano..
    seu blog com certeza vai ajudar bastante.
    vou ficar aqui procurando as dicas!!

    ResponderExcluir
  11. Que legal Rui!
    Vai passar quanto tempo aqui?
    Tomara que o blog lhe ajude!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Nossas!! muito legal. quero conhecer em brve esse evento pessoalmente.

    charles erlan

    ResponderExcluir
  13. muito legal as fotos, quero participar na próxima próxima festa.

    charles erlan

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...