domingo, 22 de março de 2009

MULTICULTURALISMO NA FINLÂNDIA

O dia 21 de março foi declarado como o Dia Internacional para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial, pela Assembléia Geral das Nações Unidas, em 1966.

Durante a realização da Semana de Ação Européia (14-22 de Março/2009) que acontece anualmente, milhares de pessoas participaram ativamente de protestos em favor da tolerância e da igualdade de direitos.
....................................

Um novo levantamento dos valores e atitudes dos finlandeses apóia a opinião comum que a recessão econômica e os problemas inerentes parecem promover um sentimento anti-estrangeiro.

De acordo com pesquisa realizada pelo Fórum de Negócios e Política Finlandês (EVA) e publicado em 9 de Março, embora a atitude "tradicionalmente desconfiada" dos finlandeses para com os imigrantes tenha se arrefecido ligeiramente nos últimos anos, estas atitudes estão mais uma vez mostrando "renovados sinais de arrefecimento". 57 por cento dos respondentes concordaram totalmente ou parcialmente com a afirmação de que "a cautela dos finlandeses com estrangeiros mostra que é sabiamente cautelosa, e não ignorante ou racista". 67 por cento dos inquiridos também acreditam que os "finlandeses devem proteger ativamente a sua cultura contra a internacionalização".

Estas atitudes tornaram-se proeminentes nos últimos meses, nomeadamente através da controversa decisão de converter dois antigos hotéis em Helsínquia em centros de recepção de refugiados. No entanto, Jarmo Räihä do Departamento de Serviços Sociais da cidade de Helsinki "rejeita firmemente" a sugestão de que a localização dos centros de acolhimento em Helsinki poderia agravar ainda mais o sentimento anti-imigrante. "Sempre houve oposição inicial à implantação de projetos para grupos marginalizados, independentemente da nacionalidade. Esta atitude sempre enfraquece quando as coisas passam a funcionar. Novas chegadas nunca criaram problemas para a área em causa, ou para os outros moradores, e estou confiante de que os centros de acolhimento não serão exceção. O multiculturalismo não é uma ameaça para Helsinki, mas uma contribuição essencial para o seu desenvolvimento progressivo", salientou.

Segundo Sinikka Keskinen do Ministério do Interior, a xenofobia é, em parte, impulsionada pela incerteza gerada nas pessoas face à recessão econômica. "Nesse sentido, a Finlândia não é um caso à parte. As atitudes negativas que estamos vendo aqui acompanham as tendências já observadas em toda a Europa". Keskinen considera que os resultados da EVA relativos à imigração e que refletem o debate público sobre a questão têm sido geralmente mal interpretados. "Os críticos centram-se principalmente sobre os refugiados e requerentes de asilo, embora estes sejam uma percentagem muito pequena do total da imigração para a Finlândia. Precisamos de mais investigação sobre as atitudes negativas do público, sobre as suas causas profundas, e sobre as soluções possíveis ".

Diretor do Centro Cultural Internacional Caisa Johanna Maula diz que as tendências identificadas no estudo do EVA podem ser vistas em um nível quotidiano, mas não em qualquer grande medida. "Há talvez mais 'Detesto correspondência' de pessoas que se opõem em geral aos imigrantes e aos requerentes de asilo, em particular. No entanto, no momento recebemos muito mais feedback positivo e incentivo para o nosso trabalho de ambas as minorias e "nativos" que o feedback negativo que é muito claramente uma minoria. Helsínquia já é bastante diversificada e as pessoas têm cada vez mais contatos com as minorias na sua vida quotidiana ".

Maula acredita que aqueles que agem sobre os seus sentimentos anti-imigrantes estão simplesmente respondendo à sua própria marginalização social. "As mensagens negativas que recebemos são tão obviamente de pessoas com graves dificuldades econômicas, sociais e de problemas mentais que você só pode lamentá-los. Muitas vezes estas pessoas são apenas miseráveis ou solitários perdedores que sentem-se traídos por todo o sistema e espalham suas mensagens de ódio por todo o lugar, para dezenas de políticos e jornais ".

Desde 1966, 21 mar tem sido observado como Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial. Ao adotar esta e outras medidas para sensibilizar o público, a Assembléia Geral das Nações Unidas constatou que todas as formas de discriminação racial são "um sério obstáculo ao desenvolvimento econômico e social e são os obstáculos à cooperação internacional e da paz".

James O’Connor
Lehtikuva - AFP PHOTO - Caroline Ventezou

Tradução livre de
http://helsinkitimes.fi/htimes/index.php/domestic-news/general/5567-xenophobia-increasingly-prevalent-among-finns-new-survey-claims

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...