domingo, 2 de maio de 2010

ATAQUE

Nesta semana minha turma do curso de finlandês foi convidada pela professora para fazermos um trabalho de campo: visitar o Museu Nacional da Finlândia. Adorei a idéia porque o museu estava na minha lista de passeios pendentes. E o trabalho consistiu em visitarmos as exposições e escolhermos três mostras que mais no tivesse impressionado e escrevermos em finlandês sobre cada uma delas e o motivo da escolha. Foi uma escolha difícil. Tudo no museu me impressionou: desde sua arquitetura, seu interior, cada exposição e objetos. Gostei muito e pretendo voltar mais vezes.

Fiz o meu dever de casa e, na verdade, falei sobre coisas mais fáceis para se dizer em finlandês, embora não tenham sido as três que mais me impressionaram. O que mais me tocou não coloquei no trabalho. Foi: "Hyökkäys" ou "Ataque" (português), uma pintura a óleo de 2m x 1,4m. Para quem não sabe nada sobre a Finlândia o quadro passa despercebido. Mas para quem sabe um mínimo de história deste país ele chama a atenção. E muito! Venho tentando garimpar aqui e acolá algo mais sobre a história daqui e aos pouquinhos vou conhecendo mais. E digo a vocês: conhecer a língua nativa de onde se está é algo para lá de importante. Somente conhecendo a língua local é que se consegue chegar mais perto dos detalhes, meandros, enredos, sentimentos, idéias, etc. dos bastidores de formação da cultura e da própria história de um povo. Para quem isso interessa, claro!

Bom, voltando ao quadro, quando bati os olhos nele me arrepiei...um misto de espanto, de impressão forte, de emoção...sei lá! E é por isso que dedico este post ao assunto.

Aqui está a foto que tirei do quadro e abaixo vou falar um pouquinho do que ele nos conta de uma época.



Quanto à história do quadro consegui boas informações nesta página e mais outras na Wikipédia. Aqui está traduzido livremente por mim.

O quadro foi pintado em 1889 por Eetu Isto (28/11/1865 Alatornio-Finlândia - 14/10/1905), um pintor bastante desconhecido. O interessante é que este ilustre desconhecido pintou uma das mais importantes representações históricas da Finlândia.  E esta pintura é sua única obra conhecida. Eetu Isto pintou este quadro já em seus últimos anos de vida quando a Finlândia ainda pertencia à Rússia e o sonho de independência já se propagava. E mesmo tendo sido este seu maior sonho, não chegou a vê-lo realizado. 

Conta-se que "Hyökkäys" se tornou uma obra de arte mesmo antes de estar acabada e, mesmo antes da independência da Finlândia em 1917 ainda não havia sido mostrada ao público, sendo vista somente por pequenas platéias secretamente. Isto porque o Czar Nikolai II da Rússia mandou perseguir a pintura original e o artista em todo o Norte da Europa e Rússia. Cópias foram espalhadas em muitas casas finlandesas e as pessoas que foram pegos com a imagem, foram imediatamente enviadas para a Sibéria.

O original foi mantido longe das mãos russas porque o quadro em seu verso tinha pintado a imagem do Czar da Rússia, juntamente com o emblema nacional. E assim ficava fácil de virá-lo acima da lareira quando os policiais chegavam à aldeia.

O que fez então esta imagem ser tão querida e assustadora? A pintura em si é inocente. A jovem defende um grande livro contra a águia de duas cabeças. No fundo há um mar tempestuoso. A mensagem da imagem revela-se de maneira simbólica. A virgem está vestida com as cores da Finlândia, branco e azul, e na fivela de seu cinto está o brasão da Finlândia. A mulher está com um olhar apavorado e mostra-se impotente. Em seus braços ela traz o livro de direito finlandês, que foi símbolo da Finlândia por quase cem anos de autonomia. A águia de duas cabeças, símbolo da Rússia, está tentando roubar o livro da jovem e destruí-lo. O mar tempestuoso, o céu escuro e a terra estéril representam a violação da Rússia e a cesta de frutas jogada aos pés da virgem representa o período da Finlândia longe da riqueza. Porém, um novo amanhecer já desenha-se no horizonte.

As pinturas àquela época buscavam promover um novo significado para o povo finlandês. Isso deu fé e força para os finlandeses de todas as camadas da sociedade para lutar contra a Rússia. Os anos entre 1898 e 1905 foram chamados primeiro período de opressão. A cultura e o estilo de vida russo eram muito fortemente impostos. A Finlândia quase perdeu o seu próprio idioma, a independência, o dinheiro próprio e outros símbolos de autonomia. "Mas, conseguimos a nossa independência, não obstante todas as dificuldades", como afirmam as autoras, Sarita, Essi e Janica do texto consultado.

Lindo e emocionante! Não acham?

6 comentários:

  1. Caramba, há quanto tempo não entrava aqui hehe é a vida que anda corrida...

    O quadro é mesmo bem forte, fiquei bem impressionada quando li o significado... Posso não estar nesse processo de adaptação em que você se encontra, mas muito me interessa aprender mais sobre a cultura filandesa (e acredito que muitos outros leitores seus tb pensam assim)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrsr...tb senti sua falta. E eu tb ando com minha vida um tanto corrida.
    Não falo mais sobre a cultura daqui porque ainda não domino bem a língua para saber direto dos finalndeses. Mas chego lá. E aos pouquinhos vou postando o que consigo.
    Bjos Lalá
    Tenha uma excelente semana!

    ResponderExcluir
  3. História linda.
    Mais um motivo pra eu me orgulhar de minha Finlândia! ehuehuhe 8D

    ResponderExcluir
  4. Oi tia nene ^^
    Sempre q posso dou uma olhada no seu blog pra ver se aprendo alguma coisa sobre a Finlandia =)
    '
    Apesar de nao ter conseguido nada em relaçao a gramatica...sempre é bom aprender sobre a cultura de um novo país...além do mais um país que futuramente devo morar( se der tudo certo =))
    '
    Muito bonito o quadro e sua "historia" também.Eetu foi muito feliz ao pinta-lo.
    '
    Pois é...to morrendo de saudades de vc tia ^^
    bjao

    ResponderExcluir
  5. Que surpresa boa, Fil! Adorei!
    Se você pretende vir para cá mesmo, seria bom que já pudesse ir aprendendo algo de finlandês e saber inglês também ajuda um bocado. Nas aulas de finlandês, as dúvidas conseguimos tirar usando inglês com professores e colegas.
    Você está interessado em já ir aprendendo alguma coisa? Se quiser posso lhe dar algumas dicas ou até ensinar um pouco do que já sei.
    E nem fale em saudade...afffff!
    É enoooooooooorme!
    Bjus

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...