O sistema das bibliotecas aqui é espetacularmente eficiente e fácil. Não é à toa que os finlandeses, desde pequeninos, estão entre os que mais lêem no mundo...simplesmente porque é muito fácil o acesso além de ser sempre muito estimulado: pelo exemplo dos próprios pais, nas famílias, nas escolas, entre amigos, a vida toda. Nas casas de cada finlandês há armários e armários entupidos de livros.
Os espaços físicos das bibliotecas em Helsinki são super convidativos à leitura. Além da boa orferta de livros para adultos e crianças, há cds de músicas, dvds de shows e filmes, jornais e revistas atuais de toda a Finlândia e principais do mundo, há ainda computadores linkados à internet, salas de estudo, mesas para leitura/estudo, cadeiras e poltronas confortáveis.
O eficiente sistema de empréstimo estimula e muito. Primeiro adquire-se gratuitamente um cartão digital em qualquer umas das bibliotecas da cidade e registra-se uma senha. Pode-se pegar livros inclusive best sellers, cds ou dvds na própria biblioteca e o usuário, com seu cartão da biblioteca, faz os registros de empréstimo em uma máquina leitora de código de barra que emite um recibo do que você está levando e prazos de devolução. As máquinas leitoras são do tipo "touch-screen" e têm a opção de uso em finlandês, sueco (para quem não sabe é língua oficial na Finlândia juntamente com o finlandês) e em inglês.
Na internet há um site único das Bibliotecas - Helmet. Nesse site há todas as informações individuais (acessível por senha) para consulta e alteração: dados pessoais, listas de empréstimos com prazos de devolução, consultas, pode-se criar listas e favoritos, comentar e dar pontos (1 a 5 estrelas) para cada protuto, débitos, etc.
Por meio do site pode-se também pegar emprestado qualquer item oferecido pelas bibliotecas. Encontra-se o que se deseja por meio de uma ferramenta de busca, coloca-se na lista de desejos e informa-se em qual das bibliotecas da cidade se quer receber os items solicitados. E aqui em todos os bairros tem uma ou mais bibliotecas que são meio padronizadas. Como default o sistema sugere uma biblioteca já próxima do endereço de residência que pode ser alterado pelo usuário a cada solicitação de empréstimo. Quando o livro chega à biblioteca solicitada, geralmente no máximo em uma semana, é emitido um aviso (por e-mail ou por sms). Por esse serviço de solicitação via internet paga-se € 0,50/item!
O prazo de empréstimo é de 30 dias que podem ser renovados por mais duas vezes (total de 90 dias) em qualquer uma das bibliotecas ou pelo mesmo pelo site. Uma facilidade imensa! A devolução pessoalmente também pode ser feita nas máquinas leitoras. O pessoal de atendimento émuito prestativos e ajudam em qualquer pesquisa sobre itens procurados.
Sou frequentadora usual das bibliotecas aqui...adoooro!
Aqui no post estão algumas fotos das bibliotecas da região metropolitana de Helsinki. Essas fotos são da Kirjasto Helmet no Flickr.
Oi, eu conheço o seu blog desde o ano passado amo a Finlândia apesar de nunca ter ido aí. Fico muito feliz toda vez que vc posta alguma coisa aqui, e apesar de vc não escrever frequentemente fico na torcida pra ver mais coisas novas desse lugar que para mim já é um encanto. Fico muito agradecida por essa iniciativa de criar um blog como esse tão rico de informações que me deixam mais impressionada com a Finlândia um bjo e tudo de bom pra vc. Jessica Alves, Brasilia-DF
ResponderExcluirRealmente,eu nao me conformo em viver no brasil.....aproveite bastante irene!Seja na finlandia ou nao ...ainda sumo do brasil! rsss.Aaaaa eu carrego o "meus apontamentos"para todo lado...a cada dia vejo que preciso mais e mais estudar e melhorar meu, finlandes....ate mais irene,some naooooooooo.coloca uns videos da Suvi Terasniska no blog,ela canta muito.(jos menet pois..excelente musica)
ResponderExcluirSou bibliotecária no Rio de Janeiro mas tenho bastante fascínio por coisas relacionadas aos países nórdicos. Gostei muito de saber como o sistema funciona na Finlândia. :)
ResponderExcluirOi Kárin, eu também sou bibliotecária... :)Legal essa matéria da Irene né? Nossa, eu fico babando aqui rs...
ExcluirIrene, queria te agradecer pela enorme quantidade de informação que você disponibilizou e compartilhou conosco aqui no blog.
ResponderExcluirVou passar uma temporada em Oulu, e foi uma delícia ler tanta coisa sobre a Finlândia.
Muito obrigado, e parabéns!
Irene,certa vez lhe sugeri um texto sobre as bibliotecas por aí... Só hoje vi e adorei! Fiquei mais apaixonada ainda por este país...rs...e muito, mas muito a fim de um dia visitá-lo! Obrigada e parabéns pelo post! Abs, Tânia Brito
ResponderExcluirDe babar de inveja mesmo. Boas bibliotecas e sistemas de organização eficientes: taí duas coisas que nos fazem falta no Brasil, nas instituições públicas. Facilidade de acesso a bom material de leitura, físico ou digitalizado, ainda é raro. Adorei ler sobre essas bibliotecas finlandesas. Obrigada. Ainda não conheço o país, mas está na wishlist. Abraço.
ResponderExcluirBelo projeto, e já deve ter bastante tempo, vejo isso como um bom exemplo do uso das tecnologias. Hoje no Brasil, o uso da tecnologia é algo alienante, pra viciar, pra fazer o pessoal perder tempo, e noto que em outros países a coisa é bem diferente.
ResponderExcluirAinda vou conhecer essas bibliotecas pessoalmente, espero que em breve.