terça-feira, 27 de julho de 2010

VIDEOS ENSINANDO FINLANDÊS BÁSICO

Olá pessoal!

No Santo Youtube encontrei hoje 9 vídeos criados e editados por "Sullasiipi", dentre mais alguns outros vídeos ensinando algumas palavras e frases bem básicas de finlandês. Tudo bem que é em inglês...mas é bem fácil. Não sou nenhuma expert em finlandês...ainda...mas, gostei muito da pronúncia dela, comparando com o que ouço na TV, rádio e outros aqui. No canal dela, ela diz ter 17 anos e mora em Helsinki. Bom, de qualquer modo virei fã dela. Vejam, ouçam e treinem:

 


 


 














15 comentários:

  1. Gostei dos vídeos, ela tem realmente uma boa pronúncia para quem estar aprendendo...

    ResponderExcluir
  2. adoreiiiiiiiiiiiiii

    muito bom mesmo, ja que eu estou tendo suporte tanto no livemocha como no IRC!
    estou feliz de ter um blog so da finlandia
    eu tinha um link de uma radio onde so tinha brasileiros falando sobre o idioma
    mas eu perdi o link

    ResponderExcluir
  3. Preciso urgente aprender algo de Finlândes pq ano que vem qd me formar quero mto ir dar uma voltinha por ai hehehe

    Miquilis
    Bru

    ResponderExcluir
  4. Que bom que vcs gostaram!

    Henrik, se vc encontrar o link da radio me avisa para ser publicdo aqui ok? Achei interessante.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Bru,

    Que bacana que você vem. Li alguns posts de seu blog, que gostei bastante (coloquei um link aqui no meu), e vejo sua determinação em conhecer a Finlândia. É legal você querer aprender finlandês. Mas, só uma dica: se você falar inglês mesmo sendo o básico que dê para se virar nas necessidades, não precisa de finlandês se for para somente dar uma voltinha por aqui, porque a esmagadora maioria fala inglês.

    Mas se você quiser encantar os finlandeses, muitos gostam de saber que estamos tentando aprender a língua deles. Embora tenham alguns, principalmente no comércio, que não têm muita boa vontade com finlandês incorreto. Para mim tem sido uma experiência legal tentar falar em finlandês.

    Para o básico de finlandês tente com o Livemocha mesmo. No chat dá para fazer amizade com finlandeses.

    Um abraço,

    Irene

    ResponderExcluir
  6. Ola,

    Obrigada por me add aqui também, é muito legal ter essa rede de contatos legais, Sulkasiipi é mto legal, achei esses vídeos um tempo atras mas achei que ninguém mais ia dar bola, hahahah

    Pois é, vou chegar quando o bixo pega, e to adorando isso hahaha. A minha hostfamily tava me contando que inverno passado em Nokia eles tiveram 1m de neve, e a temperatura foi em torno de -20 C, mas li que naquela area chega facil -30/-35, mas é esse extremo que me anima mais ! haha

    Tem um outro video mto legal que ensina pronuncia, ai vai o link espero que seja útil =) : http://www.youtube.com/watch?v=YhM6p6afSlQ

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olá Cristina!
    Esse ano foi bem atípico tanto to inverno, como nesse verão. No inverno a temperatura geralmente ficou entre -10 e -15, algumas poucas semanas em -20 e um dia chegou a -26. Isso aqui em Helsinki. A variação para Nokia não é muito grande, no máximo uns 2 a 3 graus. Mas não se preocupe porque, pelo menos para mim, quando passa dos -15 já é muuuuuuito frio.

    Obrigada pelo link do video. Quando achei o da Sulkasiipi vi este também. É interessante mas ele fala inglês demais e minha proposta do blog é falar em português. O da Sulkasiipi foi uma exceção porque não encontro videos ensinando finlandês em português e o dela usa muito pouco inglês e muito básico. Quem sabe mais na frente quando eu souber mesmo, produzo um. Ou alguém que se interesse em fazer. Ajudaria um bocado a quem quer aprender no Brasil.

    Seja muito benvinda!
    Bjus

    ResponderExcluir
  8. Nossa, Irene! Adorei estes vídeos! Obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
  9. Caramba! você me salvou! o seu blog é o máximo, muuuito bem bolado, cheio de informações importante, conteúdo sem igual! muito obrigada pelos vídeos... estão me salvando! hehehe

    ResponderExcluir
  10. Que bom que lhe está sendo útil. Fico feliz! ;)

    ResponderExcluir
  11. Eu também estou gostando muito do seu blog, você postou coisas muito interessantes e que ajudam, com mais facilidade, aprender o idioma! Realmente adorei *-* Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Irene, já baixei todos os vídeos... Muito bacanas... mais um material, junto com o Livemocha para ajudar no aprendizado...E o livro, a quantas anda?
    Ab

    ResponderExcluir
  13. Irene, já baixei os vídeos que juntamente com o Livemocha ajudarão mais ainda...
    Grata, e... tá faltando seu livro...publica logo!
    Abs

    ResponderExcluir
  14. Muito obrigado por compartilhar vídeos, fotos e tudo mais!
    Encontrei um site no qual há uma compilação com rádios e broadcasting tvs direto da Finlândia.

    Nauttivat!

    ResponderExcluir
  15. Nossa, amei o blog!

    Sinceramente, brasileiros realmente gostam desse idioma, não sei porquê!

    Eu falo, português, francês, espanhol e inglês. Minha meta é falar 10 linguas até os 25 anos, moro na divisa entre Inglaterra e Escócia e semana passada fui a um pub chamado black horse em Lake district e conheci uns turistas finlandeses... Não tem como não se encantar com eles, o idioma e a literatura!
    Não sei se posso me atrever a aprender finlândes por conta própria apenas assistindo videos ou lendo livros, mas nada que me custe a tentar!
    Espero que o blog ainda esteja ativo. Estou muito ansioso para aprender um pouco mais sobre a cultura e o idioma... Obrigado Irene por compartilhar tal conhecimento conosco.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...