Vappu, Walpurgis Night (Walpurgisnacht), é um tradicional feriado religioso de origem pré-cristã, celebrado hoje por comunidades cristãs e não cristãs, em 30 de Abril e/ou 1° de maio, em grande parte da Europa Central e Norte da Europa.
A maioria dos países chamam esta comemoração de Vappu devido a Saint Walpurga, que nasceu em 1° de maio do ano 710, em Devon. Da mesma forma que Saint Walpurga era homenageado nesta data pelos cristãos, os Vikings celebravam a Primavera também nesta data. Como estes se espalharam por toda a Europa, as duas datas se misturaram, criando-se a comemoração Walpurgis Night.
Na Finlândia do século passado, Vappu em finlandês, ou Valborg em sueco, tradicionalmente comemorava-se o dia do trabalho, porém, a partir dos anos setenta, passou novamente a simbolizar mais fortemente a passagem dos longos dias frios do Inverno para os dias ensolarados e quentes do Verão.
É uma data muito importante, comemorada ao ar livre na noite de 30 de abril e durante todo o 1° de maio, com as festividades perpetuando-se ainda por mais alguns dias.
Geralmente, este é um dia que traz um belíssimo e caloroso Sol num céu de puro azul mas, mesmo nos dias de neve e/ou frio, o povo todo sai às ruas para comemorar. A festa, tipicamente centrada no uso abundante de vinho espumante e outras bebidas alcoólicas, acontece no estilo de carnaval e tem lugar nas ruas de vilas e cidades da Finlândia.
Vappu simboliza guardar no armário todos os pesados casacos de frio do Inverno e usar roupas mais leves e coloridas. Na verdade, a Primavera ainda apresenta dias frios, principalmente à noite, mas, Vappu marca a ida definitiva do Inverno e aquele frio de rachar não mais se sente. Os finlandeses comemoram o Vappu de dias de sol que irá aquecer mais seus dias, como um urso que retorna à vida na Primavera após seis meses de hibernação.
As regiões do centro da cidade e dos parques nos dias de Vappu são alegremente invadidas pelas pessoas, sozinhas ou em grupos que cantam, fazem algazarra, bebem bastante, com suas mochilas às costas levando o que necessitam para passar um dia todo de divertimento, ou transitando pelas ruas a pé ou em piqueniques e brunchs. O clichê de tímido erroneamente atribuído aos finlandeses no Vappu rui por terra.
Na indumentária se vê muitas pessoas de boné branco, desde estudantes até pessoas mais velhas, macacões, com apitos, máscaras, balões coloridos, serpentinas enroladas ao pescoço ou mesmo pelo corpo e a grande maioria com bebida na mão. Como lá se diz, Vappu sem beber é como Natal sem presentes. A iguaria apreciada é o arenque do Báltico e batatas cozidas, tippaleipä e Sima, dentre outras. Tippaleipä é uma espécie de bolo crocante e Sima, um refrigerante caseiro, naturalmente gaseificado com levedura.
É também tradição do Vappu, estudantes reunirem-se em torno de uma das maiores estátuas da cidade - "Havis Amanda" em Helsinki, lavá-las e colocar nela o tradicional cap branco.
FONTES:
http://www.finland.com/main-201-id.do
http://www.finnguide.fi/calendar/calendarevents.asp?month=5&p=33
http://en.wikipedia.org/wiki/Vappu
http://www.freeyourmind.fi/toimittajat/orolma/2004/kuvat/vappuhelsinki-senaatintori-300404.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, acrescente, enriqueça...