sábado, 20 de junho de 2009

Juhannus (Solstício de Verão) e Juhannuspäivä (Dia de São João) na Finlândia

O Solstício de Verão, a maior festa do Verão na Finlândia, é tão celebrada entre os Finlandeses quanto o Natal. É comemorado todos os anos entre os dias 20 e 26 de junho, exatamente no sábado que acontecer entre esses dias. Neste ano de 2009, está sendo festejado hoje - 20 de junho, marcando o início de fato do Verão. É uma festa de celebração à luz, ao sol ao verão e à menor noite do ano. O nome "Juhannus", como é chamado o Solstício de Verão em finlandês, provém de São João Batista daí coincidir as comemorações. No Solstício de Verão também é comemorado o Dia da Bandeira finlandesa.

Historicamente as celebrações do Solstício de Verão remontam aos tempos pagãos. De acordo com uma antiga crença, na curta noite de Verão, bruxas, fadas e duendes tentavam mostrar às pessoas sua futura felicidade. Esta é a razão pela qual a magia tem sido associada ao Verão como alguns ainda acreditam. Ainda hoje, entre as jovens é comum escolher flores em plena noite de verão e colocá-las sob o travesseiro, na esperança de que o futuro marido lhes seja mostrado em sonho.

Muitas antigas tradições relativas ao dia do Solstício de Verão ainda são realizadas. Uma delas é a construção da "kokko", uma enorme fogueira à beira dos lagos. Em todo o país, perto da meia-noite, as fogueiras são acesas cerimoniosamente.

Outra antiga tradição é decorar casas e portais com ramos do vidoeiro, também conhecido por bétula (família próxima do carvalho), e flores. O vidoeiro faz parte da mitologia escandinava e era usado nos rituais de purificação nas festas pagãs e seus galhos eram utilizados para a confecção de vassouras das bruxas.


Durante o Verão, há muitos festivais de dança ao ar livre e na maioria das cidades pode-se encontrar grandes fogueiras com pessoas reunidas em seu entorno. No entanto, muitos finlandeses preferem comemorar esta ocasião especial em suas casas no campo juntamente com amigos e familiares. Saunas são aquecidas, canções tradicionais finlandesas são ouvidas tocando no rádio, grelham-se salsichas e bebidas são consumidas em grande quantidade. Este é o momento para relaxar e desfrutar da mágica "Noite menos escura" e saudar o Verão.

FONTES:
Helena L. - Finlândia
http://fi.wikipedia.org/wiki/Juhannus
http://www.finnguide.fi/calendar/calendarevents.asp?month=6&p=51

2 comentários:

  1. Nossa, isto é muito legale interessante.
    Eu já ouvi de algumas pessoas coisas muito positivas sobre o país, cultura e principalemnte sobre as pessoas. Meu amigo ficou 15 dias ´na Finlandia e amou.
    Um dia, espero de verdade que avida me dê uma oportunidade de poder viver na Finlândia, Suecia, Noruega ou o México. Seria um presente lindo.
    Ah, parabéns pelo seu blog, estoiu lendo muita coisa legal aqui.

    ResponderExcluir
  2. Valeu Irene!

    Graças à Deus, hoje está mais quente e um dia lindo e ensolarado.

    Bjs

    ResponderExcluir

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...