É isso mesmo...pedintes em Helsinki são estrangeiros. Em tudo sempre há exceção, mas na Finlândia é raríssimo se ver um finlandês pedindo esmola porque todos os que precisam são auxiliados nas suas necessidades básicas pelos programas sociais de governo. E aqui isso é muito forte.
Voltando aos pedintes em Helsinki, são originariamente de países da comunidade européia, parece que em sua maioria romenos e que, por isso, não precisam de visto para entrar no país. Aqui, finlandeses não lhes dão esmolas. Geralmente, quem lhes dá algo são os turistas que desconhecem todo o contexto. Ouvi dizer que são mulheres exploradas por algum homem ou grupo deles, que as traz em grupos de 20 a 30, as coloca todas juntas em pequenos apartamentos alugados e as põe a pedir esmolas no centro de Helsinki.
No ano passado, parece que houve algum movimento contra a presença delas porque passaram a vender flores, mesmo sendo do "mato". No verão vi quase nenhuma. Agora no inverno apareceram de novo: no centro devem haver umas quatro ou cinco. Será que o fato de passarem o dia sentadas nas calçadas no frio, todas enroladas, sensibiliza mais as pessoas? Essa é uma imagem que choca num país onde sabe-se que o Governo, a sociedade e os cidadãos em geral sentem orgulho de cuidar de todos os seus.
sexta-feira, 19 de novembro de 2010
domingo, 14 de novembro de 2010
FOTO DO DIA: FLOR DO "MATO"
Como se diz no Brasil, esta bela flor é do "mato". Fazer alguma referência a "mato", infelizmente, a maioria o faz de forma depreciativa. Como se todas as plantas que conhecemos não viessem originariamente de lá. Esta é tão bonita e perfeita!
sábado, 13 de novembro de 2010
JOHANNA KURKELA - EHKÄ ENSI ELÄMÄSSÄ
O Leo enviou esta indicação de música. Gostei também bastante dela, tem muito a ver comigo e compartilho agora com vocês. Infelizmente, tentei fazer a tradução da letra mesmo com ajuda do Google translate, mas não deu...ficou estranho. O título em português: "Talvez na próxima vida"
Tänään katsettani kaihdat olet saavuttamaton puheenaihetta vain vaihdat sinun paha olla on jokin mieltäsi nyt painaa sano rohkeasti vaan tahdon sisimpäsi tulla tuntemaan Ehkä ensi elämässä kaksin olemme taas tässä aivan hiljaa, juuri näin lähekkän Ehkä ensi elämässä hetkessä niin kiitävässä voimme olla jälleen näin sylikkäin Älä piittaa kyyneleistä ole kuin et huomaiskaan en vain vielä pysty meistä ihan täysin luopumaan sinä pysyt mielessäni vaikka nyt sä lähdet pois ehkä joskus kaikki toisin olla vois Ehkä ensi elämässä kaksin olemme taas tässä aivan hiljaa, juuri näin lähekkän Ehkä ensi elämässä hetkessä niin kiitävässä voimme olla jälleen näin sylikkäin x2
Assinar:
Postagens (Atom)