O parlamento da Finlândia, Eduskunta em finlandês, é um parlamento unicameral, composto por 200 membros, e reúne-se na Casa do Parlamento, Eduskuntatalo em finlandês.
O Chefe de Estado é o Presidente da República, eleito por um período de seis anos, podendo ser reeleito por dois mandatos consecutivos. As eleições presidenciais são efetuadas através de voto direto e universal, com possibilidade de segundo turno, caso nenhum dos candidatos consiga obter uma maioria absoluta no primeiro turno. O Presidente é responsável pela política externa, representando o Estado Nacional.
O poder executivo finlandês consiste em um Governo, chefiado por um primeiro-ministro, que é escolhido pelo Parlamento composto de 200 membros. O Governo deve ter a confiança do Parlamento, cujos membros são eleitos por voto direto e universal, por um período de quatro anos num sistema proporcional. O Governo é composto, além do Primeiro-Ministro, por ministros distribuídos por vários cargos, e por um membro ex-ofício, o Chanceler de Justiça. A atual Presidente da República, Tarja Halonen, foi reeleita em Janeiro de 2006. A Presidente Halonen tornou-se a primeira mulher a ser eleita para este cargo em Fevereiro de 2000. O atual Governo, formado em Março de 2007, é liderado pelo Primeiro-Ministro, Matti Vanhanen.
O parlamento cria leis, decide o orçamento, aprova tratados internacionais e supervisiona as atividades do governo. Pode alterar a constituição, intervir nas decisões do conselho de estado e subrepujar os vetos presidenciais. Seus atos não estão sujeitos à revisão legal.