Em sueco: Helsingfors domkyrka ou Storkyrkan
É a Catedral Evangélica Luterana da diocese de Helsínquia, localizada na Praça do Senado no centro de Helsínquia, Finlândia.
 Antes da catedral ser construída, em seu lugar ficava uma pequena igreja, chamada a Igreja de Ulrika Eleonora. Foi dedicada à sua padroeira, Ulrika Eleonora, rainha da Suécia. Uma cópia desta igreja, feita inteiramente de neve,  foi mais tarde construído no Largo do Senado, no início de 2000.
Antes da catedral ser construída, em seu lugar ficava uma pequena igreja, chamada a Igreja de Ulrika Eleonora. Foi dedicada à sua padroeira, Ulrika Eleonora, rainha da Suécia. Uma cópia desta igreja, feita inteiramente de neve,  foi mais tarde construído no Largo do Senado, no início de 2000.
A Catedral de Helsínquia foi construída originalmente em 1830-1852, em estilo neoclássico, como uma homenagem ao Grão-Duque, Nicholas I, o Czar da Rússia e até a independência da Finlândia em 1917, foi chamada de Igreja de São Nicolau (St. Nicholas' Church).
 A Catedral se distingue no cenário do centro de Helsínquia, com uma cúpula verde alta rodeada por quatro cúpulas menores. Foi concebida por Carl Ludvig Engel, para formar o clímax de todo conjunto de prédios que formam a Praça do Senado todos projetados por Engel. O edifício é formado por uma cruz grega no plano (ou seja, uma praça central de massa e com quatro braços de igual comprimento). É simétrica em cada uma das quatro direções cardeais, cada uma marcada por uma colunata e o frontão. Engel tinha intenção de colocar mais uma fileira de colunas sobre o lado Oeste para marcar a entrada principal (em frente ao altar, no lado Oeste), mas nunca foi concretizado.
A Catedral se distingue no cenário do centro de Helsínquia, com uma cúpula verde alta rodeada por quatro cúpulas menores. Foi concebida por Carl Ludvig Engel, para formar o clímax de todo conjunto de prédios que formam a Praça do Senado todos projetados por Engel. O edifício é formado por uma cruz grega no plano (ou seja, uma praça central de massa e com quatro braços de igual comprimento). É simétrica em cada uma das quatro direções cardeais, cada uma marcada por uma colunata e o frontão. Engel tinha intenção de colocar mais uma fileira de colunas sobre o lado Oeste para marcar a entrada principal (em frente ao altar, no lado Oeste), mas nunca foi concretizado.O edifício foi posteriormente alterada pelo seu sucessor, Ernst Lohrmann, em que quatro pequenas cúpulas fazem conexão com a arquitetura da Catedral no mesmo modelo da Catedral de Santo Isac (Saint Isaac's Cathedral), em St. Petersburg (Rússia), e ainda mais claro. Lohrmann também ergueu dois campanários separadamente e estátuas de zinco dos Doze Apóstolos no ápice e cantos do telhado.
2007, Lennart Poettering
http://0pointer.de/static/helsingin-tuomiokirkko.html
A cripta foi restaurado na década de 1980 pelos arquitetos Vilhelm Helander e Juha Leiviskä utilizada para exposições e funções da igreja. Helander foi igualmente responsável pela reparação de conservação da catedral na década de 1990.
 Hoje, a catedral é uma das mais populares atrações turísticas de Helsínquia. Anualmente mais de 350.000 pessoas visitam a igreja, algumas delas frequentam eventos religiosos, mas a maioria são turistas. A igreja está em uso regular para serviços de culto e eventos especiais, como casamentos.
Hoje, a catedral é uma das mais populares atrações turísticas de Helsínquia. Anualmente mais de 350.000 pessoas visitam a igreja, algumas delas frequentam eventos religiosos, mas a maioria são turistas. A igreja está em uso regular para serviços de culto e eventos especiais, como casamentos.Aberta:
Diariamente das 9h às 18h e das 9h às 23h de junho a agosto.
Culto aos domingos, às 10h.
Entrada gratuita.
A entrada para os turistas é proibida durante eventos.
ENDEREÇO:
Unioninkatu 29
FI-00170 Helsinki
Phone: +358-(0)9-2340 6120
Fax: +358-(0)9-2340 6140
Email: tuomiokirkko.srk@evl.fi
FONTES:
http://en.wikipedia.org/wiki/Helsinki_Cathedral
http://0pointer.de/static/helsingin-tuomiokirkko.html
www.5stars-of-scandinavia.com
www.finlandlive.info

 
 



 

 
