terça-feira, 9 de junho de 2009

OUTRO EXCELENTE ÍNDICE DA FINLÂNDIA - QUALIDADE DE VIDA

Pela segunda vez consecutiva, Vancouver foi eleita a melhor cidade do mundo para morar, de acordo com pesquisa do grupo Economist. Com boa infraestrutura e poucos problemas urbanos, a cidade canadense ficou à frente de outras 140, entre elas, Londres, Nova York e Roma. Na outra ponta, Harare, no Zimbábue, em meio a uma crise política, social e econômica, está classificada na última posição.

Vancouver - Canadá


"Existe pouca diferença entre as cidades nas primeiras posições, mas a infraestrutura canadense e as baixas taxas de criminalidade, combinadas à vasta oferta de atividades, foram determinantes para Vancouver alcançar o primeiro lugar. Harare estar na última posição do ranking não é surpreendente, mas ilustra o fato de que instabilidades políticas e econômicas podem ter um impacto dramático na qualidade de vida", afirma Jon Copestake, editor responsável pelo levantamento.

No segundo lugar, está Viena (Áustria), seguida por Melbourne (Austrália) e Toronto (Canadá). Entre as dez primeiras colocações, seis são canadenses ou australianas juntamente com Viena, Helsínquia (Finlândia), Zurique e Genebra (ambos da Suíça) que compõem o mais habitáveis destinos pesquisados. São Paulo e Rio de Janeiro no Brasil aparecem empatadas na 92ª posição, atrás de Buenos Aires (61ª) e Santiago (64ª).

Helsinki - Finlândia

O ranking de Qualidade de Vida feito pela Economist leva em consideração 30 itens, tanto qualitativos quanto quantitativos, em cinco categorias: estabilidade, saúde, cultura e meio ambiente, educação e infraestrutura. Cada cidade recebe uma pontuação que varia de 0 a 100. Quanto mais perto de 100, melhor a qualidade de vida.

Ranking de qualidade de vida
Posição
Cidade
Pontuação
1 Vancouver (Canadá)
98
2 Viena (Áustria)
97,9
3 Melbourne (Austrália)
97,5
4 Toronto (Canadá)
97,2
5 Perth (Austrália)
96,6
5 Calgary (Canadá)
96,6
7 Helsinki (Finlândia)
96,2
8 Genebra (Suíça)
96,1
9 Sydney (Austrália)
96,1
9 Zurique (Suíça)
96,1
61 Buenos Aires (Argentina)
83,6
64 Santiago (Chile)
80,7
92 Rio de Janeiro
69,1
92 São Paulo
69,1
*Fonte: Economist Intelligence Unit

Qualquer cidade com 80 pontos ou mais têm pouco, ou nenhum, problema que prejudique seriamente a qualidade de vida. Nesta posição estão Helsinki (Finlândia), Sydney (Austrália), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha). Já os municípios com pontuação de 50 ou menos apresentam sérias dificuldades para sua população. É o caso de Lagos (Nigéria), Dhaka (Bangladesh) e Dakar (Senegal).

No levantamento, 64 cidades atingiram mais de 80 pontos, enquanto outras 13 registraram menos de 50.

As cidades com melhor pontuação costumam ser médias, estar em países desenvolvidos e ter baixa densidade populacional, além de oferecer atividades culturais. Por outro lado, os piores índices de qualidade de vida costumam ser registrados em regiões pobres da África ou Ásia.

Países desenvolvidos
Com a exceção de alguns países bem colocados na Ásia e na Austrália, as cidades com melhor pontuação estão em regiões desenvolvidas da Europa Ocidental e na América do Norte.

A pior cidade avaliada na Europa Ocidental é Atenas (63°), na Grécia, com 81,2 pontos, prejudicada por níveis de educação e infraestrutura parecidos com o de países subdesenvolvidos. Na América do Norte, o pior posto fica com Lexington (59°), com 85,8.

Na América Latina, Buenos Aires, com 83,6, e Santiago, com 80,7, são as cidades com melhor qualidade de vida. No entanto, a média da região é consideravelmente mais baixa, de 69,3.

De acordo com o levantamento, a estabilidade é o maior desafio da área, devido à ameaça constante da violência. Isso é particularmente relevante no caso de Bogotá (Colômbia, 127°), que possui o pior índice de instabilidade de todas as cidades pesquisadas.

FONTES:

http://www.eiuresources.com/mediadir/default.asp?PR=2009060801

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI76464-16367,00-VANCOUVER+E+A+MELHOR+CIDADE+PARA+VIVER.html

Um comentário:

  1. Nossa! Adorei essa noticia. Bom saber que os dois paises que eu morei e amei estao em primeiros. Muito bom mesmo morar por la. hehehe
    Mariana.

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...