domingo, 31 de agosto de 2008

Um brasileiro/finlandês que não fala finlandês na Finlândia

Depô (hilário) de meu sobrinho, brasileiro que não fala finlandês ou sueco e muito pouco mesmo de inglês, quando da ida dele para Lapinjarvi - centro de treinamento para o serviço civil finlandês. Nós apanhamos muito quando não conhecemos a língua e a cultura local...

"aqui ta bem legal
vou contar tudo que eu fiz de Helsinki para Lapïnjarvi
peguei um onibus em helsinki sozinho pra viajar pro interior
dentro do onibus so tinha jovens que iam fazer servico civil
a viagem durou 1 hora e meia
o pior é que eu nao sabia aonde descer, ai fui seguindo todos os jovens que desceram, eu nao sabia nem aonde eu tava...heuheuheuhe
ai tivemos que andar uns 4 Km pra poder chegar atê o centro de treinamento
eu eu no meio de uns filandeses, e eu nao entendia nada doque eles conversavm...heuheuheu
ficava viajando na conversa
ai quando chegamos no centro de treinamento, fomos pra uma fila enomer pra poder pegar a xave do quarto, nisso ainda nao tinha feito amizade com ninguem, estava só.
quando peguei minha chave do quarto, fomos para um refeitorio amocar, nisso ainda nao tinha feito amizade com ninguem
dps de amocar eu fui seguindo um pessoal e acabei me dando bem
pq aqui vc pode escolher 2 turmas, uma q as palestras sao em sueco, e outra q é em finlandes.
ai eu fui seguindo um pessoal, e nao sabia pra onde tavam indo, fui seguindo e acabei caindo na turma onde as palestras sao em sueco só q na hora eu nao sabia...heuheuhue
ai na hora que a palestrante foi fazer a chamada q ela disse meu nome ela achou estranho..e me perguntou algo em sueco, e eu sem entender nada, ai o poovo comecou a rir de mim...passei muita vergonha...
ai a palestrante perguntou em ingles se tinha alguem q falava espanhol pra me ajudar, ai apareceu um rapaz q fez intercambia na espanha, ai ele foi me ajudar, só q ele só fala ingles comigo ai eu estou aprendendo muito coisa q nao sabia antes..
Se eu nao tivesse caido na turma em sueco eu nao teria essa ajuda importante..pra vcs verem como é o destino...heuhuehueh

Aqui é bem legal tem sinuca ping pong, tem campo de futebol, e hj a galera vai jogar!
Eu estou divivindo um quarto com 5 finlandeses, todos sao gente boa, as vezes eles jogam computar comigo...é bem legal...
sexta feira eu vou pra Helsinki ficar na casa do andrey pa segunda eu viajar de novo pra Lapinarvi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, acrescente, enriqueça...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...