segunda-feira, 29 de março de 2010

COMEÇOU HORÁRIO DE VERÃO NA FINLÂNDIA

O horário de verão iniciou na Finlândia, como em toda a Comunidade Européia, ontem à zero hora quando se adiantou os relógios em uma hora, marcando uma hora da madrugada.
Portanto, com o horário de verão vigorando aqui a diferença de horas entre Finlândia e Brasil, que até sábado era de cinco horas, a partir de ontem passou a seis horas.

O horário de verão em 2010 na Europa termina dia 31 de outubro (último domingo de outubro) - a uma hora da madrugada de domingo, quando se retrocede o relógio local em uma hora.

Clique aqui para ver a hora atual na Finlândia e em qualquer país do mundo.


SATAA RÄNTÄÄ

Chuva e neve misturadas numa temperatura em torno de zero grau...satta räntää...sobre neve acumulada no chão!!! É um horror!
E é essa mistura que deixa a tal "meleca", que chamo, por onde pisamos. É um "ploft" atrás do outro, com cuidado para não entrar água no calçado e nem escorregar nos trechos de gelo deslizante. Realmente, essa é uma época que não gosto. Ainda bem que durou somente umas duas semanas. Hoje, noventa por cento das calçadas e ruas já estão sem nada de neve nem gelo...beleza! Registrei um pouquinho:







sexta-feira, 26 de março de 2010

LIBERDADE COM REGRAS

Ontem no curso de finlandês um colega americano perguntou se as crianças finlandesas eram ou não obrigadas a irem à escola e a professora respondeu que não são obrigadas. Só que com uma enoooooorme diferença para países que se vêem obrigados a obrigar por lei, como Estados Unidos e Brasil, que suas crianças frequentem a escola: aqui os pais são conscientes dessa importância e conseguem saudavelmente fazer com que seus filhos entendam isso. E isso promove realmente uma enooooooooooorme diferença. E ela comentou ainda que a Finlândia é um país que prima pela liberdade, e isso eu tenho presenciado aqui de verdade. E complementou: que a liberdade aqui tem regras. E as regras existem para que TODOS possam ter liberdade sem que isso interfira na vida do outro. A saudabilidade da vida coletiva tem primazia sobre a vida individual. No Brasil se faz muito esse discurso pela liberdade, mas, longe de entender o que significa liberdade saudável, promove uma liberdade individualista...aqui a liberdade existe mas, considerando em primeiro lugar o coletivo. Isso é que é um país democrata e socialista! E é isso que faz toda uma diferença para a qualidade de vida aqui.

sexta-feira, 19 de março de 2010

PRIMAVERA NA FINLÂNDIA COMEÇA AMANHÃ ÀS 19H32

Resumindo minha primeira experiência de inverno de verdade que vivi na minha vida...adorei conhecer o cair da neve...é mágico, muito mágico!... enfrentei bravamente o frio do inverno que chegou a -24 graus com sensação térmica de até -30 graus...aprendi a lidar um pouco melhor com o tipo de roupa adequada às várias temperaturas...ainda estou aprendendo a andar sobre o gelo nas ruas sem escorregar ... e detesto quando fica essa meleca de mistura de neve suja derretida do sal, com gelo e água nas calçadas e ruas...arrrgggghhhhh...No próximo post vou colocar umas fotos dessa "meleca" para vcs entenderem um pouquinho. Adoro inverno com dias de sol sobre a neve e quando fica uma "poeira" dourada de partículas de neve dançando no ar - tem gente que me acha meio doida porque observo esses mínimos detalhes...fazer o quê? Sou detalhista e amooooooo a natureza...tenho olhos para ela. Não gosto de ver as árvores sem folhas...ainda bem que alguns tipos de pinheiros resistem bravamente e dão um toque verde escuro ao marrom escuro do restante. Amo ver os coelhos grandes selvagens e os esquilos pequenos e ágeis procurando comida sobre a neve e deixando suas pegadas. Muitas experiências bacanas! Amo essa cidade! Bom, mas de verdade? Poderia ser menos frio...um pouco menos frio. rsrsrsrsrs Quem sabe o próximo inverno seja mais ameno!

Falando objetivamente, a primavera astronômica na Finlândia inicia-se amanhã (20 de março de 2010) às 19h32, embora na natureza os sinais do processo de mudança de estação já venham sendo percebidos há uns dez dias.

A título de informação, para quem não sabe, o início da primavera (solstício) marca a divisão exata de horas do dia ao meio, então, amanhã o dia (horas de luz solar) terá as mesmas 12 horas de duração que a noite. A partir de então, os dias vão-se alongando entre 4 e 5 minutos mais a cada dia até seu auge no verão. 

Em várias culturas nórdicas ancestrais, a primavera era festejada com comemorações que deram origem a vários costumes hoje relacionados com a Páscoa das religiões cristãs.

Aqui está um quadro interessante que adaptei da Wikipedia, sobre as datas de início das estações, de 2010 a 2017. Observar que a hora é UTC, então atualize para a hora do país a pesquisar. A Finlândia está em UTC + 2.

É isso.
Feliz: onnellinen
Primavera: kevät
Onnellista Kevättä!

quinta-feira, 18 de março de 2010

NEVE DERRETENDO?

Que nada!
Fui para a aula hoje às 5 da tarde.
As ruas e calçadas já quase "limpas" pelo trabalho de retirada do gelo que havia sobrado.
A professora comemorando: On keväällä! Niin! (Estamos na primavera! Estamos!)
Realmente, o tempo está mais para início de primavera, embora, a rigor, estejamos na última semana de inverno.
Bom...três horas depois, quando saímos da escola....
que doidera!
Que lugar mais estranho é essa Finlândia!
Que tempo mais exótico!
Tudo braaaaaaaaaaanco de novo!
Nevou tanto, mas tanto nessas três horas!...tipo quase que 10cm! E continua nevando agora.
Queria voltar a ser mais corajosa e me deitar nessa neve e ficar olhando para o céu admirando esses floquinhos caírem em meu rosto, em meus olhos, em minha boca, em meu nariz...até me cobrir...rsrsrsrsr
E eu que já estava pensando em inaugurar semana que vem minha bota nova!
Ai ai! Esse tanto de neve ainda vai metade derreter, metade virar gelo...e andar no gelo com bota bonita...nem pensar....é pedir para pagar mico de bumbum brasileiro no chão dos escorregões. Slip, slip, slip! Plaft!
Em compensação...tudo branco de novo....lindo!

quarta-feira, 17 de março de 2010

VISTA AÉREA DE HELSINKI

Sexta-feira passada fui à Torre do Estádio Olímpico. Esse era um passeio que fazia tempo que queria fazer, mas ia postergando, ou por outras prioridades ou mesmo pelo tempo nublado, pois meu objetivo era tirar fotos mais amplas da cidade, já que a torre tem 72 metros e altura e Helsinki é uma cidade "baixa". 

Na sexta o sol apareceu, a neve já começa a derreter e não quis perder a oportunidade de registrar Helsinki com tanta neve...maior quantidade dos últimos 30 anos.

A torre no Estádio Olímpico

Töölölahti - Lago Töölö congelado (meio)
Alpilla, Kallio e Kruununhaka (esquerda ao fundo)

Lado Norte


O estadio olimpico e parte de Töölö a esquerda
Töölö e ao fundo Lauttasaari
Töölö
centro-esquerda - Oopera
Töölö e ao fundo Ruohalahti
Töölölahti congelado
Ao fundo Kaisaniemi e Kruununhaka

Töölö e ao fundo Seurasaari
Alpilla e ao fundo Kallio e Kruununhaka

Kallio

Töölölahti congelado e ao fundo Kallio e Kruununhaka

Estadio Olimpico de Natacao congelado

Länsi-Pasila

Töölö

Töölölahti congelado
Oopera (frente-direita)

Direitos autorais de todas as fotos: Irene Nousiainen

sexta-feira, 12 de março de 2010

DIFICULDADES COM O FINLANDÊS

Olá pessoal!
Tenho andado bem distante do blog...pois é!

Primeiro, porque estava mesmo sem novidades. No inverno meio que me "aprisionei" em casa. E também, tive problemas com o meu curso de finlandês que me deixou bastante estressada nesses dois últimos meses.

É que os cursos de finlandês, para quem está no Programa de Integração aqui, são muito puxados. Tipo: 3 horas de aula por dia e 4 dias na semana (o meu é inicial e o próximo nível é 6 a 7 horas por dia todos os dias da semana)... e em 4 meses de aula vimos 14 capítulos do livro e cada capítulo de livro aborda, em geral, mais de um assunto gramatical novo e, além das novas palavras de cada grupo, por exemplo: dias, meses, anos, números (de 0 a 1 bilhão), horas, estações do ano, partes do dia, roupas, moradias, cidades, nomes, nacionalidades, países, idiomas, tipos de clima, temperatura, mobiliário, adjetivos, muitos tipos de perguntas e respostas e tudo isso só para os quatro primeiros capítulos do livro, e a professora ainda trazia muito mais e mais palavras e frases novas além do livro. Então, só para moradia e mobiliário foram mais de 50 palavras, e por aí foi...A situação piorava quando tinha dúvidas: perguntava à professora e ela respondia em finlandês....affffffffffff! Isso era tão complicado que nos dois últimos meses eu já nem me dava ao trabalho de perguntar nada. Imaginem!

Resultado: mesmo com minha média de notas estando em 9,5 eu não estava dando conta de minhas cobranças de aprendizagem. É que nas provas você tem tempo para pensar em cada questão e eu sou muito boa com regras, mas escrever frases e textos em finlandês é muuuuuuito complicado porque a mesma palavra muda a todo instante dependendo do sentido que se está dando. E para piorar, minha memória estava dando tilt de tanta coisa ao mesmo tempo e de tantas lacunas que foram se abrindo exponencialmente na minha aprendizagem e comecei a ficar estressada...muuuuuuuuito estressada! Tão estressada que em fevereiro, quando a professora entregou um texto, que de cada frase mal entendia uma palavra, e imaginei o tanto que vinha pela frente até maio no final desse nível "básico" desatei a chorar na sala de aula sem me controlar. E ficava com raiva de mim mesma porque não conseguia parar. Olhando os textos e as lágrimas rolando...affff! Vocês não têm idéia do tormento que foi aquilo. E é porque eu já vinha alertando a professora que eu não estava dando conta de tanta coisa para memorizar. E sempre ela dizia: logo, logo você vai estar falando finlandês! E, de verdade, eu acreditei nela e seguia em frente...só que desabei antes.

Então, no intervalo da aula a professora veio conversar muito amavelmente comigo e me disse que ia tentar ver se havia vaga disponível em outra turma que havia começado em janeiro. Ai! Como respirei aliviada, agradeci e ao mesmo tempo fiquei na maior dúvida, porque quando estou estressada fico meio surda e muda, ainda mais porque a professora havia falado em inglês, daí pedi a uma colega que domina inglês e espanhol para ouvir o que a professora havia me proposto e confirmar para mim, em espanhol, se eu havia entendido correto. O problema foi que quando a professora expôs a solução essa minha colega logo disse que queria também. Bom, resumindo: fomos nós duas para a nova turma com o pedido da professora que não comentássemos com mais ninguém, porque não teria como conseguir mais vagas. Depois que nos mudamos, descobri que a mioria de nossa antiga turma já haviam frequentado algum curso de finlandês, por isso estavam tão na frente e por isso a professora "corria" com a matéria. Osso!

Enfim, estamos na nova turma, começando praticamente do zero. E como entendo agora tantas coisas que haviam ficado soltas! E mais: a professora explica em finlandês, mas se a turma estiver com dificuldade ela explica em inglês. E isso é ótimo porque conseguimos fechar muitas lacunas bobas na aprendizagem de modo que se consolida mais consistentemente. Ontem fizemos prova do terceiro e quarto capítulo: dias, meses, anos, estações do ano, clima, temperatura, moradias, mobiliários (mais de 50) e adjetivos...muuuuuuuuuuitos adjetivos...também mais de 50. A última questão foi fazer uma redação "Minun asuntoni" e consegui desenrolar bem melhor.

Estou de volta!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...