terça-feira, 31 de março de 2009

CATEDRAL DE HELSÍNQUIA

Em finlandês: Helsingin tuomiokirkko ou Suurkirkko
Em sueco: Helsingfors domkyrka ou Storkyrkan

É a Catedral Evangélica Luterana da diocese de Helsínquia, localizada na Praça do Senado no centro de Helsínquia, Finlândia.

Antes da catedral ser construída, em seu lugar ficava uma pequena igreja, chamada a Igreja de Ulrika Eleonora. Foi dedicada à sua padroeira, Ulrika Eleonora, rainha da Suécia. Uma cópia desta igreja, feita inteiramente de neve, foi mais tarde construído no Largo do Senado, no início de 2000.

A Catedral de Helsínquia foi construída originalmente em 1830-1852, em estilo neoclássico, como uma homenagem ao Grão-Duque, Nicholas I, o Czar da Rússia e até a independência da Finlândia em 1917, foi chamada de Igreja de São Nicolau (St. Nicholas' Church).

A Catedral se distingue no cenário do centro de Helsínquia, com uma cúpula verde alta rodeada por quatro cúpulas menores. Foi concebida por Carl Ludvig Engel, para formar o clímax de todo conjunto de prédios que formam a Praça do Senado todos projetados por Engel. O edifício é formado por uma cruz grega no plano (ou seja, uma praça central de massa e com quatro braços de igual comprimento). É simétrica em cada uma das quatro direções cardeais, cada uma marcada por uma colunata e o frontão. Engel tinha intenção de colocar mais uma fileira de colunas sobre o lado Oeste para marcar a entrada principal (em frente ao altar, no lado Oeste), mas nunca foi concretizado.


O edifício foi posteriormente alterada pelo seu sucessor, Ernst Lohrmann, em que quatro pequenas cúpulas fazem conexão com a arquitetura da Catedral no mesmo modelo da Catedral de Santo Isac (Saint Isaac's Cathedral), em St. Petersburg (Rússia), e ainda mais claro. Lohrmann também ergueu dois campanários separadamente e estátuas de zinco dos Doze Apóstolos no ápice e cantos do telhado.

Panoramic View of Helsinki Cathedral, Helsinki, Finland. Made with Hugin.
2007, Lennart Poettering
http://0pointer.de/static/helsingin-tuomiokirkko.html

A cripta foi restaurado na década de 1980 pelos arquitetos Vilhelm Helander e Juha Leiviskä utilizada para exposições e funções da igreja. Helander foi igualmente responsável pela reparação de conservação da catedral na década de 1990.

Hoje, a catedral é uma das mais populares atrações turísticas de Helsínquia. Anualmente mais de 350.000 pessoas visitam a igreja, algumas delas frequentam eventos religiosos, mas a maioria são turistas. A igreja está em uso regular para serviços de culto e eventos especiais, como casamentos.


Aberta:
Diariamente das 9h às 18h e das 9h às 23h de junho a agosto.
Culto aos domingos, às 10h.
Entrada gratuita.
A entrada para os turistas é proibida durante eventos.

ENDEREÇO:
Unioninkatu 29
FI-00170 Helsinki
Phone: +358-(0)9-2340 6120
Fax: +358-(0)9-2340 6140
Email: tuomiokirkko.srk@evl.fi




FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Helsinki_Cathedral
http://0pointer.de/static/helsingin-tuomiokirkko.html
www.5stars-of-scandinavia.com
www.finlandlive.info

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...