domingo, 15 de novembro de 2009

COMEÇOU O QUE EU TEMIA

Sou do tipo de pessoa que já passou por alegrias e tristezas, grandes ganhos, grandes perdas, mudanças muitas em muitas coisas. Isso tudo, de certa forma, me deixou mais calejada, mais forte e mais resistente nas dificuldades.

Quando comecei a idealizar o sonho de vir morar aqui na Finlândia, busquei todo tipo de informação que pudesse me dar uma segurança mínima do desconhecido não ser tão desconhecido. E nessas pesquisas que fui fazendo durante os dois anos que precederam minha vinda, tudo me chamava, tudo me saltava aos olhos, me dava mais certeza do que queria. Só haviam duas coisas que me atemorizavam: a tal da "escuridão" e o frio intenso.

Pois é...os dois chegaram juntos!

A escuridão é difícil de detalhar com palavras...as palavras são pobres e a vivência inclui questões psicológicas e emocionais que nos pega sem querer.
Mas vou tentar...
Não é bem escuridão. Os dias estão ficando cada vez mais curtos: amanhecendo pouco antes das 8:30 hs e anoitecendo em torno de 15:40 hs. Isso para mim não é problema porque me programo para entender que a noite começa às 15:40 hs. O problema é durante o curto dia porque na maioria dos dias fica muito nublado, sem chuva, mas muito nublado e é isso que chamam aqui de escuridão. O sol fica difícil de aparecer. E quando aparece é uma alegria, nem que seja por cinco ou dez minutinhos e bem tímido...e logo fica nublado de novo. Isso acontecendo muito tempo causa um descompasso na sensação sobre o dia...uma sensação emocional ruim, independente da racionalização.
Procuro usar alguns argumentos mentais, bem reforçantes, tipo: isso passa (depois de abril!!!), daqui a quatro meses chega a primavera quando começa a esquentar mas ainda é frio. Final de maio já está bom. Vem o verão em junho trazendo o sol, cores, flores, passeios, etc.

O frio!
Ah, o frio!
É terrível o frio abaixo de zero!
Ele entra pelas minhas luvas, minhas pernas e me congela. Os 25 minutos dentro do ônibus da escola para casa não dão tempo de me esquentar. Estamos ainda na metade de novembro, metade do Outono e hoje fez -6 graus!!! Estou imaginando como será janeiro e fevereiro. Como eu havia previsto sem ter morado aqui, apenas pelos dados de médias de outros anos, o inverno vai ser de rachar!!!
Hoje uma pessoa me contou que esteve no centro de Helsinki. Aqui há algumas lagoas que na verdade são extensões do Mar Báltico. Uma dessas lagoas, perto da Rautatieasema (Estação Central de Trens), já estava com um pedaço congelando...e isso deveria acontecer em Dezembro.

E pela janela admiro a coragem dos pássaros que não se intimidam e ficam a voar de um topo de árvore a outro. E admiro o povo finlandês que continua sua rotina do dia-a-dia. E eu doida para ficar em casa bem aquecida.

E aqui vão algumas fotos que tirei num desses raros e belos momentos de sol com neve.











8 comentários:

  1. Olá! O blog tá cada vez melhor, parabéns!! :)
    Nossa, eu sabia q anoitecia cedo, mas não sabia q durante o dia era escuro, sem sol...Deve ficar ainda mais frio pela falta dele...

    Lindas fotos!!!

    ResponderExcluir
  2. Ola Irene
    Boa tarde!

    Que frio deve estar ai! Deste lado estamos num calor de rachar mamona!

    Estava procurando festivais de jazz na Europa para tocarmos em 2010 e vim parar na Finlândia. parabéns pelo blog repleto de informação, um verdadeiro guia da Finlândia para os brasileiros.

    Será que os finlandeses se interessam por música instrumental brasileira, em viola caipira? Sou produtor do Duo Catrumano, de Campinas, interior de São Paulo e trabalhos com a viola caipira, desenvolvendo arranjos instrumentais não apenas de canções caipiras, mas do mpb em geral, jazz etc etc

    se quiser conhecer um pouco, acesse o www.myspace.com/duocatrumano ou entre em contato e lhe enviarei.

    Mais uma vez, parabéns pelo site, gostei muito.

    Abraços do Brasil (caloroso e humano)
    ZeCarlos

    ResponderExcluir
  3. Olá Zé Carlos,
    Infelizmente vc esqueceu de deixar seu contato. De qualquer modo, estou na Finlândia há tres meses e meio apenas, há dois que estou estudando finlandês e meu inglês é bem pouquinho. Então, fica difícil ajudá-lo. Mas, ouvi a música "Corumbá" do grupo Duo Catrumano e adorei! O som da viola é maravilhoso! Há um site, o Finland Live, onde há um fórum sobre assuntos relacionados à Finlândia e com certeza por lá você poderá encontrar os caminhos que procura. Sei que os finlandeses têm sempre muito interesse por música brasileira e creio que haverá receptividade para o grupo, por sua música de muito boa qualidade - na minha ignorante opinião hehehehe. Para fazer perguntas no fórum é preciso fazer um pequeno e rápido cadastro. O endereço do fórum: http://www.finlandlive.info/

    ResponderExcluir
  4. é...o frio é assim mesmo.

    mas fica tranquila pq você vai acostumar (num quer dizer gostar, pq isso varia... :) ). quando entrar o inverno e a temperatura se manter em no mínimo -05 / -10, seu corpo já vai estar mais adaptado. Só não esqueca de mesmo que esteja totalmente escuro, não passe os dias dentro de casa. Saia assim mesmo, pega um ar...pq senão dá zebra. E quando o sol sair, se puder, se jogue onde quer que ele brilhe, nem q seja por cinco minutos. Dá uma recarga na alegria. :)

    Té mais.

    ResponderExcluir
  5. VAleu pela força e pelas boas dicas e bem recebidas...vou colocar em prática. Parece que vc estva adivinhando: estava me entocando em casa sem vontade de sair. Só para a aula e supermercado. Valeu!

    ResponderExcluir
  6. Ola Irene
    Fico feliz que tenha gostado das violas. E pelo que o indicador do tempo indica agora, a temperatura está positiva, 6 graus... deste lado esta nublado, mas a temperatura um pouco mais alta, 24 graus.
    Obrigado pela dica do Finlandlive, vou entrar e tentar alguma coisa. No proximo ano estaremos em Portugal e Espanha, alguns concertos eu já consegui.

    Procure manter seu humor e autoestima lá pra cima, não há frio que resista ao bom humor.
    Grande abraço
    ZeCarlos

    ResponderExcluir
  7. Ola Irene
    Tudo bem por ai? Já se adaptou melhor ao frio?

    Abraços do Brasil
    ZeCarlos

    ResponderExcluir
  8. Olá Ze Carlos...por aqui muito frio. Dizem que a Lapônia veio até Helsinki. Muitos nunca viram tanta neve nesta cidade. Eu particularmente estou adorando, acho lindo tudo branquinho e com sol então...uau! O frio também está de congelar. Esses dias chegou a -24C e com sensação térmica de -30C ... brrrrrrrrr...mas nada que bons agasalhos não dêem jeito. Tenho preguiça de sair mais pelo monte de roupas que tenho que vestir do que pelo frio. Juntando os dois...a vontade é de ficar em casa mesmo. E a escuridão já se foi :) Abraços finlandeses para ti também.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...