segunda-feira, 16 de março de 2009

MUSEU DE ARTE ATENEUM

The Ateneum Art Museum
Ateneumin Taidemuseo
http://www.ateneum.fi/en/

Kaivokatu 2, FI-00100 Helsinki
Operator: +358 (0)9 173 361
Info: +358 (0)9 1733 6401

Somente para se ter uma idéia
Valor do ingresso cobrado em março/2009
8 / 6.50 €
Free for visitors under 18.

Horários de funcionamento regulares
(consulte o site sobre exceções)
Terças e Sextas: 10–18 horas
Quartas e Quintas: 10–20 horas
Sábados e Domingos: 11–17 horas
Fechado às Segundas

Quando o Museu Ateneum foi colocado sob administração governamental, em 1990, suas coleções foram divididas entre os Ateneum Art Museum e o Museu de Arte Contemporânea. A coleção contemporânea inclui toda a arte finlandesa e internacional feitas a partir de 1960. Assim, o Museu Ateneum, que integra a Galeria Nacional da Finlândia, apresenta as coleções de arte finlandesa Gustavianas a partir do período de meados do século XVIII até os movimentos modernistas da década de 1950. Estas coleções estão expostas no segundo e terceiro pisos do Museu Ateneum.

Além da arte finlandesa, o Museu abriga também uma pequena coleção de arte internacional, com obras de qualidade, tais como mestres Vincent van Gogh, Paul Gauguin, Paul Cézanne, Fernand Léger e Marc Chagall.

As obras em exposição no museu são, obviamente, apenas uma fração de sua coleção, formada por um século e meio. Antes da sua administração estatal, o Museu de Arte Ateneum tinha uma coleção de cerca de 20.000 obras. A maioria deles são desenhos ou gravuras.

A coleção foi iniciada dois anos após a Sociedade de Arte Finlandesa ter sido estabelecida. A própria sociedade adquiriu algumas obras consideradas dignas da coleção, embora também aceite doações de uma ou mais obras. Uma parte das doações se dava por apoio financeiro. Juros a partir de fundos testamentários privados proporcionaram grande alívio para a sociedade que sobrevivia com um orçamento apertado.

A mais notável doação no virar do século XX foi feita pela Licenciatura de Medicina Herman Frithiof Antell, que não só doou toda a sua coleção, mas também os fundos para aquisições regulares. A coleção Antell inclui obras de Van Gogh, Gauguin, Cézanne e Munch, escolhas questionadas por seus contemporâneos que, para eles os finlandeses Gallen-Kallela, Edelfelt, Simberg pareciam opções muito seguras.

Nos anos 1950 e 60 assistiu-se a uma campanha para elevar o Museu Ateneum a um padrão europeu, e uma maneira de se conseguir isso foi com a aquisição de arte contemporânea internacional. O número de aquisições, no entanto, não era maior do que a do início do século. A ênfase estava ainda na arte finlandesa, tal como convém a uma galeria nacional. Durante a primeira metade do século XX, o museu recebeu várias doações importantes.

O Museu de Arte Ateneum adiciona obras de artes à sua coleção a cada ano. A primeira grande aquisição do museu sob administração governamental foi de um auto-retrato por Helene Schjerfbeck, adquirido com o apoio da Friends of Ateneum.

O Museu Ateneum apresenta extensas exposições de arte finlandesa, e os diferentes movimentos e fenômenos da arte. Outra tarefa é a de organizar permuta de exposições internacionais introduzindo a arte finlandesa em outros países. O programa de eventos especiais, produzidos pelo Museu Ateneum inclui visitas guiadas a exposições, concertos, filmes e vídeos.


FONTE: http://www.ateneum.fi/default.asp?docId=11942

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...